O tratamento de canal é um procedimento fundamental para a manutenção de dentes que tiveram sua polpa dentária comprometida na arcada dentária.
No artigo a seguir falaremos mais a respeito do que é este procedimento, como ele é realizado e muito mais, confira:
Quanto custa um tratamento de canal?
O tratamento de canal é um procedimento cujo valor pode ser influenciado por fatores como profissional responsável e clínica e região onde o procedimento será realizado.
Portanto, não é possível afirmar exatamente quanto custa um tratamento de canal, no entanto podemos estipular um preço médio.
Sendo assim, o valor do tratamento de canal geralmente inicia-se a partir de R$500 (quinhentos reais), podendo variar para mais ou para menos levando em consideração os fatores citados previamente.
Afinal, o que é tratamento de canal?
Afinal, o que é tratamento de canal? O tratamento de canal é um procedimento da endodontia, que é uma especialidade da odontologia responsável por estudar, tratar e prevenir complicações que afetam a polpa dentária, que é a região do dente onde se encontram os vasos e nervos responsáveis por nutri-los.
Ele consiste em um tratamento que é responsável por remover a polpa dentária comprometida e em seguida preenche o cavidade pulpar com um material obturador.
Geralmente ele é realizado em casos de cárie avançadas, onde ela afetou a polpa dentária, e em casos de fraturas graves em que a polpa é afetada e por meio dele é possível evitar a necessidade de se extrair o dente.
Para que serve o canal dentário?
O tratamento de canal é um procedimento endodôntico responsável por remover a polpa dentária comprometida e preencher a cavidade pulpar com um material obturador.
Dessa forma, ele é responsável por impedir o agravamento de complicações que afetam a polpa dentária, evitando assim a necessidade de se extrair o dente e também tratando os sintomas derivados dessas complicações.
Sintomas relacionados a problemas que necessitam tratamento de canal
Assim como foi dito anteriormente, o tratamento de canal é realizado para tratar problemas que afetam a polpa do dente do paciente.
Estes problemas que afetam o interior dos dentes possuem alguns sintomas bem característicos. Sendo assim, confira quais são os sintomas que podem indicar a necessidade do tratamento de canal:
- A dor de dente é um sintoma bastante comum de problemas relacionados a eles. No entanto, quando se trata de uma complicação na polpa dentária, essa dor geralmente está associada à presença de uma cárie profunda, além disso, na maior parte das vezes ela aparece juntamente com uma alta sensibilidade dentária ao ingerir alimentos frio ou quentes;
- O inchaço na gengiva ao entorno do local pode significar que há a presença de algum dano mais profundo nos dentes, o que pode acabar resultando na formação de abscessos e bolsas de pus, podendo levar a complicações ainda mais graves a saúde geral do paciente se não for tratada;
- O escurecimento dos dentes pode indicar que há algo de errado com sua saúde e geralmente acontece por conta da necrose da polpa originada de traumas sofridos no dente. Nesses casos pode ser necessário realizar o tratamento de canal para prevenir que essa necrose se torne uma complicação ainda mais grave.
Como é feito o tratamento de canal?
O tratamento de canal é um procedimento que consiste na remoção da polpa do dente que se encontra comprometida, seguido da limpeza e do preenchimento da cavidade pulpar com um material obturador.
Para conhecer melhor como é feito o tratamento de canal, acompanhe o passo a passo:
- O procedimento se inicia com a aplicação da anestesia, que é necessária para garantir que não haverá nenhum incômodo durante o restante do tratamento de canal. No entanto, a própria aplicação da anestesia pode ser um pouco desconfortável;
- Após a anestesia, o profissional irá iniciar o procedimento de abertura do dente, ou seja, ele removerá parte da coroa para ter acesso ao interior e a raiz do dente;
- A seguir é feita a remoção do tecido comprometido, ou seja, onde toda a polpa comprometida será removida e também onde será feita a limpeza da cavidade pulpar;
- Assim que o dentista garante que não há nenhuma bactéria ou algo que possa proporcionar complicações ele inicia o processo de obturação, que corresponde ao preenchimento do interior do dente com o material obturador;
- Em seguida, o profissional finaliza o procedimento com a restauração dentária, que é responsável por conferir ao dente um formato funcional novamente, para que ele possa realizar suas funções de forma natural, finalizando assim o procedimento.
O tratamento de canal dói?
A pergunta se o tratamento de canal dói é bastante comum no consultório odontológico, porém, apesar ser um procedimento que consiste na desvitalização do dente, ou seja, na remoção da parte que é responsável por nutrir e irrigar o dente, ele é completamente indolor.
Isso se deve ao fato de que o procedimento é todo realizado enquanto o paciente está sob o efeito de anestesia, garantindo que não surja nenhum tipo de incômodo durante o procedimento.
No entanto, é importante lembrar que após o procedimento podem haver pequenos incômodos, porém após o procedimento o profissional receita alguns analgésicos para controlar o desconforto.
Esse incômodo geralmente dura por aproximadamente duas semanas, portanto, caso ele permaneça após passado esse período é recomendado ir ao dentista para uma avaliação a respeito do procedimento.
Além disso, também existem casos onde a obturação cai, o que pode ser bastante incômodo e deixar o dente exposto a várias complicações, portanto, é extremamente importante que caso isso ocorra o paciente procure um dentista o mais rápido possível para refazer a obturação.
Cuidados que devemos ter após realizar o tratamento de canal
O tratamento de canal é um procedimento que não é muito complexo, no entanto, assim como qualquer procedimento cirúrgico, é necessário adotar alguns hábitos para prevenir o surgimento de problemas, como:
- Realize a higienização bucal de forma adequada para prevenir o surgimento de problemas derivados de bactérias;
- Evitar consumir alimentos rígidos nos primeiros dias após o procedimento;
- Evitar mastigar alimentos do lado onde foi feito o procedimento;
- Tome as medicações receitadas pelo dentista da forma correta;
- Compareça às revisões do canal.
LEIA TAMBÉM: Quanto tempo demora para fazer um canal? Saiba tudo aqui!
Qual a importância de escolher uma clínica de confiança para realizar seu tratamento de canal?
Na hora de realizar seu tratamento de canal é importante que você escolha uma clínica que possua profissionais qualificados e equipamentos de ótima qualidade para que você seja atendido da melhor maneira.
Isso se deve ao fato de que quando o tratamento de canal é mal feito, ele pode trazer diversas complicações para o paciente.
Portanto na hora de escolher uma clínica para realizar o tratamento de canal, confie na OralDents, com ela você conta com bons equipamentos e profissionais qualificados para lhe oferecer o melhor atendimento possível.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!