Agende Sua Avaliação

OralDents

Logo oraldents azul
canal radicular

Canal radicular: veja o que é e os problemas que o afetam!

O canal radicular é uma estrutura fundamental para o dente, visto que é por ele que passam todos os nervos que são responsáveis por nutrir o dente.

Para saber mais a respeito dessa estrutura acompanhe o nosso artigo:

O que é canal radicular?

O canal radicular é uma das estruturas que compõem a raiz do dente e também é fundamental para manter o dente vitalizado.

A quantidade de canais radiculares tende a variar de acordo com o número de raízes que o dente possui, de forma que quando o dente possui apenas uma raiz há apenas um canal radicular, quando o dente possui duas raízes há dois canais radiculares e assim sucessivamente.

Ele consiste na região do dente responsável por sustentar a passagem dos vasos sanguíneos, fibras e nervos do dente, o que faz com que ele seja fundamental para a saúde do dente.

canais radiculares

Problemas que podem afetar o canal radicular

O canal radicular é uma parte bastante interna do dente e geralmente quando alguma complicação o atinge geralmente compromete toda a estrutura do dente.

Um dos principais problemas que acomete o canal radicular é a cárie no dente. Ela inicia seu processo de formação a partir da placa bacteriana que é um biofilme de bactérias, partículas de alimento e saliva que se forma na superfície dos dentes.

Quando essas bactérias acumuladas digerem as partículas de alimentos, elas acabam produzindo uma espécie de ácido que é corrosivo para as estruturas do dente.

Sendo assim, a constante liberação deste ácido na superfície do dente acaba corroendo sua estrutura e provocando a formação de pequenos furinhos e pontos pretos no dente, além de também aumentar a sensibilidade dentária e provocar dores incômodas.

Com o passar do tempo, se não for tratada, essa infecção pode alcançar as partes mais internas do dente e comprometer o canal radicular.

Além das cáries, esta região do dente também pode ser afetada por fraturas dentárias, que geralmente ocorrem por conta de traumas ou bruxismo.

Quais são os sintomas de problemas no canal radicular?

Quando há algum problema no canal radicular geralmente surgem alguns sintomas, sendo os principais deles:

  • Dor de dente;
  • Inchaço na região;
  • Escurecimento do dente;
  • Danos à sua estrutura.

Como é feito o tratamento do canal radicular?

O tratamento do canal radicular geralmente é feito por meio do procedimento chamado tratamento de canal.

Este procedimento é realizado da seguinte forma, primeiramente é removida toda a polpa do dente e faz-se uma limpeza da câmara pulpar.

Após a limpeza da câmara pulpar, é feita uma selagem dos canais radiculares e em seguida realiza-se um procedimento chamado obturação, que consiste no preenchimento da câmara pulpar com um material obturador.

Dessa forma, ao final do procedimento o dente reganha sua forma funcional, de forma que ele volta a funcionar como se nunca tivesse passado por esse procedimento.

No entanto, existem alguns casos de fratura radicular que acaba sendo irreversível, o que acaba exigindo a extração do dente.

Cuidados que devemos ter durante o pós-operatório?

O tratamento no canal radicular é um procedimento bastante comum nas clínicas odontológicas, no entanto, isso não significa que ele exige menos cuidados.

Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter após passar por este procedimento:

Evite ingerir alimentos rígidos e mastigar sobre o local

É recomendado não ingerir mastigar alimentos muito rígidos ou muito pegajosos sobre o canal dentário, especialmente nos primeiros dias após o tratamento.

Isso se deve ao fato de que isto pode acabar comprometendo a integridade do tratamento de canal e causar fraturas ou até mesmo fazer com que ele caia.

Além disso, também é recomendado mastigar no lado contrário em que o procedimento foi realizado para evitar o surgimento de complicações.

Portanto, após realizar esse procedimento é recomendado que o paciente opte por ingerir alimentos mais frios e com a textura líquida ou pastosa nos primeiros dias.

Cuide da higiene bucal

Apesar de o dente onde o procedimento foi realizado ser um dente desvitalizado, ou seja, um dente que não é mais uma estrutura viva do corpo, ainda é necessário cuidar bem de sua higienização.

Isso se deve ao fato de que apesar de estar desvitalizado ele ainda pode acumular partículas de alimentos e bactérias, o que pode vir a comprometer o restante de sua estrutura ou outros dentes.

Sendo assim, após o tratamento de canal é importante que o paciente mantenha uma boa higiene bucal, através de uma boa escovação dos dentes e do uso correto do fio dental.

Use os medicamentos corretamente

Após a realização desse procedimento, é comum que o profissional receite ao paciente alguns medicamentos, como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos para prevenir inflamações, infecções e dor de dente no canal.

Logo, é importante que o paciente tome-os da forma correta afim de evitar o surgimento de problemas e também evitar dores indesejadas.

Compareça as visitas de revisão

Por se tratar de um procedimento mais complexo, o tratamento de canal exige que o paciente compareça em algumas visitas de revisão para sua avaliação.

Por meio delas o profissional consegue avaliar o canal e verificar se existe algum problema e caso haja alguma complicação ele pode intervir corrigindo o problema antes que se desenvolva.

Isso mostra o quão importante é o paciente comparecer às visitas regulares após o procedimento, pois é através delas que será possível fazer o acompanhamento necessário.

condutos radiculares

Como prevenir problemas no canal radicular?

Assim como foi visto anteriormente, um dos principais problemas que afetam o canal radicular é a infiltração por cáries.

Sendo assim, para prevenir o aparecimento delas é recomendado que o paciente cuide bem da higienização bucal. Ela pode ser mantida através de uma boa escovação dos dentes e do uso correto do fio dental após as refeições.

Por meio deles é possível remover a placa bacteriana da superfície dos dentes e assim prevenir as complicações derivadas dela, como tártaro, cáries, gengivite e periodontite.

Também é importante realizar as visitas regulares ao dentista, visto que nelas é realizado o procedimento de profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.

Qual a importância de escolher uma clínica de confiança para realizar seu tratamento de canal?

Na hora de realizar seu tratamento de canal é importante que você escolha uma clínica que possua profissionais qualificados e equipamentos de ótima qualidade para que você seja atendido da melhor maneira.

Isso se deve ao fato de que quando o tratamento de canal é mal feito, ele pode trazer diversas complicações para o paciente.

Portanto na hora de escolher uma clínica para realizar o tratamento de canal, confie na OralDents, com ela você conta com bons equipamentos e profissionais qualificados para lhe oferecer o melhor atendimento possível.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Deixe um comentário