Os dentes de leite correspondem aos primeiros dentes que possuímos da arcada dentária e são responsáveis por contribuir para a fala e mastigação da criança.
Sendo assim, confira mais informações sobre essa dentição e como arrancar dente de leite:
O que é um dente de leite?
O dente de leite, também conhecido como dente decíduo, corresponde ao primeiro tipo de dente que possuímos ao decorrer da vida e seu conjunto é responsável por formar a arcada dentária infantil.
Geralmente seu nascimento inicia-se por volta dos 6 meses de idade e a queda dele acontece a partir dos 6 anos de idade.
A dentição decídua é composta por 20 dentes, sendo 10 superiores e 10 inferiores, dos quais são 8 incisivos, 4 caninos e 8 pré-molares.
Apesar de serem temporários, estes dentes são extremamente importantes para o desenvolvimento da criança visto que eles possuem a função de contribuir para a mastigação e fala das crianças.
Além disso, eles também possuem a função de agir como guia para o nascimento dos dentes permanentes, assegurando que eles nasçam no lugar correto, prevenindo que eles nasçam fora do lugar.
Para cuidar deles é importante que os pais ou responsáveis levem as crianças a um odontopediatra visto que ele é um profissional especializado na saúde bucal de crianças e pode orientar a família a respeito dos cuidados de higienização bucal.
Como arrancar dente de leite da maneira correta?
Normalmente os dentes de leite irão cair sem a necessidade de fazer qualquer tipo de intervenção, desta forma, é bastante comum que o dente venha se desprender da gengiva durante a escovação, uso do fio dental ou até mesmo durante a alimentação.
No entanto, em alguns casos pode ser necessário incentivar sua queda através da movimentação do dente.
Esta movimentação pode ser feita pela própria criança utilizando sua língua para amolecer os dentes e facilitar sua queda.
Os pais também podem contribuir para a queda dos dentes utilizando uma gaze ou pano limpo para movimentar o dente e incentivar sua queda. No entanto, para fazer isto é importante que o profissional higienize bem as mãos para prevenir contaminações.
Caso o dente esteja muito mole ou preso na gengiva apenas por uma ponta de forma que exija a intervenção dos pais para removê-lo é importante que as mãos sejam higienizadas antes.
Assim que o dente é extraído pode surgir um pequeno sangramento no local, no entanto isto é normal. Sendo assim, caso isto ocorra é recomendado utilizar uma gaze por um pequeno tempo e também evitar que a criança se alimente por aproximadamente 30 minutos.
Qual a ordem de nascimento dos dentes de leite?
Os dentes de leite não possuem uma data exata para nascerem, tendo em vista que cada criança possui um tempo de desenvolvimento próprio.
No entanto, apesar de não possuir uma data exata, existe o tempo médio aproximado em que ocorre o nascimento desses dentes.
Sendo assim, confira qual a ordem do nascimento dos dentes de leite:
- Incisivos centrais: entre 6 e 8 meses;
- Incisivos laterais: entre 9 e 12 meses;
- Primeiros pré-molares: entre 12 e 16 meses:
- Caninos: entre 16 e 20 meses;
- Segundos pré-molares: entre 20 e 30 meses.
Desta forma, ao realizar o acompanhamento com um odontopediatra, ele poderá identificar se há algum atraso em relação ao nascimento dos dentes da criança.
Caso haja alguma alteração, o profissional realizará alguns exames a fim de descobrir qual a causa e caso seja possível realizar alguma intervenção.
Com quantos anos cai o primeiro dente de leite?
Assim como vimos anteriormente, os dentes de leite possuem uma idade média na qual eles tendem a nascer e também possuem uma idade média na qual costumam cair.
O primeiro dente de leite a cair geralmente cai próximo a idade na qual o primeiro dente permanente começa a nascer, o que tende a ocorrer por volta dos 6 anos de idade, já o último dos dentes de leite normalmente cai entre os 10 e 12 anos de idade.
Após a queda dos dentes, há um tempo médio no qual o dente permanente equivalente deve começar a nascer.
Desta forma, caso ele não demonstre nenhum sinal do seu nascimento em até um período de três meses após a queda do dente de leite é recomendado procurar um profissional para avaliar a causa.
Como saber qual é a hora certa de arrancar o dente de leite?
Assim como foi dito anteriormente, existe uma idade média na qual os dentes permanentes nascem e quando eles vão nascer é necessário que o dente de leite equivalente tenha caído.
Dessa forma, o dente de leite geralmente tende a cair sozinho próximo à data de nascimento do dente permanente em questão.
No entanto, em alguns casos pode ser necessário arrancar o dente de leite por conta própria, tendo em vista que ele pode ficar preso apenas por uma ponta.
A hora certa de arrancar o dente de leite é quando ele se desprende quase todo da gengiva ou após o amolecimento dele.
Isto se deve ao fato de que geralmente o dente decíduo fica mole apenas quando o dente permanente está quase a ponto de nascer.
Sendo assim, é importante que a queda do dente não seja forçada antes da hora devido ao fato de que isto pode trazer complicações para a criança.
A queda de forma precoce pode causar feridas na boca da criança pelo fato de a raiz não ter sido completamente absorvida e também pode afetar o alinhamento do nascimento dos dentes permanentes.
Ela também pode afetar a mastigação e provocar danos ao osso alveolar visto que os dentes são responsáveis por auxiliar na mastigação e proteger o periodonto de possíveis danos provocados pela mastigação.
LEIA TAMBÉM: Como amolecer dente de leite mais rápido? Aprenda aqui!
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Elas também tornam possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!