Agende Sua Avaliação

OralDents

Logo oraldents azul
quantos dentes temos na boca

Quantos dentes temos na boca? Confira aqui! – OralDents

É bastante comum nos dias de hoje as pessoas ficarem com dúvida a respeito de quantos dentes temos na boca. Portanto, com isso em mente, fizemos esse artigo para responder essa dúvida:

Quantos dentes temos na boca?

O número de dentes que temos na boca varia de acordo com a fase da vida em que estamos. Desse modo, o número de dentes que uma criança possui se difere do número de dentes que um adulto possui.

Uma criança possui 20 dentes na boca, que são os chamados dentes decíduos e se dividem em:

  • 8 incisivos, sendo 4 superiores e 4 inferiores;
  • 4 caninos, sendo 2 superiores e 2 inferiores;
  • 8 pré-molares, sendo 4 superiores e quatro inferiores.

Os dentes decíduos, também chamados de dentes de leite, recebem esse nome pelo fato de não serem dentes permanentes e futuramente serão substituídos pelos permanentes

Já o número de dentes no adulto pode variar, pois contando com o dente do siso os adultos possuem 32 dentes na boca, no entanto existem casos onde a pessoa não possui nenhum deles ou possui apenas alguns.

Além disso, apesar de naturalmente possuímos 32 dentes permanentes na boca na fase adulta, esse número muda para 28 na maior parte da população devido ao fato de que na maioria das vezes os dentes sisos são removidos.

Sendo assim, os dentes que um adulto possui na boca são:

  • 8 incisivos, sendo 4 superiores e 4 inferiores;
  • 4 caninos, sendo 2 superiores e 2 inferiores;
  • 8 pré-molares, sendo 4 superiores e quatro inferiores;
  • 12 molares, sendo 6 superiores e 6 inferiores, nos quais 4 deles são os terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso.

Quais são as funções dos dentes?

Os dentes são estruturas que ficam no interior da boca e são responsáveis pelo processo inicial de digestão transformando os alimentos ingeridos em um bolo para iniciar a digestão.

No entanto, apesar de eles serem responsáveis pela primeira parte do processo digestivo, cada dente possui sua função específica, sendo elas:

  • Incisivos: os dentes incisivos são dentes que são mais finos para garantir que consigam exercer sua função de cortar os alimentos;
  • Caninos: os dentes caninos possuem um formato um pouco mais pontiagudo para garantir que eles consigam exercer sua função de rasgar os alimentos;
  • Pré-molares e molares: os pré-molares e molares são os últimos dentes da arcada e são um pouco mais largos que os demais para garantir que eles tenham uma superfície de contato maior para que eles possam exercer sua função de triturar os alimentos.

Como cuidar bem dos dentes que temos na boca

Como cuidar bem dos dentes que temos na boca?

Existem alguns cuidados que devemos ter com os dentes em nossa boca para evitar o surgimento de complicações. Através dos bons cuidados com os dentes também é possível evitar problemas que possam levar à queda dos mesmos.

Sendo assim, confira alguns cuidados que devemos ter com os dentes para evitar a perda dentária:

Cuide bem da higiene bucal

É extremamente importante cuidar bem da higiene bucal, visto que através desse cuidado é possível evitar o acúmulo de partículas de alimentos e consequentemente o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes.

O uso do fio dental também contribui para prevenir esse acúmulo na região entre um dente e outro, prevenindo problemas nessa região.

Sendo assim, para manter os dentes higienizados e livres de complicações é recomendado sempre escovar os dentes e utilizar o fio dental após as refeições.

Assim é possível remover as partículas de alimentos que ficam sobre os dentes e prevenir o surgimento de complicações como placa bacteriana, tártaro, cáries e também do mau hálito.

Cuide bem da alimentação

As cáries são um problema derivado da má higienização dos dentes, visto que ela contribui para o acúmulo de partículas de alimentos e bactérias sobre os dentes.

No entanto, o alto consumo de doces também pode contribuir para seu aparecimento, pois o açúcar é digerido mais rapidamente pelas bactérias contribuindo para uma ação mais rápida das bactérias.

Portanto, para evitar o surgimento das cáries, também é importante controlar o consumo de doces.

Evite ações que podem danificar os dentes

Apesar de parecerem inofensivas, alguns hábitos como roer as unhas, morder objetos, apertar os dentes e abrir objetos com os dentes podem ser extremamente prejudiciais para os dentes.

Inicialmente esses hábitos podem parecer inofensivos, no entanto, eles podem provocar sérios danos aos dentes e também contribuir para o aparecimento de má-oclusões.

Outros hábitos como o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros também podem contribuir para causar danos aos dentes.

Isso se deve ao fato de que as bebidas alcoólicas agridem o esmalte dos dentes, fazendo com que ele se desgaste mais rápido, e o cigarro possui substâncias que se aderem à superfície dos dentes, contribuindo para o acúmulo de partículas de alimentos.

Visitas regulares ao dentista

Para uma boa manutenção da saúde bucal é importante que o paciente realize visitas periódicas ao consultório odontológico.

Essas visitas são importantes devido ao fato de que por meio delas o dentista pode avaliar o estado da saúde bucal do paciente e realizar a profilaxia.

A profilaxia, também conhecida como limpeza profissional dos dentes, consiste em um procedimento responsável por remover toda a placa bacteriana e o tártaro dos dentes, prevenindo assim possíveis complicações.

Através delas o paciente também consegue relatar ao profissional qualquer desconforto que esteja sentindo, possibilitando assim o tratamento precoce que oferece muito mais chances de corrigir o problema do que caso seja tratado tardiamente.

Sendo assim, na hora de realizar suas visitas regulares o paciente pode contar com a OralDents, pois aqui você encontra diversos profissionais de qualidade para efetuar seu tratamento.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Deixe um comentário