A gengivite corresponde ao estágio inicial da doença periodontal e geralmente é causada pela má higienização dos dentes.
No artigo abaixo falaremos mais sobre o que é, seus sintomas e se a gengivite tem cura, confira:
O que é gengivite?
A gengivite diz respeito a uma condição que também é conhecida como estágio inicial da doença gengival.
Ela é uma inflamação do tecido gengival que ocorre por causa da liberação de ácidos por bactérias na gengiva.
Isso geralmente acontece devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro próximo a linha da gengiva ou sob a gengiva.
O acúmulo de placa bacteriana e a formação de tártaro no dente normalmente acontece por conta de maus cuidados de higiene bucal.
Além disso, também existem alguns fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento dessa condição.
O que causa gengivite?
Assim como foi dito anteriormente, a gengivite é uma condição que é provocada pela irritação da gengiva que ocorre pela exposição dela aos ácidos liberados por bactérias.
As bactérias responsáveis por liberar esses ácidos sobre a gengiva são as presentes na placa bacteriana e no tártaro que se forma na região próximo a gengiva e sob ela.
A placa bacteriana é uma fina película que se forma sobre os dentes toda vez que nos alimentamos e é composta por bactérias, saliva e partículas de alimentos.
Já o tártaro consiste em uma camada rígida que é derivada do endurecimento da placa bacteriana, o que acontece quando a placa não é removida.
Antes de se transformar em tártaro, a placa bacteriana pode ser removida através da escovação dos dentes e do uso do fio dental.
Sendo assim, a principal causa do surgimento da gengivite é a má higienização dos dentes, que faz com que essas bactérias permaneçam sobre a superfície dos dentes.
Além da limpeza inadequada, também existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição.
Eles não são responsáveis por provocar a gengivite, no entanto, sua presença pode facilitar seu surgimento. Dentre esses fatores é possível citar:
- Hábito de consumir tabaco;
- Alterações hormonais;
- Uso de determinados medicamentos;
- Déficit nutricional.
Quais os sintomas?
A gengivite é uma inflamação do tecido gengival e como tal, provoca o aparecimento de alguns sintomas bem característicos. Sendo assim, confira quais são seus principais sintomas:
- Dor, inchaço e vermelhidão na gengiva;
- Sangramento gengival ao escovar os dentes, utilizar o fio dental ou comer algum alimento mais rígido;
- Halitose;
- Gosto ruim na boca;
- Retração gengival.
Sendo assim, ao perceber qualquer um desses sintomas é recomendado que o paciente procure consultar-se com um profissional para avaliá-los.
Como a gengivite é diagnosticada?
A inflamação do tecido gengival nem sempre provoca dor, sendo assim, é importante que o paciente atente-se aos outros sintomas causados por ela.
Logo, ao identificar qualquer um dos sinais de sua presença é importante que o paciente procure atendimento com um profissional para que ele possa avaliar.
Durante a avaliação, o dentista irá examinar o estado das gengivas e procurar por acúmulos de placa bacteriana e tártaro nos dentes do paciente, visto que eles são os principais causadores dessa condição.
É importante lembrar que quanto antes ela for identificada, mais fácil será o seu tratamento. Além disso, ao tratá-la precocemente, é possível evitar que ela se desenvolva para uma periodontite, que provoca sintomas mais severos e podem levar à perda de massa óssea e à perda dentária.
Gengivite tem cura?
A gengivite é o estágio inicial da doença periodontal, ou seja, ela consiste apenas em uma inflamação da gengiva.
Logo, a gengivite tem cura sim e ela se baseia em remover seus agentes causadores e tratar a infecção bacteriana. Confira mais abaixo como é feito seu tratamento.
Gengivite como tratar?
Após a realização do diagnóstico e a confirmação da presença o paciente inicia então o tratamento para gengivite.
Seu tratamento inicia-se a partir da remoção da placa bacteriana e do tártaro da superfície dos dentes do paciente, o que se deve ao fato de que esses são os principais causadores da gengivite
Sendo assim, o tratamento inicia-se por meio de uma profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, responsável por limpá-los da maneira correta.
Esse procedimento é responsável por higienizar os dentes e remover toda a placa bacteriana e juntamente com ele também é feita a raspagem dental.
A raspagem dental é feita para remover o tártaro da superfície dos dentes, tanto o subgengival quanto o acima da linha da gengiva.
A partir da remoção desses dois elementos, o paciente se encontra livre dos principais causadores da gengivite.
Além disso, o profissional também pode receitar o uso de algum anti-inflamatório ou antibiótico para combater a inflamação e a infecção bacteriana.
Para manter a boca livre da gengivite, é importante que o paciente atente-se à higienização bucal após todas as refeições para manter a boca livre dessas complicações bucais.
Como prevenir a gengivite?
A gengivite é um problema causado pela má higienização dos dentes e a chance de ela surgir pode ser aumentada por alguns fatores como déficits nutricionais.
Sendo assim, para prevenir o seu surgimento é importante que o paciente tenha bons cuidados de higiene bucal.
Esses bons cuidados são possíveis através de uma boa escovação dos dentes juntamente com o uso correto do fio dental após as refeições e antes de dormir.
Assim como os cuidados caseiros, também é importante que o paciente realize as visitas regulares ao dentista, pois é por meio delas que é possível realizar a profilaxia e a raspagem dental.
Dessa forma é possível manter os dentes livres do tártaro e da placa bacteriana que são os principais causadores da gengivite e assim prevenir a gengivite.
Além disso, também é importante evitar seus fatores de risco. Logo, é importante que o paciente mantenha uma alimentação saudável para fortalecer seu sistema imunológico e evite consumir cigarros, pois eles são danosos para a saúde da gengiva e de todo o corpo.
LEIA TAMBÉM: O que é gengivite? Saiba o que está por trás, sintomas e tratamento
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!