As lesões bucais dizem respeito a manchas, feridas ou caroços que surgem no interior da boca em regiões como língua, gengiva, parte interna dos lábios e bochechas.
Para saber mais sobre alguns dos principais tipos de lesões bucais e alguns tratamentos, acompanhe o artigo abaixo:
O que são lesões bucais?
As lesões bucais correspondem a manchas, feridas ou inchaços que surgem no interior da mucosa oral, em regiões como língua, lábios, gengivas e parte interna das bochechas.
Essas feridas podem afetar pacientes independentemente de sua faixa etária, ou seja, pode surgir tanto em pacientes jovens quanto em pacientes mais idosos.
Elas podem surgir por diversos motivos, como mordidas involuntárias, ingestão de alimentos ácidos ou surgir por conta de alguma complicação na saúde bucal ou do corpo.
O tratamento dessas complicações pode ser realizado por meio da aplicação de medicamentos tópicos, raspagens, comprimidos ou até mesmo procedimentos cirúrgicos.
Quais são os principais tipos de lesões na boca?
Existem diferentes tipos de lesões na boca que podem ser causadas pelos mais diversos motivos e provocar vários sintomas diferentes.
Sendo assim, confira quais são os principais tipos de lesões na boca:
Mancha ou mácula
As manchas são lesões bucais benignas que provocam alterações nas tonalidades da mucosa da boca sem provocar nenhum tipo de alteração no relevo, ou seja, sem provocar inchaços ou depressões do tecido.
Suas tonalidades, formas e seus tamanhos podem variar bastante e ela na maior parte das vezes é causada por uma alta concentração de melanina na região.
São exemplos de manchas e máculas a melanose associada ao fumo, a mácula melanótica oral e outros.
Vesícula ou bolha
Correspondem a pequenas elevações no relevo do tecido que possuem líquido em seu interior. Elas podem possuir a membrana mais fina ou mais espessa de acordo com o local em que se encontram.
As vesículas geralmente não passam de 3 milímetros de comprimento, enquanto quaisquer alterações no relevo com líquido em seu inferior que seja maior que isso é considerado uma bolha.
São exemplos desse tipo de lesão na boca a mucocele e a herpes na boca.
Placas
Existem algumas lesões na boca que aparecem na forma de placas que podem ser rígidas ou maleáveis nas mucosas bucais.
As rígidas geralmente são formadas por uma queratinização da pele enquanto as maleáveis geralmente são formadas por infecções.
São exemplos de condições que provocam o surgimento de placas a candidíase na boca e a leucoplasia.
Úlcera
As lesões bucais do tipo úlcera oral são pequenas feridinhas que surgem no interior das mucosas bucais, como gengivas, interior dos lábios e parte interna das bochechas.
Normalmente esse tipo de lesão não é contagiosa e tende a desaparecer dentro de alguns dias. Os sintomas mais comuns relacionados a elas são desconfortos para ingerir alimentos e bebidas e falar.
São exemplos de úlcera as aftas e a estomatite aftosa.
Nódulos
Os nódulos dizem respeito a caroços que podem surgir em qualquer região do corpo, sendo a parte interna da boca uma delas.
Eles possuem um relevo elevado e geralmente têm a superfície lisa. Sua tonalidade pode ser esbranquiçada, avermelhada ou a mesma dos tecidos internos da boca.
São exemplos de nódulos os fibromas bucais.
Como as lesões bucais são classificadas?
Existem algumas características das lesões bucais que são levadas em consideração para classificá-las, sendo as principais:
- Número: se é única ou aparece em grupo;
- Tamanho: considerando-se seu diâmetro que pode ser dado em milímetros e centímetros;
- Profundidade da lesão: se é séssil, profunda ou elevada;
- Coloração: a tonalidade da lesão;
- Superfície: se é lisa, rugosa, verrugosa ou outras;
- Contorno: se é regular ou irregular;
- Limites: se possui limites bem definidos ou não;
- Textura: se possui a textura normal, dura, mole ou outras;
- Conteúdo: o tipo de material que se encontra dentro da lesão;
- Localização: região em que a lesão na boca está localizada;
- Tempo: tempo que a lesão demorou para evoluir.
Como é feito o tratamento das lesões na boca?
O tratamento das lesões bucais é efetuado de forma diferente para cada um dos tipos de lesão na boca.
Isso se deve ao fato de que cada uma delas possui uma causa diferente, o que faz com que cada uma delas necessite de um tratamento específico.
Alguns exemplos de tratamento para lesões bucais são:
Afta
Assim como dito anteriormente, as aftas correspondem a pequenas úlceras que se formam nas mucosas bucais.
Geralmente elas desaparecem sozinhas após alguns dias, no entanto, existem algumas formas de acelerar esse processo.
São algumas formas de tratamento para afta:
- Bochecho de água morna com sal;
- Medicamentos, como pomadas para afta.
Leucoplasia
O tratamento da leucoplasia oral irá variar de acordo com sua causa. Sendo assim, quando ela é causada por infecções virais, seu tratamento é feito a partir do uso de antivirais, que podem ser tópicos ou sistêmicos.
Quando ocorre por conta da queratinização da pele ela é removida através de um procedimento cirúrgico.
No entanto, é importante lembrar que essa complicação possui uma alta possibilidade de recidiva e também pode se desenvolver para uma lesão maligna, o que faz com que seja necessário realizar o acompanhamento dessas lesões bucais.
Candidíase oral
A candidíase oral é uma condição causada por conta de uma infecção do fungo Candida albicans e os sintomas de candidíase são o surgimento de uma camada branca no interior da boca.
Logo, por se tratar de uma condição provocada por um fungo, seu tratamento é feito através do uso de medicamentos antifúngicos.
Fibroma
Os fibromas consistem em pequenos caroços que se formam no interior das mucosas bucais, como gengivas, parte interna das bochechas e dos lábios.
Apesar de os fibromas na maioria dos casos serem lesões benignas, quase sempre eles seu tratamento é feito a partir de sua remoção.
Após sua remoção é necessário fazer sua biópsia para avaliar se é realmente uma lesão benigna ou se trata de um início de uma lesão maligna como um câncer bucal.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Uma visita a clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!