Agende Sua Avaliação

OralDents

Logo oraldents azul
remédio caseiro para mau hálito

9 Dicas de remédio caseiro para mau hálito: confira aqui!

A halitose é uma condição bastante incômoda que gera bastante desconforto às pessoas ao redor da pessoa que a possui.

Sendo assim, separamos aqui algumas dicas de remédio caseiro para mau hálito para ajudar a aliviar os sintomas, confira:

O que causa mau hálito?

O mau hálito é uma condição onde o odor natural da boca é alterado e ela acaba exalando um mau cheiro que pode ser derivado de diversos fatores.

Desse modo, geralmente o mau cheiro tende a ser causado por alguns alimentos, acúmulo de bactérias no interior da boca ao dormir, xerostomia, problemas de saúde bucal, desidratação, gengivite e outros.

Além disso, o mau hálito também pode ser causado por alguma complicação mais severa, o que faz com que caso o problema não desapareça com o tempo é recomendado procurar ajuda profissional.

Dicas de remédio caseiro para mau hálito

O mau hálito é uma situação bastante incômoda, não só para o paciente, mas também para as pessoas ao seu redor.

Sendo assim, separamos aqui algumas dicas de remédio caseiro para mau hálito para que você possa combater esse problema em sua própria casa, confira:

1 – Cuide bem da higiene bucal

Uma das melhores e mais eficazes maneiras de se combater e prevenir o mau hálito é através de uma boa higienização da cavidade oral, por meio de uma boa escovação dos dentes e do uso correto do fio dental.

Através dela é possível remover grande parte das bactérias presentes na cavidade oral e também as partículas de alimentos presas aos dentes.

Dessa forma é possível prevenir o surgimento de complicações que causam a halitose e também melhorar o odor bucal.

2 – Folhas de salsa

As folhas da salsa são um ingrediente que possuem um ótimo aroma e são ricas em clorofila, que é um ótimo antibacteriano, o que contribui para a remoção das bactérias que causam a halitose.

Para utilizar a folha salsa, é recomendado mastigar as folhas frescas após as refeições e enxaguar após alguns minutos.

3 – Hamamélis

O chá feito com o extrato de hamamélis também é um ótimo antibacteriano, o que contribui para combater as bactérias causadoras do mau hálito, especialmente quando o mesmo é causado por inflamações de garganta, fazendo com que ele seja um ótimo remédio caseiro para mau hálito.

Para consumi-lo basta adicionar o extrato de hamamélis em uma xícara de água fervente e realizar o bochecho algumas vezes ao dia após escovar os dentes.

É importante lembrar que esse chá não deve ser ingerido, visto que pode causar efeitos colaterais. Além disso, ele não deve ser utilizado por crianças, gestantes e lactantes.

Chá verde

4 – Chá verde

O chá verde é rico em fenólicos, que é uma substância que impede a produção de compostos de enxofre pelas bactérias da boca que provocam o mau hálito, além de também possuir uma ação desinfetante e desodorizante, contribuindo para a manutenção do hálito fresco.

Para utilizá-lo basta adicionar as folhas ou o sachê de chá verde em uma xícara com água fervente e deixar esfriar. Em seguida deve-se coar e resfriar na geladeira e consumi-lo ao longo do dia.

É importante mencionar que esse chá não deve ser utilizado por pessoas que possuem insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial devido ao fato de conter cafeína em sua composição.

5 – Alcaçuz

O chá de alcaçuz possui substâncias antibacterianas em sua composição, o que contribui para inibir o desenvolvimento das bactérias causadoras do mau hálito.

Para utilizá-lo, basta adicionar o alcaçuz em uma xícara de água fervente e coar em seguida. Após finalizado, basta realizar um bochecho com o chá.

Ele não deve ser utilizado por gestantes, lactantes e nem por pacientes que possuem problemas cardíacos.

6 – Tomilho

Uma ótima opção de remédio caseiro para mau hálito é a infusão de tomilho, devido ao fato de possuir substâncias que são ótimas antibacterianas, contribuindo para eliminar as bactérias causadoras da halitose.

Para utilizá-lo basta adicionar folhas secas de tomilho na água fervente, coar e realizar o bochecho. Esta infusão não deve ser utilizada por gestantes, lactantes, pacientes com problemas cardíacos, que sofrem de gastrite ou de úlcera estomacal.

7 – Própolis

O extrato de própolis é um composto que possui ótima propriedades antibacterianas, fazendo com que ela seja uma ótima opção de remédio caseiro para mau hálito.

Para utilizá-lo basta adicionar algumas gotas do extrato em um copo de água morna e realizar gargarejos após escovar os dentes. É importante não ingerir a solução.

8 – Cravo-da-índia

O cravo-da-índia é rico em substâncias antissépticas e antibacterianas, o que contribui para combater as bactérias, além de também contribuir para o bom hálito.

Para utilizá-lo basta adicionar alguns cravos em água fervente, esperar esfriar, coar e realizar o bochecho após escovar os dentes.

Eucalipto

9 – Eucalipto

A infusão feita de eucalipto é rica em eucaliptol, que é uma substância que possui uma ótima ação antibacteriana e antisséptica, contribuindo para combater as bactérias responsáveis pelo mau hálito.

Para utilizá-lo basta adicionar algumas folhas de eucalipto em uma xícara de água fervente, coar e realizar o bochecho.

LEIA TAMBÉM: Como tirar mau hálito rápido caseiro? Conheça 7 dicas!

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode relatar ao profissional suas queixas de mau hálito para que elas possam ser analisadas e tratadas da maneira correta.

Também é importante lembrar que as dicas de remédio caseiro para mau hálito só devem ser utilizadas durante o período que precede a consulta, visto que somente um profissional pode avaliar e receitar o tratamento adequado para o mau hálito.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Sendo assim, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

1 Comentário

Deixe um comentário