A ATM é uma articulação fundamental para a vida do seu humano, visto que ela é responsável não só por contribuir para a fala, mas também para a mastigação.
Neste artigo você irá conferir mais a respeito da articulação temporomandibular e sobre sua disfunção:
ATM o que é?
A ATM, ou articulação temporomandibular, é a articulação que se encontra na base do crânio próxima às orelhas. Ela é responsável por unir a mandíbula ao crânio e também por conferir todos os movimentos da mandíbula.
Essa articulação é composta por uma ponta arredondada, proveniente da mandíbula, que se encaixa em uma concavidade do crânio e possui uma cartilagem em forma de disco entre essas duas estruturas.
Essas estruturas permanecem unidas por conta de diferentes músculos e ligamentos que são responsáveis pela sustentação e movimentação da mandíbula.
Uma das funções desempenhadas pela ATM é o movimento de abrir e fechar a boca, no entanto, essa articulação também é responsável pelos movimentos lateralizados e dos movimentos para trás e para frente.
O que é disfunção da ATM?
A disfunção da articulação temporomandibular, também conhecida como DTM, diz respeito a uma anormalidade no funcionamento da ATM.
Essa condição pode causar sintomas incômodos inicialmente, como dores na articulação e estalos, e caso não seja tratada pode chegar a provocar o travamento da articulação.
Ela disfunção pode ser classificada em três tipos diferentes, sendo eles a disfunção de origem:
- Muscular: ocorre quando há uma tensão excessiva nos músculos envolvidos na mastigação;
- Articular: ocorre quando há uma tensão excessiva na articulação, geralmente derivada de alguma condição degenerativa, como artrite.
- Mista: ocorre quando há uma tensão excessiva tanto na articulação quanto na musculatura e geralmente tende a ser a maior parte dos casos.
Quais são os sintomas da disfunção da ATM?
A disfunção da ATM é responsável por provocar alguns sintomas bem característicos desta condição. Sendo assim, confira os principais sintomas da DTM:
- Dor nos músculos orofaciais e de cabeça;
- Estalos ao abrir e fechar a boca;
- Travamento da mandíbula;
- Dor no pescoço;
- Incômodos durante a mastigação;
- Dor ao abrir muito a boca;
- Cansaço dos músculos faciais.
O que causa a disfunção da ATM?
A disfunção temporomandibular, assim como dito anteriormente, pode ter origem muscular, articular ou mista, o que faz com que ela possa ter diversas causas.
Confira as principais causas da disfunção da ATM:
- Traumas na mandíbula;
- Má postura;
- Fatores genéticos;
- Hábitos parafuncionais;
- Artrite na articulação;
- Bruxismo;
- Má-oclusão;
- Problemas no sono, como apneia.
Como é identificada?
A disfunção da ATM é identificada inicialmente a partir da percepção dos sintomas, após a identificação dos sintomas, o paciente irá relatá-los ao profissional.
Após isso, o profissional irá fazer algumas perguntas a respeito do histórico dos sintomas e caso necessário solicitará a realização de alguns exames, que podem ser o raio X panorâmico, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.
Como é feito o tratamento?
O tratamento do distúrbio da ATM é feito de forma multidisciplinar por conta de geralmente não possuir uma única causa, sendo assim, seu tratamento geralmente é feito através de um conjunto de métodos que visam controlar os sintomas e promover uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Sendo assim, confira as principais formas de tratamento do distúrbio da ATM:
- Fisioterapia: promove a melhora dos sintomas a partir de exercícios de reeducação mastigatória, bem como a realização de algumas massagens;
- Laserterapia: consiste em um tratamento que utiliza laser em baixa frequência para promover uma melhora dos sintomas;
- Ultrassom: consiste em um tratamento baseado na emissão de pequenas ondas que visam promover uma melhora dos sintomas;
- Placa miorrelaxante: é utilizada em casos onde o distúrbio da ATM é causado por bruxismo, visto que ela é uma forma de controle do bruxismo.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar o problema da DTM com maior facilidade.
Dessa maneira, com a identificação precoce o dentista pode iniciar o tratamento mais cedo, oferecendo assim uma chance maior de solucionar o problema.
Elas também garantem que seja possível identificar e tratar possíveis problemas bucais, como a cárie e o tártaro.
Também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Portanto, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!