O flúor é um componente presente em praticamente todos os itens de higienização oral, sendo assim, fundamental para a manutenção da saúde bucal. Porém, caso seja utilizado em excesso, o flúor pode acabar deixando os dentes com manchas brancas.
As cáries consistem em um problema causado pelo acúmulo de bactérias na superfície do dente que, com o passar do tempo, começam a corroer o esmalte dentário. Ela é formada pela má higienização dos dentes, que acaba fazendo com que partículas de alimentos fiquem presas aos dentes. Com isso, há a aglomeração de bactérias sobre elas, que ao consumirem essas partículas de alimentos, geram um ácido que é corrosivo aos dentes, e com o tempo, as manchas.
O surgimento de manchas no dente é um processo natural no qual todas as pessoas sofrem. Ele ocorre por conta dos pigmentos que existem nos alimentos que com o passar do tempo naturalmente vão escurecendo os dentes.
Existem alguns alimentos que possuem a pigmentação mais forte, sendo grandes exemplos o café, o vinho e alguns refrigerantes.
Dessa forma, ao consumir esses alimentos, os pigmentos deles podem acabar se aderindo ao esmalte dentário formando manchas nos dentes.
Os traumas dentários correspondem a impactos que os dentes sofrem ao decorrer da vida e podem acontecer a qualquer momento.
Quando eles acontecem, pode acabar ocorrendo algum tipo de fratura dentária, o que leva a formação de manchas nos dentes.
O cigarro é conhecido por causar inúmeros problemas problemas de saúde, porém ele não afeta só a saúde do corpo como também a dos dentes.
Isso se deve ao fato de a nicotina, que é uma das substâncias presentes na composição do cigarro, se prende na superfície do dente, o que acaba causando manchas nos dentes e propiciando complicações bucais.