A saburra lingual é uma condição caracterizada pelo surgimento de uma camada branca na superfície da língua que pode ou não apresentar mau cheiro.
Para saber maiores informações a respeito dessa condição continue acompanhando o artigo a seguir:
O que é saburra lingual?
A saburra lingual diz respeito a uma camada esbranquiçada que se forma na superfície da língua do paciente e pode afetar tanto os mais novos quanto os mais velhos.
Esta camada é formada pelo acúmulo de bactérias e células mortas na superfície da língua e, além de deixar a língua esbranquiçada, essa condição também pode causar mau hálito e deixar um gosto ruim na boca, que pode alterar o sabor dos alimentos.
Uma língua saudável possui uma aparência rosada com uma superfície lisa e homogênea, sendo assim, a presença da saburra, que a deixa com uma aparência esbranquiçada, pode significar a existência de um problema.
Sendo assim, ao identificar uma alteração na aparência da língua, seja pelo surgimento da saburra ou de outra condição, o paciente deve procurar um profissional.
O que causa saburra lingual?
A saburra lingual é uma condição que pode ser provocada por diversos fatores que facilitam o acúmulo de partículas de alimentos, bactérias e células mortas.
Sendo assim, confira quais são as principais causas da saburra lingual:
Desidratação
A desidratação é uma condição que geralmente é provocada pelo baixo consumo de líquidos ou pelo alto gasto deles, como em um caso onde o paciente está vomitando muito.
O déficit de líquidos no corpo pode acabar fazendo com que a produção e excreção de fluidos seja diminuída, incluindo a saliva.
Devido ao fato desta condição reduzir a produção de saliva, que é uma das formas que o organismo possui de combater a microrganismos e limpar a cavidade bucal.
Isto faz com que a baixa produção de saliva faça com que o corpo perca sua linha natural de defesa e higienização, contribuindo para o acúmulo de partículas de alimentos e bactérias na superfície da língua, o que por sua vez provoca o surgimento da saburra.
Má higienização bucal
Assim como sabemos, a higienização dos dentes é fundamental para prevenir o surgimento de complicações de saúde bucal, como cárie e inflamações gengivais, devido ao fato de contribuir para a remoção de bactérias e partículas de alimentos.
Logo, quando essa higienização é feita de forma inadequada e essas bactérias continuam sobre a superfície da língua e dos dentes, o que pode levar a formação do tártaro e da saburra lingual, além de também provocar outras complicações.
Consumo de cigarros e álcool
A fumaça produzida pelo cigarro possui substâncias que podem ressecar a cavidade oral, prejudicar a produção de saliva e também se aderir às estruturas da boca, podendo causar o mau hálito.
Já o consumo de álcool é responsável por contribuir para a desidratação do corpo, visto que sua ingestão contribui para uma inibição da produção de vasopressina, que é uma substância que contribui para reter água no corpo, o que resulta numa diminuição da produção de saliva.
Sendo assim, ambas as condições contribuem para uma boca mais seca, o que pode resultar no surgimento da saburra lingual e de outras complicações.
Como tratar a saburra lingual?
A saburra lingual diz respeito a uma condição que pode surgir por conta de diversos fatores, no entanto suas formas de tratamento geralmente são bastante semelhantes.
A melhor forma de se acabar com a saburra lingual é a partir da higienização adequada da língua, visto que isto permite remover esta camada que é formada sobre a língua.
Para higienizá-la da melhor maneira possível é importante que o paciente utilize um raspador de língua, que é um acessório responsável por auxiliar na higienização da língua, removendo toda a saburra de sua superfície.
Também é importante que o paciente beba bastante água, visto que a desidratação é um dos principais fatores responsáveis por provocar a saburra, além disso, manter-se hidratado também contribui para a prevenção de outras diversas condições.
Cuide bem da alimentação, visto que o alto consumo de alimentos pastosos também pode contribuir para o surgimento da saburra.
O paciente também deve evitar realizar jejuns prolongados, alimentando-se regularmente de forma saudável para prevenir seu surgimento.
No entanto, caso não haja melhora mesmo seguindo todos estes cuidados é importante que o paciente consulte-se com um profissional para que ele possa avaliar a causa.
Também é importante tomar cuidado com o fato de que a saburra lingual pode acabar sendo confundida com a candidíase na boca.
Como prevenir a saburra lingual?
A prevenção da saburra lingual é bastante simples, assim como seu tratamento, sendo assim, é importante que o paciente atente-se a alguns hábitos de alimentação e higiene bucal.
Com relação a higiene bucal é importante que o paciente higienize os dentes da maneira correta com a escovação e o uso do fio dental, mas também não se esqueça de limpar a língua.
A limpeza da língua pode ser feita utilizando um limpador de língua, que é um acessório que auxilia na remoção das bactérias e partículas de alimentos da parte superior da língua.
Uma boa higienização irá prevenir o surgimento de diversas complicações, como as cáries e as inflamações gengivais, e também a saburra.
No que diz respeito a alimentação o paciente deve evitar consumir alimentos pastosos em excesso, visto que eles podem contribuir para o surgimento desta complicação.
Além disso, o paciente também deve ingerir bastante líquidos para manter a cavidade oral sempre bem hidratada, mantendo o fluxo de saliva dentro do padrão.
Devido ao fato de que cigarros e álcool podem contribuir para o seu surgimento, também é recomendado que o paciente evite consumi-los.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode relatar ao profissional suas queixas de mau hálito para que elas possam ser analisadas e tratadas da maneira correta.
Também é importante lembrar que as dicas de remédio caseiro para mau hálito só devem ser utilizadas durante o período que precede a consulta, visto que somente um profissional pode avaliar e receitar o tratamento adequado para a halitose.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Elas também permitem realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Sendo assim, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!