O piercing na boca é um acessório que vem se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje.
Sendo assim, para saber mais a seu respeito e seus tipos continue acompanhando o artigo abaixo:
O que é piercing na boca?
O piercing consiste em um tipo de acessório que é muito utilizado nos dias de hoje, sendo possível encontrá-los em diversos locais, principalmente na orelha, nariz e boca.
Eles consistem em pequenos acessórios que são confeccionados por materiais metálicos que são biocompatíveis, geralmente aço cirúrgico e podem ou não conter joias em sua estrutura.
Seus formatos também podem ser variados, podendo existir o piercing na boca argola, o semi argola e o piercing na boca labret.
Geralmente, o piercing na boca não é o primeiro tipo de piercing que o paciente coloca, no entanto, ainda é necessário tomar certos cuidados com eles.
Ele também pode ser dividido em diversos tipos, de forma que cada posição onde ele é fixado garante um nome diferente para ele.
Dentre os diferentes tipos de piercing na boca, podemos citar os piercings labiais, o piercing no dente e o piercing na língua.
Além disso, o fato de ficarem posicionados em uma região que fica em contato constante com alimentos, é necessário que o paciente tenha alguns cuidados a mais com eles para prevenir o surgimento de complicações. Saiba como cuidar do piercing na boca neste artigo.
Quais são os tipos de piercing na boca?
Assim como foi dito anteriormente, o piercing na boca recebe um nome diferente de acordo com o local onde é posicionado e também pode ser encontrado em diferentes formatos.
Sendo assim, confira quais são os principais tipos de piercing na boca:
- Monroe;
- Madonna;
- Medusa;
- Dahlia;
- Jestrum;
- Labret Vertical;
- Canine Bites;
- Angel Bites;
- Cyber Bites;
- Spider Bites;
- Shark Bites;
- Snake Bites;
- Piercing na língua;
- Smile;
- Piercing no dente.
1. Monroe
O piercing na boca Monroe recebe este nome devido ao fato de ficar posicionado no local semelhante onde era a pinta de Marilyn Monroe. Sendo assim, ele fica posicionado acima do buço no lado esquerdo e geralmente consiste em um piercing labret.
2. Madonna
O piercing Madonna é chamado assim por ficar posicionado próximo ao local onde era a pinta da cantora Madonna. Logo, ele fica posicionado na parte superior do buço do lado direito e geralmente utiliza-se um piercing labret.
3. Medusa
O piercing na boca Medusa consiste no acessório que fica posicionado no filtro labial, ou seja, na pequena depressão que fica logo abaixo do nariz do paciente e na maior parte das vezes utiliza-se um labret.
4. Dahlia
O piercing Dahlia consiste em dois piercings que são posicionados um de cada lado da boca próximo ao final dos lábios, geralmente utiliza-se dois piercings labret.
5. Jestrum
O piercing Jestrum, também chamado de Medusa vertical, consiste no piercing que fica posicionado de forma que uma ponta fica no filtro labial e a outra abaixo do lábio superior, geralmente utiliza-se o piercing barbell curvo.
6. Labret Vertical
O Labret Vertical é o nome dado ao piercing que é posicionado de forma que uma de suas pontas fique na região central abaixo do lábio inferior e a outra fique acima do lábio inferior. Geralmente utiliza-se o piercing barbell curvo.
7. Canine Bites
O piercing na boca Canine Bites é um conjunto de 4 piercings que ficam posicionados ao entorno da boca, sendo dois acima do lábio superior, um do lado esquerdo e um do direito, e dois abaixo do lábio inferior, sendo um do lado esquerdo e um do lado direito. Geralmente utiliza-se quatro piercings labret.
8. Angel Bites
São uma configuração de piercing que consistem em 2 acessórios posicionados acima do lábio superior, um do lado esquerdo e um do lado direito. Geralmente utiliza-se 2 piercings labret.
9. Cyber Bites
Cyber Bites consistem em 2 piercings, onde um fica posicionado no filtro labial e o outro na parte central logo abaixo do lábio inferior. Podem ser utilizados tanto piercings barbell quanto labret.
10. Spider Bites
O piercing Spider Bites consistem em um arranjo de 2 piercings que ficam posicionados abaixo do lábio inferior no mesmo canto da boca. Podem ser utilizados os piercings do tipo argola, labret e barbell.
11. Shark Bites
O Shark Bites consiste em um conjunto de 4 piercings que ficam posicionados abaixo do lábio inferior e ficam posicionados 2 do lado esquerdo e dois do lado direito. Podem ser utilizados piercings labret, barbell e argola.
12. Snake Bites
Consiste em um arranjo composto por 2 piercings posicionados abaixo do lado inferior sendo um do lado esquerdo e um do lado direito. Podem ser utilizados os tipos labret, barbell e argola.
13. Piercing na língua
O piercing na língua consiste em um dos modelos mais comuns de piercing na boca, que baseia-se em uma joia que é colocada na extremidade da língua do paciente. Geralmente utiliza-se o piercing barbell reto.
14. Smile
O piercing no smile ou piercing no freio labial consiste em uma joia que é posicionado no freio labial do paciente, que é a região que liga a gengiva aos lábios. Geralmente utiliza-se o modelo barbell curvo.
15. Piercing no dente
Apesar de também receber o nome de piercing, o piercing no dente consiste em uma joia que é colada sobre o dente, logo, não é necessário realizar nenhum tipo de perfuração para fixá-lo.
Quais são os modelos de piercing na boca
Os piercings na boca podem ser encontrados em diferentes modelos, que são:
- Labret, que possui uma joia ou esfera em uma ponta e outra ponta reta;
- Barbell, que possui uma joia ou esfera em ambas as pontas e pode ser encontrado no modelo reto e no modelo curvo;
- Argola, consiste no modelo circular, semelhante a uma argola.
Cada um desses tipos é utilizado para um tipo de piercing na boca diferente, além de também existirem os locais que possibilitam o uso de diferentes modelos.
Quais problemas podem ser causados pelo piercing na boca?
Por se tratar de um acessório que é utilizado na boca, que é um ambiente que está constantemente em contato com alimentos, podem surgir algumas complicações.
Dentre as possíveis complicações podemos citar:
- Infecções;
- Danos a vasos sanguíneos ou a nervos;
- Inchaço;
- Danos aos dentes;
- Endocardite bacteriana;
- Reações alérgicas.
Pode colocar piercing na boca utilizando aparelho?
Apesar de parecer difícil utilizar um piercing na boca com aparelho ortodôntico, esta prática é completamente viável, no entanto, deve-se levar em consideração as estruturas do aparelho.
Sendo assim, caso você utilize aparelho e deseje colocar um piercing na boca é recomendado conversar com o dentista responsável pelo seu tratamento.
Colocar piercing na boca dói?
O piercing na boca consiste em um acessório que para sua instalação é necessário fazer uma perfuração na pele do paciente.
Esta perfuração tende a causar algum incômodo para o paciente inicialmente, no entanto, cada paciente possui um limiar de dor diferente, o que faz com que possa ser um procedimento dolorido para alguns e para outros não.
Como cuidar do piercing na boca?
O piercing da boca é um acessório que para sua instalação é necessário realizar uma perfuração dos lábios e por ser uma região que fica em contato constante com alimentos, é necessário que o paciente tenha alguns cuidados com ele.
Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter com este acessório:
- Realizar uma boa higienização bucal, através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental;
- Higienizar o piercing removendo-o e limpando-o diariamente;
- Evitar manusear o acessório sem higienizar as mãos;
- Evitar movimentar a peça;
- Evitar removê-lo, exceto em casos de substituição ou higienização;
- Evite consumir bebidas alcoólicas e cigarros durante o período de cicatrização;
- Realize visitas regulares ao dentista.
Como ter uma boa cicatrização de piercing na boca?
O processo de cicatrização do piercing na boca não é o mesmo para todas as pessoas, portanto, é necessário esperar um espaço de tempo para que ocorra da forma correta.
Na maior parte das vezes, isso acontece depois de 1 a 2 meses da perfuração (desde que seja uma perfuração simples).
Lembrando que, durante esse período, urge a necessidade de evitar alimentos duros e ácidos na alimentação, além de evitar o consumo de álcool.
Por isso, é recomendado dar preferência para refeições que possuam mais maciez e temperatura mais gelada, tendo em vista que podem facilitar esse processo.
Para facilitar ainda mais, é necessário utilizar um antisséptico bucal sem álcool que ajuda a minimizar a quantidade de bactérias na boca, de modo a impedir que o processo inflamatório se inicie.
O recomendado é conversar com um profissional de odontologia para que ele faça uma indicação do melhor antisséptico a ser utilizado.
Piercing na boca inflamado, como cuidar?
Caso você perceba o piercing na boca inflamado, é necessário procurar por uma assistência profissional, tendo em vista que somente uma pessoa com experiência é capaz de saber cuidar da maneira mais adequada.
Assim, o profissional responsável pela perfuração também poderá te dar um retorno do investimento ou realizar uma higienização adequada e troca de peças, quando houver necessidade.
De todo modo, além dos cuidados com a higiene bucal, também é recomendado evitar o consumo de refeições e bebidas quentes e condimentadas.
Outros cuidados a serem aplicados consistem no uso da compressa fria e administração de medicamentos prescritos pelo dentista.
Piercing na boca é perigoso?
Muitas pessoas têm dúvida se o piercing na boca é perigoso e, como você pode ver ao longo do artigo, o seu uso é capaz de provocar riscos, que envolvem desde problemas “simples” até os problemas mais graves que podem ser irreversíveis.
Mas, caso o paciente decida colocar o objeto mesmo assim, aconselha-se procurar estúdios que sejam bem avaliados e possuam profissionais experientes, a fim de evitar o surgimento de algumas complicações.
É necessário que os profissionais esterilizem tudo aquilo que vão utilizar, como por exemplo luvas e instrumentos com agulhas descartáveis.
LEIA TAMBÉM: Como desinchar piercing na boca? Veja aqui 4 dicas!
O que o dentista pode fazer pelo paciente com um piercing na boca?
Antes de colocar um piercing na boca, é recomendado que o paciente procure um dentista para que ele possa avaliar e dar as orientações necessárias para evitar possíveis complicações.
Além disso, ele também pode dizer os possíveis riscos de se colocar um piercing na boca e pode receitar anti-inflamatórios caso haja alguma inflamação.
O acompanhamento profissional ajuda não só com a execução dos tratamentos e procedimentos, mas também por meio das orientações e indicações.
As visitas ao dentista permitem diagnosticar qualquer anormalidade em sua fase inicial, fazendo com que o tratamento seja feito o quanto antes e da forma menos invasiva possível.
O indicado é que as visitas ao dentista ocorram no mínimo 2 vezes ao ano (de 6 seis em seis meses) para que haja um acompanhamento odontológico adequado.
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.