OralDents

Logo oraldents azul

Implante dentário: veja aqui o que você precisa saber sobre!

Avaliação Gratuita OralDents

Atualmente, o implante dentário é um dos procedimentos mais procurados na odontologia, o que se deve ao fato de ser um ótimo método de se fixar as próteses.

Dessa maneira, para saber mais a respeito do implante dentário, leia nosso artigo abaixo e tire todas suas dúvidas antes de realizar o procedimento:

O que é implante dentário?

O implante dentário é uma estrutura que é fixada no osso de sustentação dos dentes e possui o objetivo de exercer uma função semelhante à raiz do dente para depois desse processo realizar a colocação da prótese dentária.

Desse modo, ele se baseia em um pino que pode ser confeccionado de titânio ou zircônia, que são materiais que possuem uma ótima biocompatibilidade.

O titânio geralmente é mais utilizado por conta de possuir um preço mais em conta, porém ele pode comprometer a estética do sorriso por algumas vezes sua estrutura metálica aparecer.

Já a zircônia é um material esbranquiçado que possui a tonalidade semelhante à estrutura óssea do paciente. Além disso, esse material é uma alternativa para pacientes que possuem alergia ao metal ou procuram uma opção esteticamente mais agradável.

processo de implante dentário

Como é feito o implante dentário?

Uma dúvida frequente é de como é feito o implante dentário. Já respondendo, o procedimento para instalação do implante se baseia em uma incisão realizada na gengiva para dar acesso ao osso de sustentação.

Logo em seguida, é realizada a perfuração do osso de modo que o profissional possa instalar o implante na estrutura óssea juntamente com o cicatrizador, que é semelhante a uma tampa de proteção. Para finalizar o procedimento realiza-se uma sutura da região.

Após a realização do procedimento, o paciente deve esperar o processo de osseointegração, que é o período em que o implante se integra ao osso.

Em seguida, já é possível realizar a instalação da prótese e utilizá-la naturalmente sem nenhuma preocupação.

Quais são as indicações de uso do implante?

O implante dentário possui algumas indicações para o seu uso que costumam ser as mesmas das próteses dentárias. Portanto, os implantes dentários são recomendados para:

  • Pessoas que precisaram extrair os dentes devido a algum problema de saúde bucal;
  • Pacientes que perderam os dentes devido a algum impacto sofrido na região da boca;
  • Pessoas que nasceram sem um ou mais dentes permanentes.

E as contraindicações?

O implante dentário é um dispositivo protético muito utilizado na atualidade, porém ele possui é contraindicado para algumas pessoas.

Portanto, confira mais a respeito das contraindicações do implante dentário:

Pessoas que possuam alguma complicação periodontal

Antes de se instalar a prótese é importante verificar a saúde das gengivas do paciente. Isso se deve ao fato de que as doenças periodontais podem inviabilizar o procedimento.

Isso se deve ao fato de que a gengivite e periodontite além de comprometerem as gengivas, podem causar a queda dentária e perda óssea.

Portanto, para a instalação do implante dentário é importante que o paciente possua bons hábitos de higiene bucal, visto que só é possível evitar essa condição através de bons cuidados de higiene bucal.

Crianças e adolescentes que ainda estão em fase de crescimento

Nesse caso, o motivo de não ser recomendado se deve ao fato de a estrutura óssea desses pacientes ainda estarem passando pelo crescimento ósseo.

Isso se deve ao fato de que o osso em crescimento não possui a resistência desejada para realizar a instalação do implante dentário.

Sendo assim, para instalar o implante dentário é recomendado aguardar a finalização da fase de crescimento para instalá-lo.

Doenças preexistentes

Pessoas que sofrem de doenças como diabetes podem passar por problemas na osseointegração, portanto é indicado que o implante só seja instalado caso o paciente esteja com a glicemia controlada.

Também não é recomendado que pessoas que estejam realizando hemodiálise, quimioterapia ou radioterapia passem pelo procedimento.

vantagens do implante dentário

Vantagens do implante dentário

O implante dentário é um dispositivo protético que confere alguns benefícios às pessoas que o utilizam. Esses benefícios podem ir desde a melhora da aparência até melhorias funcionais.

Confira quais são as principais vantagens do implante dentário:

Melhoria da mastigação

A ausência dentária prejudica bastante a mastigação e isso se deve ao fato de cada dente possuir uma função única dentro da mastigação.

É importante realizar a reposição dos dentes perdidos para que não haja nenhum problema durante a mastigação.

Desse modo, através da reposição dentária dos dentes faltosos com o implante dentário, o paciente consegue garantir que ele não terá nenhum problema relacionado à digestão de alimentos mal triturados.

O paciente é orientado a realizar uma boa mastigação antes de engolir o alimento, pois o alimento mal mastigado faz com que a digestão demore mais tempo.

Portanto, com a utilização do implante dentário, os dentes podem ser repostos garantindo que a mastigação possa ser executada da maneira correta.

Preservação dos dentes vizinhos

A perda dentária faz com que os dentes adjacentes aos dentes que foram perdidos fiquem sem suporte, o que faz com que eles acabem se movimentando de modo indesejado.

Sendo assim, a perda de dentes pode gerar problemas de desalinhamento dentário assim como problemas de má-oclusão.

O implante dentário contribui para que o espaço que antigamente era ocupado pelo dente natural não fique vazio, portanto não há riscos de movimentações indesejadas.

Mais conforto

A prótese que utiliza implante como método de fixação garante ao paciente maior estabilidade na hora de realizar suas atividades cotidianas.

Desse modo, ele se sente mais à vontade para conversar, pois não precisa ficar receoso de sua prótese se soltar e na hora de mastigar ela garante mais estabilidade.

Aparência mais natural

As próteses fixadas com implantes dentários apresentam uma estética mais agradável de acordo com a forma pela qual elas são fixadas.

Isso ocorre pois o implante faz com que a prótese tenha uma aparência mais semelhante ao dente natural, garantindo uma estética mais agradável.

Alta durabilidade

O material utilizado no implante dentário e nas próteses o utilizam como sustentação possuem uma alta durabilidade, o que garante que eles durem por um longo tempo sem necessitar de trocas.

Porém, é importante lembrar que mesmo possuindo uma alta durabilidade, é importante não descuidar dos cuidados de higiene, visto que eles são responsáveis por contribuir para sua durabilidade.

Avaliação Gratuita OralDents

Tipos de prótese que utilizam implante

Como foi citado anteriormente, os implantes são apenas os pinos que são fixados no osso de sustentação periodontal do paciente. 

Assim como a prótese, existem tipos de implante dentário. O implante dentário serve como uma forma de fixação para próteses dentárias. Sendo assim, confira quais são as próteses dentárias que utilizam o implante como método de fixação:

Coroa dentária

A coroa dentária, também chamada de prótese fixa unitária, é um tipo de prótese que é utilizada para repor um único dente.

Ela pode ser confeccionada de resina, porcelana ou metal, sendo que a de porcelana é a que consegue combinar estética e resistência no mesmo modelo.

Overdenture

A overdenture é um tipo de prótese total que apesar de ser fixada sobre implantes, ainda é uma prótese removível.

Porém, mesmo sendo uma prótese removível, ela ainda garante uma ótima estabilidade ao paciente, o que se deve ao fato de utilizar implantes como método de fixação.

Isso se deve ao fato de possuir um sistema de fixação que fica sobre os implantes, esses sistemas de fixação podem ser:

  • Barra-clip: esse sistema de fixação consiste em pequenas barras que ficam posicionadas sobre os implantes que servem para que os clips, que ficam presos na prótese possam se encaixar nelas e assim promover sua fixação;
  • O’ring: é um método de fixação no qual os implantes possuem uma esfera na ponta que permite a fixação da prótese que possui pequenos orifícios com pequenos anéis em seu interior chamados O’ring.

Protocolo

A prótese protocolo é um tipo de prótese fixa total, ou seja, ela possui o objetivo de substituir todos os dentes ausentes da arcada dentária.

Sua fixação é feita por meio dos próprios implantes, ou seja, ela é parafusada sobre ele, de modo que sua remoção possa ser feita somente no consultório odontológico.

O fato de ser fixa sobre implantes garante que ela promova uma ótima estabilidade para o paciente, tanto durante a mastigação quanto durante a fala e outras ações cotidianas.

cuidados com implante dentário

Cuidados pós-instalação do implante dentário

Além de saber se o implante dentário doí é importante tomar certos cuidados após sua instalação para garantir que não surja nenhum problema em sua cicatrização.

Desse modo, é importante tomar os seguintes cuidados:

  • Manter repouso, em especial nos primeiros dias;
  • Utilizar os medicamentos indicados pelo profissional;
  • Realizar uma boa higienização bucal tomando cuidado para não ferir a região;
  • Utilizar compressas frias para reduzir o inchaço e a dor;
  • Visite o dentista regularmente para que ele possa acompanhar a cicatrização e osseointegração do implante;
  • Evite consumir cigarros e bebidas alcoólicas;
  • Opte por alimentos líquidos e frios;
  • Evite exposição ao sol, assim como os hábitos parafuncionais.

Quanto tempo após a instalação do implante posso instalar a prótese?

Após a instalação do implante dentário é necessário aguardar o período de osseointegração para realizar a instalação da prótese.

A osseointegração é o período que o implante dentário leva para se integrar com o osso, ou seja, é o tempo que leva para a estrutura óssea e o implante se consolidarem.

Geralmente, o processo de osseointegração costuma levar em média 4 meses, podendo variar para mais ou para menos de acordo com cada paciente.

Avaliação Gratuita OralDents

Implante dentário valor

O valor do implante dentário não é fixo, o que se deve ao fato de que seu valor pode variar de acordo com a região, tipo de implante, profissional e clínica escolhida.

Portanto, só é possível estipular um valor médio para esse procedimento. Sendo assim, o valor médio desse procedimento costuma variar entre R$1.500 (mil e quinhentos reais) a R$4.000 (quatro mil reais).

Desse modo é importante lembrar que esse é apenas um valor estipulado, portanto não deve ser tomado como verdade absoluta, pois pode variar tanto para cima quanto para baixo.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o dentista pode tirar todas suas dúvidas a respeito do implante dentário, além de avaliar se o procedimento é indicado para ele.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Assim, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Avaliação Gratuita OralDents