O dente entramelado, também conhecido como dente encavalado ou apinhamento dentário, é uma condição onde os dentes afetados se encontram fora da posição em que deveriam.
Confira mais a respeito dessa condição em nosso artigo:
O que é dente entramelado?
O dente entramelado, também conhecido como dente torto ou encavalado e como apinhamento dentário, é uma condição onde os dentes se encontram fora de seu devido lugar.
Dessa forma, devido ao fato de os dentes não estarem no lugar onde deveriam, muitas vezes eles acabam tomando o lugar de outro dente.
Quando isso ocorre, o dente que teve seu lugar ocupado acaba nascendo torto, provocando assim o surgimento do dente entramelado.
Sendo assim, essa condição é caracterizada pelo desalinhamento dos dentes causado pela falta de espaço para o nascimento do dente ou posicionamento errado dos dentes na arcada dentária.
Por que ficamos com o dente entramelado?
O dente entramelado pode surgir por conta de uma série de fatores, podendo ser herdado desde o nascimento ou surgir em algum momento da vida por conta de algum fator externo.
Confira suas principais causas:
Traumas
Algumas vezes podemos ficar com o dente entramelado por conta de algum trauma ou impacto que sofremos na região da boca.
Isso se deve ao fato de que esses impactos podem acabar forçando a movimentação dos dentes, o que acaba deixando-os tortos.
Além da possibilidade do entortamento, os traumas na região da boca ainda podem causar a perda ou fratura dentária.
Fatores genéticos
O dente entramelado também pode ser herdado geneticamente dos pais, ou seja, o paciente já nasce predisposto ao apinhamento dentário.
Isso se deve ao fato de que as heranças genéticas podem influenciar no desenvolvimento das arcadas assim como no posicionamento dos dentes.
Dessa forma, a hereditariedade pode fazer o dente ficar encavalado por conta da falta de espaço na arcada dentária e também pelo fato de os dentes nascerem no local errado.
Hábitos parafuncionais
Os hábitos parafuncionais são um conjunto de ações, que também podem ser chamadas de manias, que são prejudiciais à saúde bucal.
Isso se deve ao fato de que ações consideradas parafuncionais, como roer as unhas, morder objetos ou a sucção dos dedos, pode ser prejudicial a ATM e também provocar o surgimento de alguns tipos de má-oclusão.
Logo, por esses hábitos causarem uma pressão desigual sobre alguns dentes, é possível que surjam algumas complicações como o dente entramelado.
Interrupção do tratamento odontológico
Os tecidos do periodonto, que são responsáveis por sustentar e manter os dentes em suas devidas posições, possuem memória elástica.
Mas o que isso quer dizer?
Significa que durante o tratamento ortodôntico, eles tentam forçar os dentes a retornarem para suas posições de origem, o que é impedido pelo aparelho ortodôntico e pela contenção.
Sendo assim, quando o paciente interrompe o uso do aparelho, os dentes tentam retornar para sua posição de origem.
Essa movimentação durante a tentativa de retorno pode acabar fazendo com que os dentes comecem a ocupar o espaço de outros dentes, fazendo com que o dente fique entramelado.
Nascimento do siso
O dente do siso, também conhecido como terceiro molar, é o último dente a surgir na arcada dentária, ou seja, quando ele começa a nascer todos os outros dentes já ocuparam seu devido lugar.
Além disso, geralmente, durante seu nascimento, não há espaço para ele na arcada dentária, o que acaba fazendo com que ele empurre os outros dentes para abrir espaço.
Essa movimentação dos dentes acaba fazendo com que os dentes ocupem o espaço de outros na arcada dentária, fazendo com que fiquemos com os dentes encavalados.
O que isso pode causar?
O principal problema causado pelo dente entramelado é a dificuldade na hora de higienizar os dentes, devido ao fato de que muitas vezes o dente entramelado cria alguns espaços difíceis de serem alcançados.
Isso acaba fazendo com que esses pequenos espaços que surgem entre os dentes encavalados sejam difíceis de se higienizar, o que pode acabar provocando problemas como:
- Mau hálito;
- Cáries;
- Tártaro;
- Inflamações gengivais, como gengivite e periodontite.
Além dos problemas provocados pela dificuldade de higienização, essa condição ainda pode causar prejuízos à estética do sorriso do paciente e em alguns casos dificuldade durante a mastigação.
A correção do dente entramelado pode ser feita de duas maneiras diferentes, o que irá depender da faixa etária em que o paciente se encontra.
Quando a causa é o pouco espaço na arcada dentária e o tratamento se inicia enquanto o paciente ainda está na infância ou adolescência é possível utilizar um expansor palatino para abrir espaço na arcada.
No entanto, quando o tratamento se inicia um pouco mais tarde, ele geralmente é realizado através do uso do aparelho ortodôntico, podendo ser o fixo convencional, o autoligado ou o Invisalign.
Em alguns casos mais severos onde o tratamento é feito tardiamente, pode ser necessário realizar a extração de algum dente para que os outros de acomodem da maneira correta na arcada dentária.
Como evitar essa condição?
Assim como vimos anteriormente, o dente entramelado pode ser causado por vários fatores, o que faz com que o modo de evitar varie de acordo com a causa.
O ideal para se evitar essa condição é que o tratamento ortodôntico se inicie enquanto o paciente ainda é criança, visto que nessa idade ainda é possível estimular o crescimento do palato com o aparelho para abrir o céu da boca.
Também é possível evitá-la a partir da extração do siso antes que ele possa causar problemas e evitando quaisquer hábitos que possam ser prejudiciais à saúde bucal.
Nos casos onde essa condição é causada por conta de fatores genéticos não é possível evitar, visto que sua causa envolve os genes do paciente.
Realize seu tratamento odontológico em uma clínica de confiança
Na hora de realizar seu tratamento odontológico é importante escolher uma clínica de confiança, visto que é ela quem fornecerá todo o tratamento.
Além disso, também é importante que a clínica possua bons profissionais, visto que o resultado do tratamento depende da capacidade do profissional.
Sendo assim, a OralDents é capaz de lhe proporcionar um tratamento com uma ótima estrutura e com ótimos profissionais.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!