As cáries são um problema odontológico bastante comum nos dias de hoje e que pode afetar tanto crianças quanto adultos.
Veja mais sobre o que é e como tirar cárie do dente:
O que é cárie?
A cárie no dente é um problema que pode causar vários sintomas no paciente, podendo levar até mesmo comprometer todo o dente e levar a perda dentária.
Ela consiste no processo de corrosão dos dentes causado pelos ácidos produzidos pelas bactérias que habitam naturalmente a boca.
Inicialmente essa condição causa apenas o surgimento de algumas manchinhas pretas sobre o dente e com o passar do tempo vão surgindo buraquinhos.
Como as cáries se formam?
A cárie no dente se forma por conta do acúmulo de bactérias na superfície dos dentes, que ocorre por causa da má higienização dos dentes.
A má higienização faz com que as bactérias se acumulem sobre as partículas de alimentos que ficam presas sobre os dentes.
Essa junção entre as bactérias, a saliva e os restos de alimentos formam uma fina película sobre os dentes chamada de placa bacteriana.
Desse modo, quando as bactérias que se acumulam na superfície dos dentes iniciam o processo de digestão dessas partículas de alimentos, elas liberam um ácido que é corrosivo aos dentes.
A constante desse ácido e sua liberação diretamente sobre os dentes resulta num processo de corrosão onde vão surgindo pequenos buraquinhos na superfície dos dentes.
Esse processo corrosivo é chamado de cárie e se não for tratado rapidamente, pode chegar a comprometer o dente por completo e até mesmo o tecido periodontal.
Quais os sintomas da cárie no dente?
A cárie no dente é um problema onde ocorre a corrosão dos dentes, o que acaba deixando as camadas mais internas do dente exposta, resultando no surgimento de alguns sintomas.
Esses sintomas vão evoluindo com o passar do tempo em que o paciente se encontra exposta à cárie, sendo assim, inicialmente ela causa apenas o surgimento de pequenas manchas escuras na superfície dos dentes.
Futuramente com a evolução da corrosão vão surgindo pequenos buraquinhos nos dentes, além do surgimento de outros sintomas como sensibilidade e dor.
Quando ela não é tratada e continua progredindo, essas bactérias podem chegar ao periodonto, comprometendo a gengiva e os ossos de sustentação.
LEIA TAMBÉM: Cárie interproximal: o que é, causas, tratamento e prevenção
Como tirar cárie do dente?
Atualmente existem algumas maneiras diferentes de como tirar cárie dos dentes sendo as principais a raspagem e o tratamento de canal.
A raspagem consiste em um procedimento onde o dentista utiliza uma broca odontológica para remover a cárie do dente. Ele é utilizado quando as cáries ainda não comprometeram a polpa do dente.
Após a realização da raspagem, caso necessário, o dentista irá realizar uma restauração no dente do paciente para devolver seu formato original.
O tratamento de canal é um procedimento utilizado quando a cárie no dente já atingiu a polpa do dente. Dessa forma esse procedimento consiste na remoção da polpa dentária comprometida.
Logo após a polpa do dente ser removida, o dentista faz o selamento das raízes e preenche o interior do dente com resina odontológica, prevenindo assim futuras reincidências.
Como prevenir?
Assim como foi visto acima, na grande maioria das vezes a cárie é causada pela higienização ineficiente dos dentes, incluindo em crianças.
Sendo assim, para prevenir o surgimento dessa condição é importante que o paciente cuide bem de sua higiene bucal, mantendo uma boa escovação dos dentes e o uso correto do fio dental.
Além disso, também é importante cuidar da alimentação evitando alimentos muito açucarados, pois o açúcar é digerido mais rapidamente pelas bactérias, tornando o processo de erosão mais rápido.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!