A boca amarga é um sintoma que pode ser provocado por inúmeras condições e pode ou não significar que há algum problema com o organismo.
Sendo assim, para saber mais sobre o que pode ser e como tirar gosto amargo na boca continue acompanhando o artigo abaixo:
O que pode ser e como tirar gosto amargo na boca?
O gosto amargo na boca é um sintoma que pode ser provocado por diversos fatores, desde o consumo de determinados medicamentos ou tratamentos, alterações sistêmicas e doenças.
Ademais, alguns hábitos, como o consumo de tabaco, tanto o mascável quanto o tragável, também podem acabar deixando um gosto ruim na boca por algum tempo.
Geralmente, o gosto amargo na boca tende a passar quando tratamos a sua causa, no entanto, caso ele permaneça mesmo após sua causa ser tratada é recomendado buscar ajuda médica.
Sendo assim, confira o que pode ser a boca amargando e como tirar gosto amargo da boca:
1. Gravidez
Assim como sabemos, o período gestacional corresponde a uma época em que há várias alterações hormonais acontecendo no corpo da mulher, o que pode deixar o seu paladar mais apurado.
Isso pode acabar resultando na sensação de estar com um gosto metálico na boca. Para tirar o gosto amargo da boca causado pela gravidez, a paciente pode consumir uma limonada ou um picolé de limão.
Isto se deve ao fato de que esta alteração no paladar tende a desaparecer sozinha com o passar do tempo e caso não desapareça, é recomendado que a paciente procure atendimento médico.
2. Uso de medicamentos
Existem alguns medicamentos que quando consumidos, causam a liberação de algumas substâncias na saliva, o que pode causar uma alteração no gosto da boca, deixando um gosto amargo na boca.
Além disso, existem outros medicamentos que podem alterar o fluxo salivar, reduzindo a produção de saliva e consequentemente alterando o gosto da boca.
Geralmente o gosto ruim derivado de medicamentos tende a desaparecer sozinho com o tempo, mas caso esse sintoma seja constante e muito incômodo o paciente pode procurar o profissional para tentar substituir o medicamento.
3. Má higienização bucal
A má higienização bucal é uma das principais causas do gosto ruim na boca, isto se deve ao fato de que a higienização inadequada dos dentes ou passar um longo período de tempo sem higienizar os dentes pode provocar um acúmulo de bactérias no interior da boca.
Para tirar o gosto amargo da boca derivado da má higienização, o paciente deve higienizar os dentes adequadamente, através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental após as refeições, antes de dormir e ao acordar.
4. Hepatopatia
As hepatopatias dizem respeito às complicações que afetam o fígado do paciente e fazem com que ele não funcione da maneira correta na qual deveria funcionar.
Quando isto ocorre, ocorre um grande acúmulo de amônia, que é uma substância tóxica, no interior do corpo e pode deixar um gosto ruim na boca, geralmente assemelha-se a peixe ou cebola.
Para tratar esta condição é importante que o paciente fique atento aos sinais e sintomas que podem indicar alguma complicação no fígado, para que quando percebê-los o paciente possa procurar atendimento profissional.
Dessa forma o profissional será capaz de avaliar o que está causando o problema no fígado e indicar o tratamento correto para a condição.
5. Infecções das vias aéreas
Existem algumas infecções infecções das vias aéreas, como resfriados, gripes, sinusite e laringite, que podem implicar no surgimento de um gosto amargo na boca por conta das substâncias produzidas pelos microrganismos responsáveis por provocá-la.
Para tirar o gosto ruim na boca derivado dessas infecções é importante que o paciente consuma no mínimo 2 litros de água diariamente, além de também consumir alimentos que melhoram a imunidade.
6. Refluxo gastroesofágico
O refluxo é uma condição caracterizada pelo retorno do conteúdo estomacal pelo esôfago, podendo chegar até a boca, causando um gosto amargo na boca e mau hálito.
Para tirar o gosto amargo da boca nestes casos o paciente pode evitar ingerir alimentos que sejam muito gordurosos, pois isto aumenta a produção de ácido estomacal e também evitar ingerir alimentos em grande quantidade.
Além disso, para tratar esta condição o paciente deve realizar um acompanhamento com um profissional para tratá-la, seja por meio de medicamentos ou através de um procedimento cirúrgico.
7. Quimio e radioterapia
A quimio e a radioterapia são tratamentos utilizados para tratar tumores malignos, onde a quimioterapia consiste em um tratamento que utiliza medicamentos e a radioterapia consiste no uso de radiação para tratar o tumor.
Sendo assim, o consumo destes medicamentos e a exposição a esta radiação pode acabar afetando o paladar do paciente, fazendo com que ele fique com um gosto amargo na boca.
Esse gosto amargo tende a desaparecer alguns dias após o fim do tratamento, no entanto é possível utilizar de alguns métodos para tirar o gosto amargo da boca, como consumir balas e higienizar bem a boca através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental.
8. Síndrome da boca ardente
A síndrome da boca ardente corresponde a uma condição onde o paciente sente constantemente uma sensação de queimação na cavidade oral e também pode provocar a xerostomia e o gosto amargo na boca.
Geralmente essa condição tende a afetar pacientes que estão passando por uma grande alteração hormonal, como na menopausa, mas também pode ser resultado de alguma infecção por microrganismos ou déficit de algum nutriente ou vitamina.
No caso de suspeita de síndrome de boca ardente, o paciente deve procurar um profissional da área da saúde para avaliar e confirmar se realmente se trata desta condição.
Após confirmar a suspeita, o profissional irá avaliar se sua causa está relacionada a algum tipo de condição ou não e iniciar o tratamento adequado.
9. Uso de suplementos vitamínicos
Os suplementos vitamínicos dizem respeito a um composto em forma de cápsula ou xarope que possui todas as vitaminas que o corpo do paciente está em falta.
Alguns deles possuem altas quantidades de substâncias metálicas, como zinco e ferro, o que pode fazer com que ele tenha um gosto metálico e deixe um gosto amargo na boca.
Geralmente, o gosto ruim na boca derivado destes compostos desaparece com o passar do tempo, no entanto, para tirar o gosto amargo da boca o paciente pode consumir alguma bala com um sabor refrescante, como hortelã ou menta.
Se o gosto ruim na boca for muito forte ou não sumir com o passar do tempo, o paciente pode recorrer ao profissional e solicitar a troca de suplemento vitamínico.
LEIA TAMBÉM: Boca amarga pode ser câncer? Veja aqui se deve se preocupar
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
As visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!