Agende Sua Avaliação

OralDents

Logo oraldents azul
profissional efetuando uma exodontia

Exodontia: confira o que é, por que é feita e como é feita!

A exodontia é um procedimento que consiste na extração dos dentes de forma cirúrgica e é realizada no consultório odontológico.

Para saber mais a respeito deste procedimento, continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é exodontia?

Exodontia é o nome dado ao processo de extração de dentes realizado em um consultório odontológico por um dentista.

Sendo assim, diferentemente da extração de dentes realizada em casa, a realizada em consultório odontológico consiste em um procedimento cirúrgico.

No entanto, ela é realizada com o uso de algum tipo de sedativo, o que garante que o procedimento seja completamente indolor.

O fato de ser um procedimento onde a remoção do dente é feita de forma induzida faz com que ela só seja realizada quando há algum problema no dente que comprometa a saúde bucal.

profissional explicando os tipos de exodontia

Tipos de exodontia

Apesar de a exodontia se tratar da extração de dentes, ainda é possível dividi-la em diferentes tipos, onde cada um é realizado com um objetivo diferente. Sendo assim, confira mais a respeito de cada um de seus tipos:

O que é exodontia de raiz residual?

A extração de raiz residual é o procedimento cirúrgico realizado para remover pequenos resquícios de raiz que podem ter sobrado de alguma extração de dente anterior.

Para realizá-la é necessário que o profissional diagnostique a presença dessas raízes, o que pode ser realizado através da avaliação de sintomas e alguns exames, como raio-X de dente.

O que é exodontia simples?

A exodontia simples é o processo de extração do dente quando ele já erupcionou, ou seja, a extração que ocorre quando não é necessário retirar o dente de dentro da gengiva.

Geralmente ela é realizada para remover o dente do siso, algum dente que se encontra comprometido, dentes supranumerários ou dentes que estejam atrapalhando o alinhamento dos dentes.

Exodontia cirúrgica

A exodontia cirúrgica diz respeito à extração dentária onde é necessário realizar uma incisão na gengiva para remover dente que ainda não nasceu.

Geralmente ela é realizada para remover o dente siso antes de ele nascer para evitar que ele cause problemas.

Quando é necessário realizar a exodontia?

Assim como foi visto anteriormente, a exodontia consiste em um procedimento onde os dentes são removidos no consultório odontológico quando há algum problema.

Sendo assim, confira quais são as principais razões para sua extração:

Cáries

As cáries são um dos principais motivos que levam a extração dos dentes e geralmente surgem por conta de maus cuidados de higiene bucal.

Isso se deve ao fato de que a má higienização oral pode levar ao acúmulo de placa bacteriana e do tártaro sobre os dentes, que com o passar do tempo podem provocar a erosão dos dentes, levando ao surgimento da cárie.

Em seu estágio inicial ela pode ser removida através de uma pequena raspagem dos dentes comprometidos para remover o tecido cariado.

Em alguns casos onde ela já progrediu e atingiu a polpa, o dente ainda pode ser salvo através da realização de um procedimento chamado tratamento de canal, que consiste na extração da polpa do dente comprometida e preenchimento do seu interior com um material obturador para devolver sua funcionalidade.

Nos casos mais severos onde houve um grande comprometimento da estrutura dentária pode ser necessário extrair o dente por completo.

Inflamações gengivais

As inflamações gengivais quando não tratadas podem ser tão prejudiciais quanto a cárie. Isso se deve ao fato de que nos estágios mais avançados ela pode provocar a degeneração do tecido gengival e até mesmo do osso alveolar.

Essa destruição das estruturas de sustentação dos dentes pode deixá-los amolecidos de forma que eles venham a cair naturalmente ou que seja necessário extraí-los, juntamente com o tratamento para a inflamação gengival.

Apinhamento dentário

Em alguns casos onde o paciente possui vários dentes apinhados e não há espaço suficiente para encaixar todos os dentes na arcada dentária do paciente pode ser necessário extrair alguns deles para que os outros possam caber na arcada alinhados.

Dente incluso

Um dente incluso diz respeito a um dente que ainda não erupcionou acima da linha da gengiva ou erupcionou apenas parcialmente, o que geralmente ocorre com o dente do siso.

A extração destes dentes se faz necessária devido ao fato de que eles podem contribuir para o surgimento de complicações como a pericoronarite.

Fraturas

Algumas fraturas dentárias são bastante simples de serem resolvidas, como aquelas onde se quebra apenas um pequeno pedaço do esmalte dentário, o que pode ser resolvido através de uma simples restauração.

No entanto, algumas vezes pode ocorrer uma fratura dentária mais severa, onde o dente se quebra próximo à linha da gengiva, impossibilitando sua restauração, o que faz com que seja necessário realizar a sua exodontia.

Dentre extraído pela exodontia

Como é feita a extração de dente?

O processo de exodontia geralmente é feito enquanto o paciente está sob o efeito de anestesia, fazendo com que seja um procedimento completamente indolor.

Sendo assim, o procedimento inicia-se com a aplicação da anestesia seguido da incisão na gengiva se necessário para ter acesso ao dente.

Após isso, o dente é removido, no entanto, caso não seja possível removê-lo por inteiro, o profissional pode dividir o dente em pedaços menores para facilitar sua extração.

Após a remoção do dente pode ser feita uma sutura no local para auxiliar na cicatrização do local.

Cuidados que devemos ter após a extração de um dente?

Assim como foi visto anteriormente, a exodontia é um procedimento cirúrgico realizado para se extrair um dente do paciente, o que pode ocorrer por vários motivos.

Sendo assim, por se tratar de um procedimento cirúrgico é necessário tenha alguns cuidados após sua realização, sendo os principais:

  • Evitar mastigar do lado onde o dente foi extraído;
  • Optar por alimentos líquidos ou pastosos por serem mais fáceis de se ingerir;
  • Evitar consumir alimentos quentes;
  • Utilizando uma compressa fria para evitar inchaços;
  • Não efetuar movimentos de sucção;
  • Evitar consumir cigarros e bebidas alcoólicas durante o período de recuperação;
  • Tomar os medicamentos da forma correta;
  • Retornar ao dentista na data correta.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista é possível identificar e tratar possíveis complicações antes que elas cheguem a exigir a extração de dente.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Através delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Sendo assim, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Deixe um comentário