A placa bacteriana é um problema que acomete os dentes e, apesar de não ser a situação ideal, é muito comum nos dias de hoje.
Nesse artigo falaremos mais a respeito da placa bacteriana, confira:
O que é placa bacteriana?
A placa bacteriana, também chamada de biofilme dental, é uma fina camada amarelada ou incolor que se forma na superfície dos dentes. Essa camada é formada pelo conjunto de bactérias, restos de alimentos e saliva que se prendem na superfície dos dentes.
Além da possibilidade de comprometer a aparência dos dentes, essa condição também pode causar vários problemas, tais como tártaro, cáries e inflamações da gengiva.
O que causa a placa bacteriana no dente?
A placa bacteriana é composta pelo conjunto do acúmulo de partículas de alimentos, saliva e bactérias na superfície dos dentes.
Sendo assim, a principal causa de sua formação ocorre de forma natural, toda vez que nos alimentamos, no entanto quando é recém formada, ela pode ser removida facilmente.
Essas partículas que ficam presas aos dentes acabam fazendo com que as bactérias existentes na boca se aglomerem no lugar em que elas estão.
O acúmulo dessas bactérias e das partículas de alimentos se mistura com a saliva e forma uma fina película sobre os dentes que é a placa bacteriana, também chamada de biofilme.
O que a placa bacteriana pode causar?
Assim como foi dito anteriormente, a placa bacteriana é uma condição natural que ocorre em nossa boca sempre que nos alimentamos, no entanto, caso ela não seja removida pode causar ela pode causar algumas complicações. Confira algumas delas a seguir:
Inflamação gengival
A placa bacteriana é uma camada formada por restos de alimentos, saliva e bactérias que surge na superfície dos dentes.
Essa camada também pode se estender para a região próxima às gengivas e permanecem lá até que sejam removidas.
No entanto, essas bactérias se alimentam dessas partículas de alimentos e açúcares no interior da boca, o que resulta na produção de ácidos que podem irritar a gengiva.
Essa irritação é chamada de gengivite, e tende a deixar a gengiva mais sensível, vermelha e deixá-la suscetível a sangramentos.
Caso essa placa não seja removida e a gengivite não seja tratada, os ácidos produzidos podem acabar fazendo com que a gengiva comece a descolar dos dentes.
Quando essa inflamação chega nesse estágio, ela recebe o nome de periodontite e pode acabar comprometendo os ossos de sustentação além de também comprometer a gengiva, podendo também causar a perda dentária.
Tártaro
O tártaro, também chamado de cálculo dental, é uma condição que ocorre por conta do endurecimento da placa bacteriana.
Ele se forma quando a placa bacteriana não é removida, o que faz com que as bactérias e saliva continuem se acumulando na superfície dos dentes.
Esse acúmulo constante por sua vez acaba fazendo com que a placa endureça, resultando na formação do tártaro.
Diferentemente da placa bacteriana que pode ser incolor, o tártaro possui uma coloração amarela ou amarronzada e se forma próximo à gengiva.
Essa condição é bastante preocupante pelo fato de ele acabar criando uma camada propícia para o desenvolvimento das bactérias, que pode acabar resultando em casos de gengivite e cáries.
Cáries
A placa bacteriana é um biofilme que fica na superfície dos dentes, formado por bactérias, saliva e partículas de alimentos.
Essas bactérias tendem a se alimentar dessas partículas de alimentos e como resultado produzem um ácido que é corrosivo para os dentes.
Inicialmente, as cáries não apresentam nenhum sintoma além do surgimento de pequenos pontinhos pretos no dentes.
Porém, com o passar do tempo essa corrosão vai progredindo e formando pequenos buraquinhos no dente.
Caso não seja tratada rapidamente, as cáries podem progredir e atingir a polpa do dente, o que acaba gerando casos de pulpite que podem até mesmo comprometer o dente por completo.
Como remover placa bacteriana dos dentes?
A placa bacteriana em seu estágio inicial pode ser removida através de uma boa escovação dos dentes e do uso correto do fio dental.
No entanto, quando a placa se encontra mais aderida à superfície do dente ou sob uma camada de tártaro é necessário ir ao consultório odontológico para removê-la.
Nesses casos a placa bacteriana é removida através de um procedimento chamado de raspagem, que pode ser feita de forma sub ou supragengival.
Essa raspagem ocorre durante a profilaxia dental e é responsável por remover todo o tártaro e placa bacteriana que se encontram sobre os dentes.
Sendo assim, esse é um procedimento preventivo, visto que seu objetivo é reduzir as possibilidades de se desenvolver complicações como cáries e inflamações da gengiva.
Como prevenir a formação da placa bacteriana?
Assim como foi dito anteriormente, a placa bacteriana surge naturalmente na superfície dos dentes quando o paciente se alimenta.
No entanto, apesar de ela se formar de qualquer maneira, ainda é possível evitar que ela fique agarrada ao dente e suas possíveis complicações.
Sendo assim, para prevenir a evolução da placa é recomendado higienizar bem os dentes após as refeições, através de uma boa escovação e o uso correto do fio dental.
Também é importante realizar visitas regulares ao dentista para fazer a raspagem dental, que é um procedimento responsável por remover o tártaro e a placa bacteriana que se encontram agarrados nos dentes.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!