A DTM, ou disfunção temporomandibular, consiste nos problemas que afetam a ATM, ou articulação temporomandibular, que provoca sintomas bastante incômodos.
Confira os principais sintomas da DTM:
O que é DTM?
A DTM, também chamada de disfunção temporomandibular, é o nome dado aos problemas que afetam a articulação temporomandibular, conhecida como ATM.
Esse problema é bastante comum entre a população brasileira e possui sintomas bastante incômodos e quando não é tratada em seu início pode provocar sintomas graves que comprometem o funcionamento da arcada.
Ela também pode ser causada por diferentes fatores além de possuir diferentes tipos.
Tipos de DTM
A disfunção temporomandibular pode ser classificada em três tipos diferentes nos quais cada um deles são classificados de acordo com o local afetado.
Confira quais são os principais tipos abaixo:
- DTM muscular: diz respeito a DTM onde a causa está relacionada a um excesso de tensão nos músculos responsáveis pela movimentação da mandíbula;
- DTM articular: diz respeito a DTM onde a causa está relacionada a um excesso de tensão na articulação temporomandibular, que é a articulação responsável pela movimentação da mandíbula;
- DTM mista: diz respeito a DTM onde a causa está relacionada a um excesso de tensão tanto na articulação quanto nos músculos responsáveis pela movimentação.
O que causa a disfunção temporomandibular?
A DTM pode ser causada por diversos motivos, os quais podem provocar problemas relacionados à tensão na articulação, nos músculos responsáveis pela movimentação ou em ambos.
Confira quais são os principais motivos que causam a DTM:
- Traumas na mandíbula;
- Postura inadequada;
- Fatores genéticos;
- Problemas no sono, como apnéia do sono;
- Bruxismo;
- Artrite;
- Hábitos parafuncionais;
- Má-oclusão.
DTM sintomas
A disfunção da articulação temporomandibular tende a provocar sintomas como:
- Dores de cabeça, na mandíbula e na face;
- Dificuldade ao abrir e fechar a boca;
- Inchaço nas laterais da face;
- Estalos ao movimentar a mandíbula;
- Zumbido no ouvido;
- Desgaste dos dentes;
- Desvio da mandíbula;
- Sensação de musculatura facial cansada.
Devido ao fato de que ATM ser fundamental para a movimentação da mandíbula, é muito importante reconhecer os sintomas rapidamente para poder tratar essa condição o mais rápido possível para evitar complicações.
DTM sintomas graves
Assim como dito anteriormente, é extremamente importante identificar os sintomas da DTM o mais rápido possível para prevenir pioras.
Isso se deve ao fato que nos casos mais severos podem ocorrer dores muito fortes associadas à articulação bem como o travamento da articulação.
Além disso, ela também pode acabar provocando algum tipo de alteração na mordida, interferindo na oclusão do paciente.
O que fazer ao perceber os sintomas de DTM?
É muito importante que o paciente realize suas visitas regulares ao dentista, visto que é por meio dessas consultas que o profissional consegue identificar vários problemas, incluindo a DTM, logo em seu início, contribuindo para o tratamento precoce.
Portanto, além da avaliação realizada pelo profissional, é importante que o paciente relate quaisquer sintomas diferentes que esteja sentindo.
Para realizar um diagnóstico, o profissional pode fazer algumas perguntas ao paciente, tais como:
- Quando começaram os sintomas;
- A frequência e a intensidade com que eles aparecem;
- Se há algum movimento em particular que intensifica os sintomas;
- Se há dificuldade para movimentar a boca.
A partir disso, caso o profissional suspeite que há algum problema relacionado a ATM, ele pode solicitar a realização de alguns exames tais como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada.
Como tratar os sintomas de DTM?
Os sintomas da DTM podem ser tratados de diferentes formas, podendo variar de acordo com a causa da disfunção.
No entanto, geralmente os tratamentos da DTM envolvem:
- Laserterapia;
- Fisioterapia;
- Placa miorrelaxante;
- Ultrassom.
Para o alívio das dores também podem ser prescritos pelo profissional medicamentos analgésicos.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar o problema da DTM com maior facilidade.
Dessa maneira, com a identificação precoce o dentista pode iniciar o tratamento mais cedo, oferecendo assim uma chance maior de solucionar o problema.
Elas também garantem que seja possível identificar e tratar possíveis problemas bucais, como a cárie e o tártaro.
Também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Portanto, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!