Dente entramelado: saiba o que é e suas causas

Dente entramelado: saiba o que é e suas causas

O que é dente entramelado?

O dente entramelado, também conhecido como dente torto ou encavalado e como apinhamento dentário, é uma condição onde os dentes se encontram fora de seu devido lugar.

O que é dente entramelado?

Dessa forma, devido ao fato de os dentes não estarem no lugar onde deveriam, muitas vezes eles acabam tomando o lugar de outro dente, e o dente que teve seu lugar ocupado acaba nascendo torto (entramelado).

Por que ficamos com o dente entramelado?

O dente entramelado pode surgir por conta de uma série de fatores, podendo ser herdado desde o nascimento ou surgir em algum momento da vida por conta de algum fator externo.

Confira suas principais causas:

Traumas

Os impactos do trauma podem acabar forçando a movimentação dos dentes, o que acaba deixando-os tortos.

Fatores genéticos

As heranças genéticas podem influenciar no desenvolvimento das arcadas assim como no posicionamento dos dentes.

Dessa forma, a hereditariedade pode fazer o dente ficar encavalado por conta da falta de espaço na arcada dentária e também pelo fato de os dentes nascerem no local errado.

Hábitos parafuncionais

Os hábitos parafuncionais são um conjunto de ações, que também podem ser chamadas de manias, que são prejudiciais à saúde bucal, como roer as unhas, morder objetos ou a sucção dos dedos.

Logo, por esses hábitos causarem uma pressão desigual sobre alguns dentes, é possível que surjam algumas complicações como o dente entramelado.

Interrupção do tratamento odontológico

Os tecidos do periodonto, que são responsáveis por sustentar e manter os dentes em suas devidas posições, possuem memória elástica.

Assim, durante o tratamento ortodôntico, eles tentam forçar os dentes a retornarem para suas posições de origem, o que é impedido pelo aparelho ortodôntico e pela contenção.

Nascimento do siso

O dente do siso, também conhecido como terceiro molar, é o último dente a surgir na arcada dentária, ou seja, quando ele começa a nascer todos os outros dentes já ocuparam seu devido lugar.

Geralmente, durante seu nascimento, não há espaço para ele na arcada dentária, o que acaba fazendo com que ele empurre os outros dentes para abrir espaço.

O principal problema causado pelo dente entramelado é a dificuldade na hora de higienizar os dentes, devido ao fato de que muitas vezes o dente entramelado cria alguns espaços difíceis de serem alcançados.

Consequências do dente entremelado

Isso acaba fazendo com que esses pequenos espaços que surgem entre os dentes encavalados sejam difíceis de se higienizar, o que pode acabar provocando problemas como:

Consequências do dente entremelado

– Mau hálito; – Cáries; – Tártaro; – Inflamações gengivais, como gengivite e periodontite.

Além dos problemas provocados pela dificuldade de higienização, essa condição ainda pode causar prejuízos à estética do sorriso do paciente e em alguns casos dificuldade durante a mastigação.

Consequências do dente entremelado

A correção deve ser feita o quanto antes por meio do uso de um tipo de aparelho ortodôntico, ou por meio de uma extração dentária.

Como tratar?

O que está esperando? Agende já a sua avaliação conosco!

VISITE E SAIBA MAIS EM NOSSO SITE