O dente encavalado é uma complicação bastante comum nos dias de hoje que afeta principalmente a mastigação, a estética e a higienização dos dentes.
Nesse artigo falaremos mais a respeito dos dentes encavalados, suas principais causas e como corrigir, confira:
O que é dente encavalado?
O dente encavalado, também conhecido como apinhamento dentário, é um problema no qual os dentes se encontram fora de suas posições originais, resultando em dentes tortos.
Esse é um problema que pode causar um dano estético, afinal todos queremos ter dentes alinhados e brancos.
Além disso, eles também podem causar problemas para a mastigação, devido ao mau encaixe dos dentes, e na higienização, pelo fato de que o mau posicionamento pode acabar impedindo que a escova de dentes alcance alguns locais e também atrapalhar o uso do fio dental.
Em alguns casos, o dente encavalado também pode interferir na respiração do paciente ou até mesmo na fala.
Quais são as causas dos dentes encavalados?
O dente encavalado é um problema bastante comum nos dias de hoje, porém nem sempre ele acontece pelos mesmos motivos.
Sendo assim, confira quais são os principais motivos que causam o encavalamento dos dentes:
Traumas
Em alguns casos de acidentes que atingem a boca, pode acabar acontecendo alguma movimentação dos dentes que leva os dentes a se sobreporem.
Além disso, os traumas também podem provocar fraturas e até mesmo levar a perda dentária, por isso é importante tomar cuidado para evitá-los sempre que possível.
Fatores genéticos
Assim como dito anteriormente, o dente encavalado é uma condição que pode ser causada por inúmeros fatores, sendo os fatores genéticos um deles.
Dessa forma, o apinhamento dentário é uma condição que pode ser passada dos pais para os filhos, de forma que a criança já nasça com predisposição para dentes tortos.
Hábitos parafuncionais
Há alguns casos em que o paciente nasce com a predisposição para os dentes alinhados, porém, devido a alguns hábitos desenvolvidos ele pode acabar ficando com os dentes encavalados.
Esses costumes são denominados hábitos parafuncionais, que são um conjunto de hábitos que podem acabar sendo prejudiciais à saúde bucal do paciente.
São alguns exemplos de hábitos parafuncionais:
- Roer as unhas;
- Morder objetos como tampas de canetas e afins;
- Sucção dos dedos;
- Abrir objetos com os dentes;
- Uso de mamadeiras ou de chupetas por tempo prolongado;
- Apoiar constantemente o queixo com as mãos.
Dessa forma, esses hábitos podem levar os dentes do paciente a se posicionarem de forma errada, levando-os a ficar encavalados.
Nascimento do siso
O nascimento do siso é conhecido por causar vários problemas, o que faz com que grande parte das vezes extrair o dente siso deva ser feito antes mesmo de nascer.
Um dos problemas que podem surgir devido ao seu nascimento são os dentes encavalados. Isso ocorre devido ao fato de que antes do siso surgir, os outros dentes já estão todos posicionados em seus devidos lugares.
Logo, o siso pode acabar ficando sem espaço para seu nascimento, o que por sua vez pode acabar causando a movimentação dos dentes, o que pode acabar fazendo com que os dentes fiquem encavalados.
O que fazer com dente encavalado?
O dente encavalado é um problema que pode afetar tanto a estética do paciente quanto a mastigação e a higienização.
Por ser um problema que causa prejuízos além da estética, é importante corrigir o posicionamento dos dentes para evitar que surjam outros problemas. Sua correção pode ser feita utilizando-se o aparelho ortodôntico, seja ele o aparelho fixo ou o móvel.
O uso do aparelho fixo geralmente é feito para que seja exercida uma pressão diretamente sobre os dentes para reposicioná-los.
Já no caso do aparelho móvel, geralmente utiliza-se o expansor palatino, que é um aparelho responsável por realizar a expansão do palato, com o objetivo de expandir a arcada superior para acomodar todos os dentes da arcada.
O aparelho móvel geralmente é utilizado em crianças, visto que elas ainda não formaram completamente sua arcada dentária.
Quanto tempo um dente encavalado demora para voltar pro lugar?
Não é possível afirmar um tempo de tratamento específico para todos os casos, visto que cada caso é único e pode demandar um tempo diferente.
Porém, geralmente os tratamentos com aparelhos ortodônticos geralmente duram em média 2 anos, podendo variar para mais ou para menos de acordo com o grau de apinhamento.
Escolha uma clínica de confiança para colocar seu aparelho ortodôntico
Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para realizar a instalação do aparelho e o acompanhamento do tratamento.
Além disso, uma clínica de confiança contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais objetiva, fazendo com que o resultado do tratamento seja alcançado de forma mais rápida.
Sendo assim, a OralDents oferece o atendimento com profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma, além de contar com equipamentos de altíssima qualidade.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!