Grande parte dos problemas apresentados no consultório odontológico atualmente são variações de tipos de mordida.
As variações da mordida correta podem causar tanto prejuízos estéticos quanto funcionais, o que mostra a importância de serem corrigidos.
Sendo assim, confira quais são os principais tipos de mordida e como corrigi-los:
Como deve ser a mordida correta?
A mordida correta é aquela em que quando ocorre a oclusão os dentes se tocam de forma que os superiores e inferiores se encontram alinhados.
Além disso, esse contato que ocorre entre todos os dentes deve acontecer de maneira sutil de forma que não haja pressão excessiva em nenhum ponto da arcada.
Isso faz com que não haja nenhum incômodo na articulação temporomandibular (ATM) ou nos dentes em si.
Ela também é o tipo de mordida que todos almejamos, visto que por não possuir nenhuma irregularidade, confere ao paciente um sorriso perfeitamente alinhado e livre de complicações.
Quais são os tipos de mordidas erradas?
A mordida correta é apenas um dos tipos de mordida existentes e, por ser a mordida ideal, ela não apresenta nenhum sintoma.
Contudo, os tipos de mordida errada fazem com que a oclusão não ocorra da forma ideal, o que pode gerar diversos sintomas além de também comprometer a estética do sorriso do paciente.
As mordidas erradas também recebem o nome de má-oclusão, visto que elas fazem com que a oclusão dos dentes não ocorra da maneira correta, sendo assim, confira mais a respeito delas:
Mordida cruzada
A mordida cruzada consiste em um tipo de mordida no qual os dentes superiores e inferiores se desencontram, ou seja, eles não encaixam da maneira correta.
Ela pode ocorrer nos dentes da frente, chamada de mordida cruzada anterior, ou nos dentes laterais, chamada de mordida cruzada posterior.
Na anterior, os dentes da frente não se encaixam durante a oclusão, já na posterior, os dentes laterais não se encaixam da forma correta.
Em alguns casos é difícil identificar esse problema, pois há a possibilidade de os dentes aparentemente estarem alinhados, porém na realidade não.
Prognatismo e retrognatismo
Essas são condições que dizem respeito ao posicionamento da mandíbula em relação a arcada dentária, que pode estar posicionada mais para frente ou para trás.
Quando a mandíbula fica posicionada à frente da arcada dentária superior, dá a impressão de que o paciente possui o queixo para frente e maior que o ideal, recebendo o nome de prognatismo.
Já o retrognatismo ocorre quando a arcada dentária superior do paciente se posiciona à frente da arcada inferior, o que pode fazer com que os dentes inferiores fiquem cobertos pelos superiores e passar a impressão de que o paciente possui um nariz maior.
Dessa forma, por se tratarem de complicações que envolvem a mandíbula, elas podem passar a impressão de que o paciente possui o queixo maior ou menor, de acordo com a condição que o afete.
Mordida aberta
A mordida aberta é um tipo de mordida caracterizada pela falta de contato entre os dentes da arcada superior e inferior, ou seja, eles não se tocam, o que acaba fazendo com que o paciente fique com os “dentes abertos”.
Ela pode ocorrer tanto nos dentes da frente, formando a mordida aberta anterior, quanto nos dentes laterais, dando origem a mordida aberta posterior.
Apinhamento dentário
O apinhamento dentário consiste em um tipo de má-oclusão no qual o paciente fica com os dentes tortos.
Isso faz com que os dentes não fiquem posicionados em seu devido local causando prejuízos estéticos, funcionais e atrapalhando a higienização dos dentes.
Geralmente esse problema tende a afetar os dentes da frente, independentemente de qual arcada estejam posicionados.
Ele pode acontecer pela falta de espaço na arcada dentária, por um número excessivo de dentes nas arcadas, hábitos parafuncionais ou por conta do nascimento do siso.
Diastema
O diastema é um problema caracterizado pelo espaçamento demasiado entre dois dentes, normalmente os dois da frente da arcada superior.
Esse problema geralmente afeta apenas a estética do paciente, fazendo com que ele possa decidir se deseja ou não corrigir o espaço entre os dentes.
Quais são as principais causas das mordidas erradas?
As mordidas erradas podem ser causadas por diversos fatores, como por exemplo:
- Respiração bucal;
- Fatores genéticos;
- Hábitos parafuncionais;
- Falta de espaço na arcada dentária;
- Perda dentária;
- Bruxismo.
Por que é importante corrigir os tipos de mordida?
As mordidas erradas podem causar diversos tipos de problemas, sejam eles estéticos ou funcionais.
Sendo assim, é importante tratar essas condições devido ao fato de que elas podem atrapalhar a mastigação, a higienização, a fala e até mesmo levar a perda ou fratura dentária, além do risco de se desenvolver bruxismo.
Como corrigir as mordidas erradas?
A correção dos diversos tipos de mordida geralmente são realizadas da mesma forma e quanto mais cedo se inicia o tratamento, mais fácil é de se resolver o problema.
Sendo assim, o ideal é que as visitas regulares ao dentista se iniciem durante a infância, pois dessa forma é possível identificar os problemas de má-oclusão e iniciar o tratamento precocemente.
A correção dos tipos de mordidas erradas geralmente é feita através do uso de algum tipo de aparelho ortodôntico.
Quando se trata de problemas de oclusão relacionados ao tamanho do palato ou da arcada dentária utiliza-se o expansor palatino, que é um aparelho responsável por expandir a arcada dentária superior
No entanto, os aparelhos mostram resultados melhores em crianças, de modo que em adultos sua eficácia seja muito baixa.
Isso faz com que os problemas de oclusão em adultos sejam corrigidos através da realização de uma cirurgia ortognática, que é uma cirurgia que é responsável por corrigir problemas relacionados ao crescimento irregular dos maxilares, como ocorre no prognatismo e no retrognatismo.
Escolha uma clínica de confiança para colocar seu aparelho ortodôntico
Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para realizar a instalação do aparelho e o acompanhamento do tratamento.
Além disso, uma clínica de confiança contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais objetiva, fazendo com que o resultado do tratamento seja alcançado de forma mais rápida.
Sendo assim, a OralDents oferece o atendimento com profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma, além de contar com equipamentos de altíssima qualidade.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!