Agende Sua Avaliação

OralDents

Logo oraldents azul
número dos dentes

Número dos dentes: veja como é feita a enumeração deles!

Atualmente existem diferentes formas de enumerar os dentes do paciente que foram desenvolvidas com o intuito de facilitar o compartilhamento de informações e estudos.

Sendo assim, confira como é feita a divisão do número dos dentes:

O que é um dente?

O dente é uma estrutura mineralizada caracterizada por possuir várias estruturas e também pode ser dividido em diversos tipos, onde cada um deles possui uma função.

Eles são caracterizados por serem uma estrutura altamente mineralizada que pode ser afetada por diversos problemas, tais como as cáries e o tártaro, que são complicações derivadas da má higienização bucal.

Sua principal função é a de contribuir para o processo digestivo por serem responsáveis por triturar os alimentos para facilitar sua digestão, no entanto, eles também são importantes para a fala.

No decorrer da vida, nós possuímos 2 tipos de dentes, que são os dentes de leite e os dentes permanentes, onde os de leite permanecem apenas durante uma parte da vida devido ao fato de que futuramente serão substituídos pelos dentes permanentes.

A principal diferença entre esses dois tipos de dentes é que os dentes de leite possuem um formato menor e uma tonalidade mais esbranquiçada, além de também possuírem uma menor quantidade.

Quantos dentes de leite possuímos? E permanentes?

Assim como foi dito anteriormente, no decorrer da vida possuímos duas dentições, sendo elas a dentição permanente e a decídua.

Durante a infância, os primeiros dentes a nascerem são os dentes de leite, que começam a surgir por volta dos 6 meses de vida e terminam de nascer antes dos 3 anos de idade.

Ao todo, nós possuímos 20 dentes, sendo 8 incisivos, 4 caninos e 8 pré-molares e 32 dentes decíduos, sendo 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.

No entanto, a maioria dos adultos possui apenas 28 dentes permanentes, o que se deve ao fato de que grande parte das vezes o dente do siso, também conhecido como terceiro molar, é removido para evitar que provoque problemas.

Por que é necessário separar o número dos dentes?

O ato de dar um número aos dentes é necessário para que possam se fazer estudos e que possa ser possível identificar qual dente está sendo falado de uma forma mais simples.

Sendo assim, a numeração é importante para que haja uma língua comum entre os dentistas, de forma que os profissionais de diferentes países possam saber se comunicar mais facilmente.

Desse modo, ele é importante pois facilita a troca de informações e facilita o estudo dos dentes, além de também contribuir para a leitura da documentação ortodôntica em outros países.

Quais são os tipos de divisão do número dos dentes?

Assim como foi visto anteriormente, a numeração dos dentes é extremamente importante para facilitar os estudos e trocas de informações entre os profissionais de diferentes países.

No entanto, existem mais de um tipo de forma de numerar os dentes que são a FDI, nomenclatura universal e os quadrantes de Palmer. Confira mais a respeito de cada uma delas:

Número dos dentes segundo a classificação FDI

Número dos dentes segundo a classificação FDI

A classificação FDI, que foi a numeração desenvolvida pela Federação Dentária Internacional, onde os dentes são numerados por quadrante.

Nesta classificação, a arcada dentária superior é dividida em dois quadrantes e a inferior em mais dois, sendo numerados da seguinte forma:

  • Quadrante superior direito: 1
  • Quadrante superior esquerdo: 2
  • Quadrante inferior esquerdo: 3
  • Quadrante inferior direito: 4

Desta forma, os dentes de cada quadrante também recebem um número partindo do incisivo central até o terceiro molar do lado correspondente.

Sendo assim, o número dos dentes dos quadrantes ficam dispostos da seguinte forma:

No quadrante superior direito os dentes recebem os números de 11 a 18, sendo que o incisivo central superior direito recebe o número 11 e o terceiro molar superior direito recebe o número 18.

No quadrante superior esquerdo os dentes recebem os números de 21 a 28, sendo que o incisivo central superior esquerdo recebe o número 21 e o terceiro molar superior esquerdo recebe o número 28.

No quadrante inferior esquerdo os dentes recebem os números de 31 a 38, sendo que o incisivo central inferior esquerdo recebe o número 31 e o terceiro molar inferior esquerdo recebe o número 38.

No quadrante inferior direito os dentes recebem os números de 41 a 48, sendo que o incisivo central inferior direito recebe o número 41 e o terceiro molar inferior direito recebe o número 48.

Essa sequência é válida para os dentes permanentes, no caso dos dentes decíduos, o número dos dentes é diferente.

Os quadrantes da arcada dentária infantil recebem os seguintes números:

  • Quadrante superior direito: 5
  • Quadrante superior esquerdo: 6
  • Quadrante inferior esquerdo: 7
  • Quadrante inferior direito: 8

Além dos quadrantes, os dentes recebem a mesma numeração, no entanto, por existirem menos dentes, eles são numerados apenas de 1 a 5.

Desta forma, o quadrante superior direito recebe os números de forma que o incisivo central superior direito recebe o número 51 e o segundo pré-molar superior direito recebe o número 55.

Desta forma, o quadrante superior esquerdo recebe os números de forma que o incisivo central superior esquerdo recebe o número 61 e o segundo pré-molar superior esquerdo recebe o número 65.

Desta forma, o quadrante inferior esquerdo recebe os números de forma que o incisivo central inferior esquerdo recebe o número 71 e o segundo pré-molar inferior esquerdo recebe o número 75.

Desta forma, o quadrante inferior direito recebe os números de forma que o incisivo central inferior direito recebe o número 81 e o segundo pré-molar inferior direito recebe o número 85.

Número dos dentes segundo a classificação universal

A classificação universal, também conhecida como numeração norte-americana, diz respeito a uma classificação que enumera os dentes no sentido horário do número 1 ao 32, iniciando no terceiro molar superior direito.

Desta forma, o terceiro molar superior direito recebe o número 1 e o terceiro molar superior esquerdo recebe o número 16.

Já na arcada inferior, o terceiro molar inferior esquerdo recebe o número 17 e o terceiro molar inferior esquerdo recebe o número 32.

Quando se trata dos dentes inferiores, eles recebem letras do alfabeto, sendo que o segundo pré-molar direito recebe a letra A.

Número dos dentes segundo o quadrante de Palmer

Número dos dentes segundo o quadrante de Palmer

Diferentemente das outras formas de numeração, o quadrante de Palmer não possui diferenciação de um quadrante para o outro e a numeração dos dentes é semelhante ao formato FDI.

Sendo assim, os números são divididos por quadrantes, recebendo a numeração de 1 a 8, de forma que o incisivo central seja o número 1 e o terceiro molar o número 8.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Elas também tornam possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Deixe um comentário