O aparelho de cerâmica é uma alternativa estética do aparelho ortodôntico convencional, no qual os braquetes metálicos são substituídos por outros de cerâmica.
Essa substituição de braquetes faz com que o aparelho perca sua aparência metálica e fique com uma tonalidade semelhante à dos dentes, garantindo um tratamento mais discreto.
Assim como o aparelho convencional, o aparelho de cerâmica também exige alguns cuidados para evitar o aparecimento de complicações.
Sendo assim, confira alguns cuidados que devemos ter com esse aparelho:
O uso do fio dental com aparelho tende a ser um pouco mais difícil, no entanto com o fio dental para aparelho é possível utilizá-lo normalmente.
Através da boa higienização é possível evitar o aparecimento de algumas complicações, tais como tártaro, gengivite e cáries.
Durante o uso do aparelho de cerâmica é importante que o paciente evite consumir certos alimentos, já que eles podem acabar danificando a estrutura do aparelho.
São alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados:
– Balas muito pegajosas, como caramelos e afins; – Pirulitos; – Chicletes; – Torresmo; – Frutas muito duras.
Ao utilizar um aparelho ortodôntico o paciente deve deixar de lado alguns hábitos conhecidos como hábitos parafuncionais.
Esses hábitos parafuncionais, como roer unhas, são conhecidos por causarem diversos problemas na cavidade oral do paciente, além disso, eles também podem danificar a estrutura do aparelho ortodôntico.
Para a progressão do tratamento ortodôntico é importante que o paciente realize as manutenções regulares.
Isso se deve ao fato de que elas são responsáveis por garantir que o dentista possa realizar os ajustes necessários para a progressão do tratamento.
Na hora de realizar seu tratamento odontológico é importante escolher uma clínica de confiança, visto que é ela quem fornecerá todo o tratamento.
Além disso, também é importante que a clínica tenha bons profissionais, visto que o resultado do tratamento depende da capacidade do profissional.