A obturação é um dos procedimentos odontológicos existentes na atualidade e costuma ser muito confundido com restauração dentária.
Sendo assim, confira mais a respeito desse procedimento, como o que é, para que serve, como é feita e mais:
O que é obturação de dente?
A obturação de dente é um tipo de procedimento odontológico geralmente utilizado no tratamento de cáries ou fraturas mais extensas.
Sendo assim, ele é um procedimento simples que consiste na remoção de bactérias que afetam a integridade dos dentes e o selamento das raízes do dente em seguida.
Esse procedimento é relativamente simples e deve ser realizado em um consultório odontológico sob o efeito de anestesia local.
Para que serve a obturação?
Contextualizando o que é a obturação, é um procedimento que geralmente é realizado quando o paciente possui algum dente cariado.
Logo, ela é utilizada nesses casos devido ao fato de que quando é feita a raspagem da cárie, o paciente acaba ficando com um pequeno furo no dente, derivado da própria cárie e da raspagem dela.
Sendo assim, ela é utilizada para selar o interior do dente e garantir que não hajam novas infecções de microrganismos.
Portanto, a obturação consiste em um processo de reabilitação do dente cariado, visto que ele garante que seja possível devolver a funcionalidade aos dentes que perderam grandes partes por conta das cáries.
Dessa forma, ela é capaz de restaurar o funcionamento de quaisquer dentes que tenham sido danificados devido às cáries.
Como é feita uma obturação de dente?
A obturação de dente é um procedimento que é realizado apenas após a constatação da presença de cáries no dente do paciente.
Sendo assim, esse procedimento é realizado apenas quando é verificada a presença de cáries através de um raio-X, da avaliação de pontos pretos no dente, furinhos e sintomas como a dor de dente e a sensibilidade.
Dessa forma, após a avaliação do profissional pode ser feita a indicação do procedimento de obturação de dente.
Esse procedimento é realizado da seguinte forma, primeiramente o dentista aplica uma anestesia local na região onde o procedimento será realizado para que o paciente não sinta dor.
Em seguida é feita uma remoção de todo o tecido cariado a fim de remover todos os microrganismos que possam danificar os dentes.
Após a remoção do tecido comprometido é realizado o selamento do canal radicular do dente e em seguida preenche-se o interior do dente.
Dessa forma, após sua realização o paciente tem todas as funções do dente restabelecidas e deixa de sofrer com os sintomas da cárie.
Cuidados necessários após o procedimento?
Após a realização da obturação de dente é importante que o paciente adote alguns cuidados a fim de que não surja nenhuma complicação.
Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter após a realização desse procedimento:
Evite consumir alimentos muito pigmentados
Os alimentos muito pigmentados são aqueles tipos de alimentos que possuem uma tonalidade forte, podendo eles serem naturais ou artificiais.
Logo, é recomendado que o paciente os evite, pois a pigmentação deles pode acabar causando alterações na tonalidade dos dentes e da resina utilizada na obturação.
Contudo, não é necessário removê-los por completo do cardápio, porém é recomendado reduzir a quantidade dos alimentos desse tipo que são ingeridos.
Ter cuidado ao mastigar
Após o procedimento, é importante que o paciente atente-se na hora de se alimentar para evitar que sejam causados danos no material da obturação.
Dessa forma, nos primeiros dias após a realização da obturação é recomendado que o paciente:
- Evite mastigar do lado onde ela foi realizada;
- Não utilize força demasiada para fechar a boca;
- Evitar ingerir alimentos duros e pegajosos;
- Caso necessário mastigar do lado da obturação, é recomendado fazê-lo com cuidado, para evitar possíveis complicações.
Higienizar os dentes da maneira correta
A obturação dentária é um procedimento que é realizado por conta de casos de cárie avançada, ou seja, ocorre por conta de maus cuidados de higiene bucal.
Dessa forma, após a realização do procedimento é recomendado que o paciente tenha mais atenção quanto aos cuidados de higiene bucal.
Isso se deve ao fato de que só é possível evitar que ocorram novos casos de cáries a partir da manutenção de uma boa saúde bucal.
Sendo assim, após a realização da obturação é recomendado que o paciente escove os dentes e utilize o fio dental de maneira correta regularmente.
Desse modo é possível remover as partículas de alimentos que possam se prender aos dentes garantindo que seja possível evitar o acúmulo de bactérias.
Além disso, é importante que o paciente tenha cuidado na hora de higienizar o dente que passou pelo procedimento para evitar complicações.
Evitar consumir alimentos muito quentes ou frios
Após a realização desse procedimento é comum que o dente fique mais sensível por um determinado tempo. Portanto, é comum sentir incômodos durante a mastigação ou ao ingerir alimentos quentes e frios nos primeiros dias.
Logo, é importante que o paciente atente-se à temperatura dos alimentos ingeridos, devido ao fato de os dentes ficarem mais sensíveis, para evitar desconfortos.
Sendo assim, caso a sensibilidade na região seja muito forte, é recomendado que o paciente procure o profissional responsável e solicite indicações de produtos específicos para a sensibilidade dentária.
Evitar hábitos parafuncionais
Os hábitos parafuncionais consistem em um conjunto de hábitos que podem vir a ser prejudiciais para a boca no geral.
São classificados como hábitos parafuncionais o ato de utilizar os dentes para abrir embalagens, roer as unhas e morder tampas de canetas e lápis.
Portanto, tendo em vista que eles podem danificar o esmalte dentário e as restaurações é recomendado evitá-los.
Para evitá-los o paciente deve passar a se policiar quanto aos seus hábitos para que não aconteça nenhuma quebra ou soltura de obturação por conta deles.
LEIA TAMBÉM: Obturação caiu: veja o que você deve fazer
Qual a diferença entre uma obturação e uma restauração?
Obturação consiste em todo o procedimento responsável pela remoção das cáries e tratamento de fraturas mais extensas através do selamento do canal radicular dos dentes.
Sendo assim, a obturação geralmente é utilizada em casos de cáries e fraturas mais graves, onde já houve certo comprometimento da estrutura dentária.
Já a restauração dentária é utilizada em casos de fraturas e cáries mais leves, onde apenas uma pequena porção do esmalte dentário foi comprometido.
Assim, para a realização da obturação é necessário remover toda a polpa do dente para possibilitar o selamento das raízes do dente.
Já a restauração consiste apenas na correção de pequenos danos causados por fraturas e cáries, ou seja, quando estes não afetaram as camadas mais internas dos dentes.
Quanto custa uma obturação do dente?
Não há como definir um único preço para a obturação de dente, levando em consideração que ela pode variar conforme a clínica onde o procedimento será feito, profissional e equipe médica responsável, gravidade da situação e material restaurador necessário.
Mas, há como afirmar que a média de preço está entre R$200,00 (duzentos reais) a R$900,00 (novecentos reais). Dependendo da situação, o dentista pode indicar a realização de outro tratamento em conjunto a obturação.
Onde realizar minha obturação de dente?
Na hora de realizar sua obturação é importante escolher uma clínica de confiança que possua ótimos profissionais e que utilize produtos de alta qualidade.
Isso se faz necessário devido ao fato de que o procedimento precisa ser feito por profissionais capacitados e utilizar produtos de qualidade para evitar complicações derivadas de um procedimento mal executado.
Portanto, na hora de escolher uma clínica, confie na OralDents, aqui você encontra ótimos profissionais e garante que sua obturação será feita utilizando materiais de alta qualidade.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!