O mau hálito consiste no mau cheiro exalado pela boca e pode ser causado por diversas condições. Para saber mais a respeito de suas causas e como acabar com ele continue acompanhando o artigo abaixo:
O que é mau hálito?
O mau hálito, ou halitose, diz respeito ao cheiro desagradável expelido pela boca do paciente, que geralmente não percebe que possui mau hálito.
Geralmente esta condição tende a existir por conta da ação de bactérias presentes na boca do paciente, no entanto, também podem surgir por conta de problemas associados ao estômago ou por conta de alimentos com cheiro forte, como alho e cebola.
O que causa mau hálito?
Assim como dito anteriormente, o mau hálito pode ser provocado por diversas situações que podem ir desde a problemas com bactérias no interior da boca, problemas estomacais ou alimentação.
Sendo assim, confira quais são as principais causas do mau hálito:
- Má higiene bucal
- Boca seca
- Cárie
- Refluxo gastroesofágico
- Alimentação
- Infecções respiratórias
1. Má higiene bucal
A má higiene bucal consiste na falta dos cuidados adequados de higiene bucal, que podem ser caracterizados pela má escovação, uso incorreto do fio dental ou a não higienização dos dentes.
Isto faz com que os restos de alimentos fiquem presos aos dentes, fazendo com que bactérias se acumulem sobre eles para digeri-los, o que pode fazer com que elas liberem substâncias que possuem um odor desagradável, originando o mau hálito.
Além disso, nos casos em que o paciente utiliza algum tipo de prótese ou aparelho ortodôntico, a má higienização tende a provocar ainda mais problemas por existirem mais áreas para os restos de alimentos se acumularem.
2. Boca seca
A boca seca, também conhecida como xerostomia, consiste em uma condição onde não há produção de saliva adequada, fazendo com que a boca fique seca.
Isto acaba comprometendo a higienização natural da boca do paciente visto que ela ocorre por meio da saliva, o que contribui para a proliferação de bactérias no interior da boca e consequentemente para o surgimento do mau hálito.
3. Cárie
A cárie diz respeito a uma infecção bacteriana que ocorre nos dentes que é responsável por corroer os tecidos dos dentes, decompondo sua estrutura, o que pode contribuir para o surgimento do mau cheiro na boca.
4. Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico consiste em uma condição caracterizada pelo retorno do conteúdo estomacal pelo esôfago do paciente.
Esta condição, além de provocar um mau cheiro na boca, pode deixar a boca amarga por conta do ácido estomacal.
Além disso, ela também pode causar danos ao esôfago do paciente, as mucosas da boca e desgastar os dentes, contribuindo para o surgimento de infecções na boca.
5. Alimentação
Alguns alimentos possuem o cheiro muito forte e após serem ingeridos costumam exalar este cheiro por algum tempo.
Alguns exemplos destes alimentos são o alho e a cebola, que após serem ingeridos fazem com que seu odor permaneça na boca do paciente.
6. Infecções respiratórias
As infecções respiratórias, tais como sinusite, amigdalite, resfriados e gripes, ocorrem por conta da ação de bactérias nas vias aéreas do paciente.
Sendo assim, esta ação das bactérias acaba provocando um mau odor que é exalado pela respiração do paciente provocando o mau hálito.
7. Consumo de cigarro e bebidas alcoólicas
Assim como sabemos, o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro podem provocar o surgimento de inúmeras complicações de saúde e favorecer o surgimento das demais.
Além disso, eles também alteram o fluxo de saliva na boca do paciente, podendo levar ao surgimento de várias complicações causadas por bactérias no interior da boca.
Como acabar com mau hálito?
Assim como foi visto anteriormente, o mau hálito pode ser provocado por diversos fatores, que vão desde a alimentação até problemas derivados de infecções de microrganismos.
Sendo assim, confira quais são as principais maneiras de acabar com mau hálito:
Altere seus hábitos alimentares
Assim como vimos anteriormente, alguns alimentos podem provocar o surgimento do mau cheiro na boca do paciente, inclusive não se alimentar, visto que isto deixa o estômago vazio, fazendo com que fique apenas o suco gástrico no estômago, fazendo com que ele libere seus gases causando o mau cheiro na boca.
O consumo de alimentos ricos em fibras também contribuem para a limpeza dos dentes, visto que eles são considerados alimentos detergentes.
Também é recomendado evitar consumir alimentos muito gordurosos ou que possuem um cheiro muito forte, como alho, cebola e frituras em excesso.
Além disso, também é possível encontrar alguns remédios caseiros para mau hálito que podem contribuir para aliviar o mau odor.
Cuide bem da higiene bucal
Assim como vimos anteriormente, a má higienização bucal é um dos principais fatores que podem causar o mau hálito por conta de ela contribuir para o desenvolvimento de bactérias no interior da boca.
Sendo assim, é importante que o paciente escove os dentes da maneira correta, atentando-se a todos os cantinhos mais difíceis de se higienizar, e utilize o fio dental da maneira correta.
Esta higienização deve ser feita após todas as refeições e também antes de dormir para remover a placa bacteriana da superfície dos dentes.
Além disso, o paciente também deve ter alguns cuidados com sua escova de dentes, como armazená-la em um local seco e arejado, assim como substituí-la de 3 em 3 meses.
No entanto, também é importante que o paciente higienize sua língua adequadamente, pois ela também acumula bactérias que podem provocar o surgimento do mau hálito.
Hidrate-se bem
Assim como foi visto anteriormente, a baixa produção de saliva do paciente pode contribuir para o desenvolvimento de bactérias no interior da boca do paciente, o que pode causar um gosto ruim na boca e o mau hálito.
Dessa forma, é importante consumir bastante líquidos para manter a cavidade bucal sempre bem hidratada e garantir que a produção de saliva mantenha-se ideal.
Consulte-se com um profissional
Caso você perceba que o mau hálito se mantém constante e não é amenizado após higienizar os dentes ou beber água é importante procurar um profissional.
Isto se deve ao fato de que o profissional poderá avaliar se trata-se de maus cuidados de higiene ou é derivado de alguma complicação de saúde.
Após a identificação da causa, o profissional poderá iniciar a intervenção para acabar com o mau hálito do paciente.
Além disso, também é importante que o paciente realize visitas regulares ao dentista para realizar a profilaxia dental e também para que o profissional possa avaliar sua cavidade bucal e identificar possíveis problemas logo em seu início.
LEIA TAMBÉM: Como tirar mau hálito rápido caseiro? Conheça 7 dicas!
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode relatar ao profissional suas queixas de mau hálito para que elas possam ser analisadas e tratadas da maneira correta.
Também é importante lembrar que as dicas de remédio para mau hálito só devem ser utilizadas durante o período que precede a consulta, visto que somente um profissional pode avaliar e receitar o tratamento adequado para o mau hálito.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já fez.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem problemas graves. Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Sendo assim, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!