O dente pode ficar escurecido por causa de problemas em suas diferentes camadas, sendo as mais comuns na polpa do dente e no esmalte.
Confira quais os principais motivos que nos deixam com o dente escurecido:
Podemos ficar com o dente escurecido por conta de impactos que ocorrem nos dentes, além de também existir o risco de fraturar o dente.
Os traumas geralmente escurecem os dentes por conta do rompimento de algum vaso interno, causando uma pequena hemorragia, o que resulta na formação de uma mancha no interior do dente.
O tratamento de canal consiste na remoção da polpa dentária comprometida pela cárie, seguido do selamento das raízes e preenchimento do dente.
O procedimento por si só, quando realizado da maneira correta, não tende a deixar o dente escurecido. No entanto, algumas vezes podem ocorrer alguns problemas com esse procedimento fazendo com que surjam manchas internas no dente.
O tártaro é uma condição derivada do endurecimento da placa bacteriana, que é uma fina película de bactérias que se deposita sobre o dente por conta de partículas de alimentos presas aos dentes.
Normalmente, o tártaro possui uma tonalidade amarelada ou amarronzada e fica concentrado próximo a linha da gengiva, o que faz com que o dente fique escurecido nessas regiões.
Existem alguns medicamentos que podem causar o escurecimento dos dentes ao serem ingeridos, como por exemplo, a tetraciclina.
Quando a tetraciclina é consumida durante o período de formação dos dentes, ela pode deixar o dente com um aspecto acinzentado.
As mesmas bactérias causadoras das cáries e tártaro podem chegar a polpa dentária, provocando diversos problemas nelas, entre eles a necrose da polpa.
A necrose da polpa é um problema que pode deixar o dente escurecido devido ao fato de que os tecidos mais internos do dente, causando uma mancha interna nele.
O escurecimento dos dentes é um processo natural que ocorre com o decorrer do tempo, podendo ser acelerado caso o paciente ingira muitos alimentos pigmentados.
Sendo assim, mesmo tendo cuidado com alimentação e escovando bem os dentes, é natural que em algum momento eles deixem de ser completamente branquinhos.
Existem alguns casos nos quais o dente escurecido pode ser clareado mais facilmente, como é o caso do tártaro, que pode ser removido durante a profilaxia, através da raspagem de tártaro.
Porém, existem alguns casos mais complexos nos quais é necessário realizar alguns procedimentos mais complexos para clarear o dente.
No consultório dentário, você pode clarear o seu sorriso por meio de procedimentos odontológicos estéticos, são eles: