A cárie no dente é um problema que pode causar vários sintomas no paciente, podendo levar até mesmo comprometer todo o dente e levar a perda dentária.
Ela consiste no processo de corrosão dos dentes causado pelos ácidos produzidos pelas bactérias que habitam naturalmente a boca.
Inicialmente essa condição causa apenas o surgimento de algumas manchinhas pretas sobre o dente e com o passar do tempo vão surgindo buraquinhos.
A cárie no dente se forma por conta do acúmulo de bactérias na superfície dos dentes, que ocorre por causa da má higienização dos dentes.
A má higienização faz com que as bactérias se acumulem sobre as partículas de alimentos que ficam presas sobre os dentes.
Atualmente existem algumas maneiras diferentes de como tirar cárie dos dentes sendo as principais a raspagem e o tratamento de canal.
A raspagem consiste em um procedimento onde o dentista utiliza uma broca odontológica para remover a cárie do dente. Ele é utilizado quando as cáries ainda não comprometeram a polpa do dente.
O tratamento de canal é um procedimento utilizado quando a cárie no dente já atingiu a polpa do dente. Dessa forma esse procedimento consiste na remoção da polpa dentária comprometida.
Logo após a polpa do dente ser removida, o dentista faz o selamento das raízes e preenche o interior do dente com resina odontológica, prevenindo assim futuras reincidências.