Agende Sua Avaliação

OralDents

Logo oraldents azul
bruxismo sintomas

Bruxismo sintomas: confira os principais e como tratar!

O bruxismo é uma condição responsável por provocar o ranger e apertar de dentes, o que pode gerar diversos sintomas desagradáveis.

Sendo assim, confira quais são os principais sintomas do bruxismo no artigo abaixo:

O que é bruxismo?

O bruxismo diz respeito a uma desordem funcional que é caracterizada pelo ranger e apertar de dentes e pode surgir tanto durante o sono quanto durante a vigília.

Ele ainda pode ser dividido em duas classes, sendo elas o cêntrico, que é caracterizado apenas pelo apertar de dentes, e o excêntrico, que é caracterizado pelo ranger e apertar de dentes.

Há também os diferentes tipos que podem afetar o paciente, sendo eles o bruxismo noturno, que afeta o paciente enquanto está dormindo, e o briquismo, ou bruxismo de vigília, que afeta o paciente enquanto está acordado.

Geralmente o briquismo recebe a classificação de de cêntrico, por estar relacionado ao apertar de dentes.

Esta condição pode provocar o amolecimento e desgaste dos dentes, além de também poder provocar complicações relacionadas à ATM.

Ainda não há uma causa específica para essa condição, no entanto, existem uma série de fatores que acredita-se estarem relacionados ao seu surgimento.

Também não há preferência de sexo ou idade, podendo afetar homens e mulheres de qualquer idade, incluindo crianças e idosos.

Quais são os sintomas de bruxismo

Quais são os sintomas de bruxismo?

O bruxismo é uma condição que algumas vezes tende a passar despercebida pelo paciente, especialmente nos estágios iniciais.

Isto se deve ao fato de que na maior parte das vezes esta condição não é identificada pelo próprio paciente, mas sim por terceiros ao identificar o ranger de dentes ou durante as visitas regulares ao dentista através da avaliação do desgaste dentário.

A identificação por terceiros geralmente ocorre por conta do alto barulho do ranger de dentes que surge quando o paciente está dormindo e rangendo os dentes por conta do bruxismo.

No entanto, nem sempre é possível identificar o ruído provocado pelo ranger dos dentes, o que faz com que esta condição seja difícil de ser identificada.

Dentre os demais sintomas que podem estar relacionados ao bruxismo podemos citar:

  • Dor na mandíbula e na ATM;
  • Dor de cabeça próximo às têmporas;
  • Hipertrofia do músculo masseter, que é responsável pelo abrir e fechar da boca;
  • Amolecimento dentário;
  • Dor na cervical;
  • Zumbido no ouvido;
  • Desgaste dentário;
  • Fraturas nos dentes;
  • Problemas para dormir;
  • Dores na articulação temporomandibular, que é responsável por abrir e fechar a boca.

Sendo assim, por se tratar de uma condição que pode ou não manifestar os sintomas é recomendado que procure um profissional 

O que pode provocar o bruxismo?

Assim como foi dito anteriormente, o bruxismo é uma condição que não possui uma causa específica, no entanto, existem alguns fatores que acredita-se que estão relacionados ao seu surgimento.

Dentre as condições que podem levar ao surgimento desta condição, tais como fatores hereditários e genéticos. Além disso também existem condições que podem provocá-la, tais como:

  • Ansiedade;
  • Refluxo;
  • Estresse;
  • Problemas durante o sono causados por respirar pela boca;
  • Alguns transtornos e doenças neurológicas;
  • Uso abusivo de drogas como álcool, cigarro, drogas e cafeína.

Como o bruxismo é diagnosticado?

O bruxismo é uma condição que pode ser provocada por inúmeros fatores e pode surgir de forma silenciosa, o que acaba fazendo com que o paciente não perceba que sofre com a condição.

Sendo assim, para diagnosticá-lo é importante que o paciente atente-se aos seus sintomas, para que possa identificar o seu surgimento.

Ao perceber a presença de qualquer sintoma que possa estar relacionado ao bruxismo é importante que o paciente procure consultar-se com um profissional e relate os sintomas à ele.

Durante a consulta, o profissional irá fazer uma avaliação da arcada dentária do paciente para que ele possa identificar possíveis sinais do bruxismo.

Em alguns casos ainda pode ser necessário realizar um exame chamado eletromiografia, que é um exame responsável por monitorar em tempo real a atividade dos músculos faciais.

Como tratar os sintomas do bruxismo

Como tratar os sintomas do bruxismo?

O bruxismo não possui um tratamento responsável por tratar por completo a condição sendo geralmente utilizados para aliviar os sintomas.

Dentre as possíveis maneiras de tratar esta condição podemos citar:

  • O uso de placas miorrelaxantes que podem ser de acrílico ou de silicone, sendo que a de acrílico é utilizada para casos de bruxismo excêntrico e a de silicone para bruxismo cêntrico;
  • A realização de sessões de terapia para ajudar a controlar o estresse e a ansiedade;
  • A prática de atividades físicas prazerosas como caminhadas ou esportes físicos para alívio de estresse;
  • O uso de medicamentos ansiolíticos, quando necessário;
  • A aplicação de toxina botulínica nos músculos responsáveis pela movimentação da boca para reduzir sua atividade.

Nenhuma destas formas de tratamento é capaz de curar completamente a condição, no entanto, sua realização pode contribuir para uma redução dos sintomas.

Como prevenir o surgimento dos sintomas do bruxismo?

O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger e apertar de dentes do paciente e pode ser causada por uma série de fatores.

Desta forma, por se tratar de uma condição que pode ser multifatorial, ou seja, que geralmente é provocada por mais de um fator, existem diversos cuidados que podem ser adotados para prevenir seu aparecimento.

Dentre as possíveis formas de se prevenir o surgimento do bruxismo, podemos citar:

  • Introduzir atividades prazerosas em sua rotina;
  • Realizar terapia com um psicólogo;
  • Evitar a exposição à telas antes de dormir;
  • Procurar deixar o ambiente de sono tranquilo, escuro e sem ruídos.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Elas também tornam possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Deixe um comentário