A cera ortodôntica é utilizada em consultórios odontológicos desempenhando a função de proteger a bochecha e lábio contra os fios do aparelho ortodôntico.
Após realizar a manutenção é normal que os fios usados para prender os braquetes fiquem rígidos e talvez com algumas pontas, que, entrando em atrito com a bochecha ou lábio pode machucar e criar pequenas lesões.
O que é a cera ortodôntica?
A cera ortodôntica é um pequeno produto utilizado no contexto ortodôntico para proporcionar conforto e alívio durante o período inicial de adaptação aos aparelhos dentários.
Ela é frequentemente recomendada para pacientes que estão se ajustando aos braquetes, fios e demais componentes do aparelho ortodôntico, que podem causar desconforto e irritação bucal.
A cera ortodôntica geralmente é feita de cera de abelha ou de parafina e é moldável à temperatura do corpo, o que a torna fácil de aplicar.
Para que serve?
A principal função da cera ortodôntica é proporcionar alívio temporário contra atritos e irritações causadas pelos componentes do aparelho. Isso é especialmente útil nos estágios iniciais do tratamento ortodôntico.
É importante ressaltar que a cera ortodôntica não deve ser usada como uma solução permanente para desconfortos persistentes.
Caso haja irritações frequentes, é fundamental procurar o ortodontista para avaliar e fazer os ajustes necessários no aparelho, garantindo o progresso adequado do tratamento.
A cera é uma ferramenta temporária para proporcionar conforto enquanto o paciente se adapta aos novos elementos ortodônticos.
Como usar a cera?
A cera ortodôntica é aplicada de forma simples pelos próprios pacientes. Basta amolecer uma pequena porção da cera com as mãos e moldá-la sobre os pontos que estão causando desconforto, como braquetes ou fios.
A cera cria uma barreira protetora entre os componentes do aparelho e a mucosa bucal, reduzindo a fricção e minimizando o risco de ferimentos.
A cera ortodôntica é temporária e pode ser removida a qualquer momento. Ela não substitui ajustes necessários no aparelho, sendo apenas uma solução temporária para o desconforto.
Engoli a cerinha ortodôntica sem querer, e agora?
Se você engoliu a cera ortodôntica acidentalmente, não se preocupe. A cera ortodôntica é geralmente composta de materiais seguros, como cera de abelha ou parafina, e é projetada para ser não tóxica. No entanto, é sempre aconselhável agir com cautela.
Engolir pequenas quantidades de cera ortodôntica geralmente não causa problemas. Mantenha a calma.
Você pode beber água para ajudar a levar a cera pelo sistema digestivo.
Fique atento a quaisquer sintomas incomuns, como dor abdominal persistente, dificuldade em engolir ou respirar, ou outros desconfortos gastrointestinais. Se surgirem problemas, é recomendável procurar orientação médica.
Como tirar a cera ortodôntica do aparelho
A cera deve ser removida durante a escovação dos dentes para garantir a higiene bucal adequada. Ela não deve substituir práticas regulares de cuidado oral.
- Escovação:
A retirada da cera pode ser feita durante a escovação, passando as cerdas da escova mais especificamente onde a cera ortodôntica está localizada. Tenha cuidado para não machucar a gengiva ou quebrar o aparelho. - Fio dental:
Passe o fio dental suavemente entre os braquetes do aparelho. Isso ajudará a soltar a cera que está presa entre os componentes. - Cotonete:
Se houver pedaços de cera restantes, você pode usar um cotonete ou palito de dente suavemente para removê-los. Seja delicado para evitar danos ao aparelho ou à sua boca.
Mas, antes de tocar na cera ou no aparelho, certifique-se de lavar bem as mãos para garantir a higiene.
Não sabe como usar o fio dental? Veja aqui: como usar o fio dental!
Onde comprar cera ortodôntica?
A cera pode ser comprada em farmácias, mas na maioria das vezes os pacientes que utilizam o aparelho ortodôntico recebem o produto diretamente no consultório odontológico onde fazem seus tratamentos.
Lojas especializadas em produtos odontológicos e ortodônticos geralmente oferecem uma variedade de opções de cera ortodôntica.
Plataformas on-line e lojas virtuais, também podem oferecer uma variedade de marcas de cera ortodôntica.
Certifique-se de verificar a marca e o tipo de cera ortodôntica ao fazer a compra, pois diferentes marcas podem ter características ligeiramente diferentes. Além disso, sempre siga as instruções de uso fornecidas pelo seu ortodontista ou as indicadas na embalagem do produto.
O que usar para substituir a cera ortodôntica?
Caso não encontre ou não possa comprar a cera ortodôntica, você pode substituí-la por pequenos pedaços de algodão podem ser utilizados para cobrir áreas que estão causando desconforto.
No entanto, tenha cuidado para não usar quantidades excessivas que possam se soltar e serem engolidas.
Fitas de silicone utilizadas para cicatrização podem ser cortadas em pedaços pequenos e aplicadas sobre áreas que estão causando desconforto.
Lembre-se de que essas alternativas são soluções temporárias e devem ser usadas com moderação. Sempre consulte seu ortodontista antes de usar substitutos, pois ele pode fornecer orientações específicas com base no seu caso.
Se a irritação persistir ou se tornar mais grave, é importante entrar em contato com seu profissional de saúde bucal para avaliação e aconselhamento adequados.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a sua saúde bucal e prevenir doenças.
Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista tenha acesso aos procedimentos odontológicos já realizados e a possíveis tratamentos para garantir a sua saúde bucal.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!