OralDents

Logo oraldents azul

Lente de contato dental: saiba como renovar o seu sorriso!

Avaliação Gratuita OralDents

Foi questão de tempo para que o procedimento de lente de contato dental se tornasse um dos principais da odontologia. Uma vez que são vários os seus benefícios para a saúde bucal e principalmente para a estética do sorriso.

E você? Conhece o procedimento de lente de contato dental? Sabe como funciona? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre, e se beneficie por dentes mais brancos, bonitos e alinhados:

Lente de contato dental, o que é?

As lentes de contato dental são películas laminadas, ultrafinas, que são coladas sobre o esmalte do dente com a intenção de melhorar a aparência do sorriso, o deixando mais harmônico e uniforme.

Essas lâminas são quase transparentes para assumirem a cor natural do esmalte dentário, sendo confeccionadas de acordo com a preferência do paciente e da observação do ortodontista em diferentes formas e tamanho, dependendo das particularidades dos dentes do paciente e das necessidades do caso.

Dessa forma, as lentes de contato são indicadas em casos em que se é necessário a alteração da coloração sem a necessidade de realizar o procedimento de clareamento dental, forma, tamanho, ou o alinhamento dos dentes.

Assim sendo, é a indicação em caso de reparação de manchas nos dentes, dentes pequenos ou desgastados. Indicados também para aqueles pacientes que não querem esperar o correção dos dentes tortos por meio de uma aparelho ortodôntico

Para o tratamento e renovação da harmonia do sorriso, o tratamento pode ser feito por uma ou mais dentes, dependendo da gravidade do caso.

lentes de contato dental

Como funciona o procedimento com lente de contato dental?

Uma dúvida frequente é como funciona as lente de contato dental. O tratamento de aplicação da lente de contato é bem tranquilo. Antes da sessão, o dentista primeiramente fará o planejamento do processo, fazendo o alinhamento de expectativas com o paciente e estabelecendo quais serão as características e proporções das lentes.

Uma vez na sessão, antes das lentes serem cimentadas nos dentes, o dentista poderá fazer um leve desgaste nas estruturas que irão receber os laminados. O desgaste será recomendado em casos em que se coladas diretamente nos dentes, haveria um volume exagerado, prejudicando na estética e no melhor resultado do tratamento.

Como dito, as lentes de contato são finas, normalmente tendo cerca de 0,2 milímetros a 0,4 milímetros, o que as assemelham para com as lentes oculares. Podem ser confeccionadas em porcelana (cerâmica), silicato de lítio reforçado por zircônia, zircônia translúcida e dissilicato de lítio.

A escolha do material vai depender da avaliação feita pelo dentista, considerando os problemas bucais identificados e suas gravidades. Todas as substâncias são moldáveis e apresentam boa resistência, umas mais que as outras.

A confecção das lentes de contato dental é feita sob medida, reforçando os seus benefícios estéticos.

Leia também: Coloquei lentes de contato dental e me arrependi

Quanto tempo dura o tratamento com lente de contato dental?

Normalmente, os tratamentos por meio da aplicação das lentes de contato possuem boa duração, durando cerca de 15 a 20 anos.

Contudo, para a boa duração do resultado e aparência satisfatório da lente, é necessário que o paciente siga os cuidados necessários e orientações passadas pelo dentista nas visitas regulares ao consultório.

Logo, mesmo com a espessura fina, as lentes não se tratam de estruturas finas, capazes de renovar a aparência da dentição, autoestima e qualidade de vida.

O tempo para a finalização do tratamento e para se beneficiar de um sorriso mais bonito, normalmente é de 1 mês, desde a consulta inicial e 1 semana a partir da consulta de preparos. O processo, dessa forma, envolve a avaliação pelo especialista, consulta de preparos, a confecção e a cimentação das lentes, e assim, os ajustes finais.

lente de contato dental antes e depois

Lente de contato dental e antes e depois, quais são os cuidados necessários?

Como visto, os cuidados pós aplicação da lente de contato dental são essenciais para a boa manutenção do resultado final do tratamento. São medidas a serem consideradas após a sessão:

  • Higiene bucal adequada – com a escovação sendo feita de 2 a 3 vezes a dia, devendo ao menos uma está acompanhada da passagem de fio dental e do bochecho com o antisséptico recomendado pelo dentista;
  • Evitar alimentação baseada em alimentos de consistência dura e muito crocantes – para que não haja a danificação das lentes;
  • Evitar ingerir alimentos muito pigmentados – evitando que haja o aparecimento de manchas;
  • Buscar o controle de hábitos parafuncionais e maus hábitos – como roer os dentes, morder objetos e abrir embalagens com os dentes;
  • Tratamento de Bruxismo;
  • Visitas regulares ao dentista – é por meio dessas visitas que o odontologista irá poder fazer a ação preventiva a complicações em meio ao tratamento e verificar se as lentes estão bem adaptadas e estáveis.

Leia também: Benefícios da lente de contato dental antes e depois

Lente de contato dental e faceta dentária, quais as diferenças?

As lentes de contato dental são frequentemente confundidas com as facetas dentárias. Mas afinal, quais são as diferenças?

Ambos os procedimentos possuem princípio estético, sobrepondo os dentes para que haja a correção de insatisfações quanto a aparência.

Contudo, esses tipos de lâminas estéticas se diferenciam quanto a espessura, uma vez que as facetas dentárias tendem a ter cerca de 7 mm de espessura. Ao contrário das lentes, as facetas requerem uma maior preparação do dente, requerendo um maior desgaste para a sua aplicação. São indicadas em casos mais graves e para prejuízos mais aparentes.

Por serem mais grossas, as facetas dentárias já podem assumir diferentes tonalidades, o que varia quanto a cor do dente natural e o gosto do paciente, podendo ser confeccionadas em resina ou porcelana.

Outra diferença, é que enquanto a lente de contato tende a não mudar a sua cor ao longo do tempo, as facetas, principalmente as de resina, já possuem facilidade em alteração de cor, além de tenderem a perder o brilho gradualmente.

Os cuidados quanto a manutenção são os mesmos, mas o valor também é variável, considerando que a lente de contato, principalmente a feita em laboratório especializado, assumindo um valor mais alto.

Avaliação Gratuita OralDents

Contraindicações

Tal como as indicações do procedimento, também é importante se atentar quanto às suas contraindicações, situações em que a colocação das lentes é capaz de trazer malefícios à saúde bucal.

São contraindicações da lente de contato dental:

  • Casos de bruxismo não tratado – já que o ranger de dentes involuntário é capaz de proporcionar rachaduras ou quebras nas lentes (o uso de uma placa acrílica pode ser feito para proteger as lentes);
  • Desalinhamentos dentários expressivos – neste caso a colocação de facetas dentárias é a melhor opção;
  • Dentes escuros ou manchados – por serem muito finas, as lentes também não são a melhor opção neste caso, com o dentista sendo encaminhado ao procedimento de lente de contato;
  • Pacientes com má higienização e com tendência às cáries – nesses casos o dentista irá focar primeiramente na melhora da higiene do paciente e no tratamento e prevenção dos problemas bucais resultantes do acúmulo de placa bacteriana;
  • Pacientes menores de 18 anos – uma vez que não possuem as estruturas faciais totalmente desenvolvidas e normalmente não possuem a disciplina necessária para receberem e cuidarem das lentes devidamente.

lente de contato dental valor

Quanto custa a lente de contato dental?

Uma dúvida frequente é quanto custa a lente de contato dental. O valor do procedimento com a aplicação de lente de contato dental é variável e considera as particularidades do caso, tal como o tamanho e a quantidade de lentes a serem aplicadas.

Dessa forma, o preço do tratamento pode ir de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais) a R$ 3.000 (três mil reais), sendo as lentes feitas em resina as de menor valor de mercado em comparação com as de cerâmica.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares à clínica odontológica são essenciais para a manutenção de uma saúde bucal em dia, prevenindo problemas à saúde bucal, que podem comprometer até mesmo a saúde do organismo.

São as idas ao dentista que irão possibilitar que o profissional seja capaz de identificar o problema de forma precoce, encaminhando o paciente ao tratamento indicado o quanto antes, e evitando agravamentos da situação com o tempo.

Durante o tratamento com a lente de contato dental, o dentista, pelas visitas regulares, também poderá avaliar a qualidade da higiene bucal que está sendo feita, fazendo as devidas observações e orientações, evitando o aparecimento de problemas bucais ao longo do uso das lâminas.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Avaliação Gratuita OralDents