O mau hálito é um sintoma bastante incômodo que pode estar associado a diversas condições, desde a alimentação até problemas de saúde.
Sendo assim, no artigo abaixo você irá conferir algumas dicas sobre como acabar com o mau hálito:
O que é o mau hálito?
O mau hálito diz respeito ao mau cheiro exalado pela boca do paciente que pode ser provocado por diversos fatores, que podem ir desde a ingestão de determinados alimentos até algumas doenças provocadas por agentes infecciosos.
Além do mais, esta condição muitas vezes não é percebida pelo paciente que sofre com ela, de modo que quase sempre é identificada por terceiros.
Apesar de não ser um problema que prejudique a saúde, o mau hálito é um sintoma de algumas condições que podem ser prejudiciais.
O que causa o mau hálito?
O mau hálito não é um problema de saúde em si, mas sim um sintoma que pode mostrar que há algo de errado com a saúde do paciente. Sendo assim, confira quais são as principais causas deste problema:
- Má higienização bucal;
- Consumo de certos alimentos, como alho e cebola;
- Complicações bucais;
- Problemas no sistema digestório;
- Doenças do fígado;
- Infecções respiratórias;
- Diabetes.
Sendo assim, ao identificar problemas de mau hálito persistente é recomendado que o paciente procure um profissional para identificar qual é a causa e iniciar o tratamento adequado para ela.
Dicas de como acabar com o mau hálito
Assim como foi visto anteriormente, existem diversos motivos que podem causar o mau hálito, no entanto, também existem várias maneiras de aliviar o mau cheiro na boca.
Sendo assim, confira algumas dicas de como acabar com o mau hálito:
Higienize os dentes corretamente
A má higienização dos dentes pode fazer com que partículas de alimentos fiquem presas sobre os dentes, resultando no acúmulo de bactérias sobre elas.
Quando estas bactérias iniciam o processo de digestão destas partículas, elas acabam liberando substâncias que além de serem prejudiciais à saúde dos dentes e da gengiva, podem causar o mau cheiro.
Sendo assim, para prevenir o surgimento de complicações e acabar com o mau hálito é importante que o paciente cuide bem da higienização de seus dentes.
Isto pode ser feito a partir de uma boa escovação dos dentes e do uso correto do fio dental, mas também pode ser complementada com o uso de um enxaguante bucal.
Esta higienização deve ser realizada sempre que o paciente se alimentar, para remover a placa bacteriana da superfície dos dentes.
Também é importante que o paciente higienize bem sua língua, pois as partículas de alimentos e bactérias podem se acumular sobre ela.
Para limpar a língua corretamente, o paciente pode utilizar um raspador de língua, no entanto, esta limpeza também pode ser feita com a escova de dentes.
Além disso, o paciente também deve efetuar a troca da escova de dentes a cada 3 meses, visto que sua eficiência decai com o passar do tempo.
Consuma bastante água
O baixo consumo de água pelo paciente pode levar a desidratação e fazer com que sua produção de saliva seja reduzida.
A saliva é responsável por manter a cavidade oral hidratada e contribuir para a higienização dos dentes, evitando a proliferação descontrolada de bactérias no interior da boca, no entanto, ela sozinha não é o suficiente para manter a cavidade oral limpa.
A baixa produção de saliva pode provocar o surgimento de uma condição chamada xerostomia, que também é conhecida como boca seca, e é caracterizada pelo baixo volume de saliva no interior da boca.
Este baixo volume pode acabar contribuindo para a proliferação de bactérias no interior da boca, que além de deixar a boca mais suscetível a vários problemas, pode provocar o mau hálito.
Sendo assim, a fim de prevenir o surgimento dessa condição, é recomendado que o paciente mantenha-se sempre bem hidratado, consumindo no mínimo 2 litros de água por dia.
Evite passar longos períodos sem se alimentar
O ato de passar um longo período de tempo sem se alimentar faz com que os ácidos estomacais sejam liberados no estômago vazio e isto acaba resultando na liberação de gases que podem provocar o mau cheiro na boca.
Sendo assim, para acabar com o mau hálito provocado por esta condição é recomendado que o paciente alimente-se regularmente de 3 em 3 horas.
Evite consumir alguns alimentos em excesso
Assim como sabemos, existem alguns alimentos que possuem o cheiro mais forte que os demais e algumas vezes estes cheiros podem aderir à cavidade bucal.
Isto se deve ao fato de que alguns alimentos possuem substâncias que quando são metabolizadas acabam provocando o mau cheiro.
Sendo assim, para acabar com o mau hálito derivado da alimentação é recomendado que o paciente evite consumir alguns alimentos em excesso, como o alho e a cebola.
Evite consumir cigarros
O cigarro contém uma substância que é chamada de alcatrão que é liberada durante seu consumo na fumaça emitida por ele.
Esta substância é responsável por se aderir aos dentes, contribuindo para o surgimento de complicações, dificultar a cicatrização e também provocar o mau cheiro.
Sendo assim, para prevenir o surgimento de complicações e acabar com o mau hálito é importante que o paciente evite consumir cigarros.
Realize a profilaxia
A profilaxia dental consiste na higienização bucal efetuada por um profissional, o que faz com que ela seja mais completa que a higienização realizada pelo próprio paciente.
Ela inicia-se através de uma avaliação bucal feita pelo profissional, onde ele procurará por indícios de tártaro e logo em seguida fará sua retirada através da remoção de tártaro.
Assim que o tártaro é removido dos dentes, o profissional inicia o processo de higienização com o uso de um jato com uma solução de água com bicarbonato.
A partir do uso deste jato o profissional irá remover toda a placa bacteriana da superfície dos dentes, prevenindo assim o acúmulo de bactérias no interior da boca.
Logo em seguida o profissional finaliza a profilaxia utilizando o fio dental no paciente, que é responsável por higienizar a região entre um dente e outro, prevenindo o acúmulo de bactérias nesta região.
Portanto, para acabar com o mau hálito e prevenir o surgimento de outras complicações bucais, é recomendado que o paciente realize a profilaxia no mínimo 1 vez a cada 6 meses.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode relatar ao profissional suas queixas de mau hálito para que elas possam ser analisadas e tratadas da maneira correta.
Também é importante lembrar que as dicas de remédio caseiro para mau hálito só devem ser utilizadas durante o período que precede a consulta, visto que somente um profissional pode avaliar e receitar o tratamento adequado para o mau hálito.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Sendo assim, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!