OralDents

Logo oraldents azul

Odontopediatria: conheça e saiba quando levar sua criança

A odontopediatria é um ramo da odontologia especializado em cuidar da saúde bucal de crianças e adolescentes até completarem 18 anos.

Essa é uma área muito importante da odontologia, pois quaisquer traumas gerados durante essa fase da vida do paciente podem fazer com que ele crie uma resistência ao consultório odontológico.

Sendo assim, confira mais a respeito dessa especialização que é tão importante:

O que é odontopediatria?

A odontopediatria é o ramo da odontologia responsável por cuidar da saúde bucal de crianças e garantir que sua experiência no consultório odontológico seja agradável.

Desse modo, a odontopediatria se baseia na especialidade que possui o objetivo de auxiliar a criança a chegar na fase adulta com bons hábitos de higiene bucal e sem complicações bucais.

Além disso, ela também é responsável por prevenir o surgimento de complicações, como cáries e outras condições que possam afetar os pequenos.

O que a odontopediatria faz

O que a odontopediatria faz?

Assim como dito anteriormente a odontopediatria é um ramo responsável por cuidar da saúde bucal das crianças e por garantir que elas tenham uma experiência agradável no consultório odontológico.

Sendo assim, é por meio dela que as crianças podem realizar tratamentos como a profilaxia dentária e outros tipos de tratamentos com o o uso de aparelho ortodôntico, caso seja necessário, que são realizados para manter a boa saúde bucal delas.

Esse ramo também é responsável por ensinar de maneira lúdica como a criança deve realizar a higienização dos dentes para que ela consiga realizá-la da maneira correta.

O profissional dessa área também é responsável por contribuir para habituar a criança ao consultório odontológico, de modo que ela acostume-se a realizar visitas regulares ao dentista.

Além disso, é a odontopediatria que possibilita a realização dos tratamentos ortodônticos em crianças e adolescentes. Portanto, é por meio dela que é possível iniciar os tratamentos precocemente.

Desse modo, ela garante que o tratamento de problemas de má-oclusão sejam iniciados durante a infância e dessa maneira seja possível evitar a necessidade de realizar cirurgias para corrigi-los futuramente.

Ele também é responsável por indicar os produtos adequados para efetuar a higienização da boca da criança.

O odontopediatra também pode indicar maneiras de aliviar a dor de dente do bebê, tais como:

  • Picolé de leite materno;
  • Mordedores;
  • Massagem gengival;
  • Compressas e outros.

A odontopediatria também é responsável por realizar procedimentos odontológicos em crianças, tais como:

  • Profilaxia dentária;
  • Prevenção e tratamento de complicações bucais;
  • Tratamento de fraturas dentárias;
  • Tratamento ortodôntico de problemas de má-oclusão;
  • Extração dentária;
  • Tratamentos endodônticos;
  • Dicas a respeito da higienização bucal infantil.

Quando levar a criança ao odontopediatra

Quando levar a criança ao odontopediatra?

A odontopediatria é o ramo que tem como objetivo cuidar da saúde bucal das crianças desde quando elas ainda são bebês.

Desse modo, antes mesmo de os primeiros dentes começarem a nascer já é recomendado procurar um odontopediatra para iniciar o acompanhamento odontológico da criança.

Sendo assim, o acompanhamento odontológico com um odontopediatra deve começar por volta dos 6 ou 7 meses de vida da criança.

Isso se deve ao fato de que é necessário realizar a limpeza da boca da criança antes mesmo do nascimento dos dentes para evitar o aparecimento da cárie na criança, chamada de cárie de mamadeira.

Além disso, quanto mais cedo se iniciarem as visitas ao consultório odontológico, mais simples será o processo de habituação da criança ao consultório odontológico.

Também é muito importante que tanto o profissional quando os pais devem tomar cuidado para evitar que a primeira ida ao consultório não seja uma experiência ruim para os pequenos.

Desse modo, durante a primeira consulta o dentista irá avaliar a boca como um todo e o desenvolvimento dos primeiros dentinhos, em seguida passará as devidas orientações para que os pais possam realizar a higienização bucal adequada da criança.

Afinal, os pais são responsáveis por cuidar da saúde bucal até a criança conseguir realizá-la sem o auxílio deles.

visita oraldents

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!