O fio dental é um acessório utilizado para higienizar a região entre um dente e outro, visto que a escova não consegue alcançar essa região.
Seu uso garante que seja possível remover as bactérias e as partículas de alimentos presas nesta região, prevenindo assim o surgimento de complicações, como por exemplo a cárie interproximal.
Por se tratar de um acessório tão fundamental para a higienização dos dentes, houve a necessidade de se desenvolver diversos tipos de fio dental para garantir que fosse possível atender a necessidade de todos os pacientes. São eles:
O fio dental monofilamento, também conhecido como fita dental, é um tipo de fio dental, que assim como o nome sugere, é constituído por um único fio.
Ele costuma ser um pouco mais largo e mais rígido que o convencional, além de também possuir um formato mais achatado.
O fio dental multifilamento é o tipo de fio dental mais comum de encontrarmos nos comércios. Ele é composto por vários fios entrelaçados que quando unidos conferem a ele um formato cilíndrico.
Ele é mais maleável que o monofilamento, o que garante que ele se adeque melhor ao formato dos dentes, o que facilita seu uso.
O fio dental com haste consiste em um tipo de fio dental que possui uma haste que possui uma extremidade com o formato semelhante a um C no qual há um fio dental preso entre suas extremidades.
Isso garante que seja mais fácil de utilizá-lo, além de também facilitar seu uso para usuários de aparelho ortodôntico.
O fio dental com ponta rígida é um tipo de fio dental que foi desenvolvido pensando justamente nas pessoas que utilizam aparelho ortodôntico.
Sua ponta rígida garante que seja mais fácil inseri-lo entre os dentes e o fio ortodôntico, possibilitando maior facilidade ao utilizá-lo.