O bruxismo é uma condição caracterizada pelo apertar e ranger de dentes e tende a ser uma das principais causas da disfunção temporomandibular.
Dessa forma, confira mais a respeito dessa condição:
O que é bruxismo?
O bruxismo nos dentes é uma condição caracterizada pelo ranger e apertar de dentes e pode ocorrer em qualquer faixa etária, além de também afetar tanto homens quanto mulheres.
Essa condição não possui uma causa específica, no entanto, existem uma série de fatores que acredita-se ser a causa do bruxismo.
Ele tende a provocar o amolecimento e desgaste dos dentes, além de também ser responsável por causar complicações na ATM e nos músculos responsáveis pela mastigação.
Geralmente esse problema é identificado quando uma outra pessoa percebe o ranger de dentes do paciente durante o sono, através da avaliação do desgaste dos dentes ou a partir da realização de alguns exames.
O que causa bruxismo?
A causa do bruxismo ainda não foi completamente descoberta, no entanto, existem alguns fatores em que se acredita que o bruxismo está relacionado.
Sendo assim, confira quais são os principais fatores relacionados ao surgimento do bruxismo:
Fatores emocionais
Alguns fatores emocionais como estresse e ansiedade podem resultar na realização de movimentos involuntários dos músculos envolvidos na mastigação, seja durante o sono ou enquanto o paciente está acordado.
Isso acontece devido ao fato de que o ranger e apertar de dentes pode ser utilizado como uma forma de aliviar esses sintomas.
Apneia obstrutiva do sono
Apesar de não ser completamente comprovada a ligação da apneia do sono e o bruxismo, no entanto, acredita-se que a obstrução das vias aéreas durante o sono pode resultar no ranger e apertar de dentes.
Má-oclusão
O mau alinhamento da arcada inferior e superior durante a oclusão, assim como o desalinhamento e apinhamento dos dentes, também pode resultar em casos de bruxismo.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo consiste no retorno do ácido estomacal no tubo digestivo do paciente, o que pode acabar resultando em uma alteração do pH da boca.
O pH bucal mais ácido pode resultar em uma maior atividade dos músculos responsáveis pela mastigação, resultando assim no bruxismo nos dentes.
O que o bruxismo pode causar?
O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger e apertar de dentes, o que faz com que seus sintomas geralmente estejam relacionados à articulação temporomandibular.
A DTM, também chamada de disfunção temporomandibular, é um dos principais sintomas do bruxismo e é dividida entre duas principais origens, sendo a DTM muscular e a articular.
Sendo assim confira quais são os principais sintomas dessa condição:
- Desgaste, fratura ou amolecimento dos dentes;
- Dor, zumbido e estalos no ouvido;
- Dores na articulação, na mandíbula e na musculatura envolvida na mastigação;
- Dificuldade para abrir e fechar a boca;
- Alterações no sono;
- Ranger e/ou apertar de dentes.
Por se tratar de uma condição difícil de ser percebida, ao perceber algum dos sintomas ou após ser alertado por alguém a respeito é importante procurar um profissional para confirmar a suspeita.
Como é feito o tratamento?
O bruxismo não possui uma cura definitiva, no entanto, existem tratamentos que podem ser realizados para amenizar os sintomas causados pelo bruxismo.
Seu tratamento tende a ser feito de forma multidisciplinar, ou seja, combinando um conjunto de métodos diferentes. A forma como o tratamento será realizado dependerá da avaliação realizada pelo profissional.
No entanto, na maioria das vezes ele é feito através do uso da placa de bruxismo, e juntamente com ela podem ser realizadas terapias e fisioterapias.
Dessa forma é possível reduzir o estresse e a ansiedade, bem como reduzir os sintomas com a fisioterapia e a placa oclusal.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar o problema do bruxismo com maior facilidade.
Dessa maneira, com a identificação precoce o dentista pode iniciar o tratamento com placa de bruxismo mais cedo, oferecendo assim uma chance maior de solucionar o problema.
Elas também garantem que seja possível identificar e tratar possíveis problemas bucais, como a cárie e o tártaro.
Também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!