O tártaro é um problema muito comum nos dias de hoje que ocorre principalmente por conta da má higienização dos dentes.
Confira mais sobre o que é tártaro e mais no artigo abaixo:
O que é tártaro?
O tártaro, também chamado de cálculo dental, consiste em uma camada rígida e porosa que se forma sobre os dentes e possui uma tonalidade amarelada ou amarronzada.
Geralmente ele se forma próximo a linha das gengivas, no entanto ele também pode surgir abaixo da linha da gengiva, recebendo o nome de tártaro subgengival.
Esse problema geralmente surge por conta da higienização ineficiente dos dentes e pode causar vários problemas, como a irritação da gengiva e facilitar o desenvolvimento de cáries.
Além disso, por conta de essa camada possuir uma tonalidade diferente dos dentes, ela também pode causar um prejuízo estético ao paciente.
Como ele se forma?
A principal causa do tártaro é a má higienização dos dentes, o que se deve ao fato de que isso contribui para o acúmulo de partículas de alimentos sobre os dentes.
Essas partículas fazem com que algumas bactérias presentes no interior da boca se acumulem na superfície dos dentes ao redor dessas partículas.
A junção dos restos de alimentos e bactérias forma uma película de biofilme sobre os dentes chamada placa bacteriana. Essa placa bacteriana geralmente pode ser retirada através da escovação e do uso do fio dental.
No entanto, quando essa placa não é removida de cima dos dentes, ela pode acabar enrijecendo e se tornando o que conhecemos como tártaro.
Ele pode surgir tanto nos dentes acima da linha da gengiva quanto no abaixo da linha da gengiva, o chamado tártaro subgengival.
O que o tártaro pode causar?
Assim como visto anteriormente, o tártaro é uma camada rígida que se forma sobre os dentes e é composta por restos de alimentos, bactérias e saliva.
Quando essas bactérias se alimentam, elas produzem uma espécie de ácido que é corrosivo para os dentes e também acaba irritando a gengiva.
Sendo assim, com o passar do tempo, e a constante liberação desse ácido sobre a superfície dos dentes pode acabar corroendo os dentes, provocando assim um processo de cárie no dente.
A irritação das gengivas pode provocar um caso de gengivite, que se não for tratado pode evoluir para uma periodontite e causar vários danos à integridade bucal do paciente.
Além dos problemas à saúde bucal, o tártaro também pode comprometer a estética dos dentes por conta de possuir uma tonalidade amarelada ou amarronzada.
Como remover o tártaro dos dentes?
Diferentemente da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido através de uma simples escovação dos dentes e uso do fio dental.
Logo, para realizar a remoção do tártaro nos dentes é recomendado que o paciente realize uma profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.
Uma etapa do procedimento de profilaxia consiste na raspagem dental, onde o dentista irá utilizar um dispositivo de ultrassom ou uma cureta manual para realizar sua remoção.
O aparelho de ultrassom é responsável por emitir ondas que quebram o tártaro em pequenos pedacinhos, o que facilita sua remoção. Já a cureta manual consiste apenas em uma ferramenta utilizada para raspar o tártaro até que ele se desprenda.
Portanto, através da realização desse procedimento é possível evitar o surgimento de várias complicações geradas pelo tártaro.
Como evitar a sua formação?
Assim como foi visto anteriormente, o tártaro nos dentes é uma condição que surge por conta do endurecimento da placa bacteriana que se encontra sobre os elementos dentais.
Sendo assim, para evitar a formação é importante que o paciente higienize os dentes da maneira correta, através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental.
Desse modo, ele será capaz de remover a placa bacteriana de cima dos dentes, prevenindo assim a formação do tártaro sobre os dentes.
Além disso, também é importante realizar as visitas regulares ao dentista para realizar a profilaxia, visto que ela é uma limpeza mais completa dos dentes.
Ela também oferece ao profissional a oportunidade de avaliar a higienização bucal do paciente e recomendar a adoção de melhores hábitos se for necessário.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!