Agende Sua Avaliação

OralDents

Logo oraldents azul
aparelho de contenção

Aparelho de contenção: o que é, para que serve e mais!

Geralmente, quando o paciente começa a utilizar o aparelho ortodôntico ele não vê a hora de ficar livre do uso do aparelho. Porém, não é bem assim que funciona.

Após o término do tratamento ortodôntico, o paciente necessita fazer o uso do aparelho de contenção. Para saber mais a respeito dele confira nosso artigo abaixo:

O que é contenção de aparelho?

Assim como dito anteriormente, ao se iniciar o tratamento com o aparelho ortodôntico o paciente já começa a imaginar-se sem o aparelho. Porém, após finalizar a correção do posicionamento dos dentes ainda é necessário utilizar o aparelho de contenção.

Ele é um aparelho que possui dois modelos principais, sendo eles a contenção móvel e a contenção fixa, e apesar de serem aparelhos diferentes possuem a mesma função.

Seu uso é fundamental para garantir o resultado do tratamento ortodôntico, pois ele é quem mantém os dentes no devido lugar após a retirada do aparelho ortodôntico.

Quais são os tipos de contenção?

O aparelho de contenção possui dois modelos principais, sendo eles o aparelho de contenção fixo e o móvel.

Apesar de serem diferentes em sua estrutura, eles possuem o mesmo objetivo, que é o de manter os dentes em seu devido lugar após a remoção do aparelho ortodôntico.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de contenção:

Aparelho de contenção fixo

O aparelho de contenção fixo consiste em uma pequena armação metálica que fica posicionada atrás dos dentes da frente do paciente, de um canino ao outro de uma arcada dentária.

Dessa forma, a contenção fixa fica posicionada de forma que impede os dentes de se movimentarem e retornarem à posição de origem, impedindo o desalinhamento deles.

Ela pode ser utilizada tanto na arcada superior quanto na inferior, porém, geralmente seu uso é mais comum na arcada dentária inferior.

Atualmente há dois modelos de contenção fixa, sendo elas a contenção ondulada, também conhecida como higiênica, e a contenção reta.

A contenção higiênica se baseia em um fio metálico ondulado, no qual os vales ficam alinhados com o espaço entre os dentes, possibilitando o uso do fio dental, porém o fato de utilizar mais material resulta num acúmulo maior de bactérias que formam a placa bacteriana sob sua estrutura.

A contenção reta, assim como o nome sugere, se baseia em um fio metálico reto que é posicionado atrás dos dentes na horizontal e que por ser reta pode acabar atrapalhando o uso do fio dental.

Aparelho de contenção móvel

O aparelho de contenção móvel se assemelha bastante aos aparelhos móveis, especialmente com o expansor palatino.

Ela possui dois modelos principais sendo a contenção móvel convencional e a estética.

Ambas conseguem exercer a função de manter os dentes no lugar, sendo o principal diferencial entre elas o fato de que a estética consegue se camuflar entre os dentes.

A convencional é constituída de uma estrutura de acrílico que fica posicionada no palato ou no assoalho da boca, dependendo do fato de ser superior ou inferior, e um fio metálico que passa na frente dos dentes do paciente.

A estética pode ser confeccionada de forma semelhante aos alinhadores invisíveis, ou seja, de forma semelhante a um molde que possui o formato exato dos dentes e é colocado sobre eles, de forma que se camufle entre os dentes por ser transparente.

O outro tipo de contenção estética é semelhante à convencional, porém a parte frontal de seu fio metálico é substituída por acrílico, dessa forma garante que ela se camufle entre os dentes.

modelo de aparelho de contenção sobre fundo branco

Para que serve o aparelho de contenção?

O aparelho de contenção é um tipo de aparelho que é utilizado após a remoção do aparelho ortodôntico, seja o convencional, o autoligado ou o Invisalign.

Isso se deve ao fato de que o periodonto possui uma memória, o que faz com que os dentes tentem retornar ao seu lugar de origem após a remoção do aparelho.

Dessa forma, o aparelho de contenção foi desenvolvido a fim de conter os dentes para que eles não retornem ao seu local de origem.

Sendo assim, seu uso é extremamente importante para manter os resultados do tratamento ortodôntico.

O que acontece se não utilizarmos o aparelho de contenção?

Assim como dito anteriormente, os dentes possuem uma tendência natural de retornar ao local de origem, o que pode fazer com que o resultado do tratamento seja perdido, o que leva ao uso da contenção dentária.

Mas e se não a utilizarmos? O que acontece?

Como já foi citado, os dentes tendem a retornar ao lugar de origem após a retirada do aparelho ortodôntico.

Sendo assim, caso a contenção não seja utilizada, os dentes do paciente tendem a retornar ao local de origem.

Logo, caso o paciente não utilize o aparelho de contenção da forma correta os dentes tendem a se desalinhar, por conta de tentarem retornar ao seu local de origem.

Por quanto tempo devo usar o aparelho de contenção?

O aparelho de contenção geralmente é utilizado pelo mesmo período de tempo que o aparelho ortodôntico foi utilizado.

Dessa forma, caso o aparelho ortodôntico tenha sido utilizado por 2 anos, o aparelho de contenção, geralmente, também deve ser utilizado por 2 anos.

paciente lavando o aparelho de contenção na água da torneira da pia do banheiro

Quais são os cuidados que devemos ter com o aparelho?

O principal cuidado que devemos ter com o aparelho de contenção é quanto a sua higienização. Ela deve ser realizada da maneira correta independente de qual modelo de contenção o paciente utilize.

Para a contenção fixa é importante dar uma atenção especial a ela durante a escovação, visto que é possível acumular bastante partículas de alimentos sob sua estrutura.

Além disso, o fio dental deve continuar sendo utilizado da mesma forma, mesmo se tratando da contenção reta.

No caso da contenção móvel, é recomendado removê-la para se alimentar para evitar o acúmulo de partículas de alimentos em sua estrutura.

Também é importante que o paciente higienize-a regularmente, além de também ser importante higienizar a boca antes de colocá-la novamente.

Para realizar a higienização do aparelho de contenção o paciente pode, além de escová-la, colocá-la de molho em uma solução para próteses.

LEIA TAMBÉM: Contenção de aparelho: para que serve, tipos e como higienizar

Qual o valor de um aparelho de contenção?

Em primeiro lugar, vale evidenciar que não há como definir um valor exato para o aparelho de contenção, visto que é possível encontrá-lo variando de acordo com o dentista responsável pelo tratamento e a clínica escolhida (além da região onde ela fica). 

Contudo, de forma geral, a média de preço desse dispositivo é de R$750,00 (setecentos e cinquenta reais). De todo modo, para saber o custo exato, é indicado fazer a avaliação com um profissional de odontologia capacitado e bem-avaliado. 

Realize seu tratamento odontológico em uma clínica de confiança

Na hora de realizar seu tratamento odontológico é importante escolher uma clínica de confiança, visto que é ela quem fornecerá todo o tratamento.

Além disso, também é importante que a clínica possua bons profissionais, visto que o resultado do tratamento depende da capacidade do profissional.

Sendo assim, a OralDents é capaz de lhe proporcionar um tratamento com uma ótima estrutura e com ótimos profissionais.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Deixe um comentário