O clareamento dental a laser é um dos tipos de clareamento dental existentes na atualidade. Ele consiste em um procedimento estético cuja principal função é promover o branqueamento dos dentes do paciente.
Sendo assim, confira mais a respeito do clareamento dental a laser no artigo abaixo:
O que é clareamento dental a laser?
O clareamento dental consiste em um procedimento estético que utiliza um gel clareador que consiste em um produto abrasador responsável por quebrar as moléculas pigmentadas dos dentes e assim promover o clareamento dos dentes.
Já o clareamento dental a laser é um tipo de clareamento dental que é realizado no consultório odontológico por um profissional.
Ele é chamado assim devido ao fato de utilizar uma luz a LED para ativar o gel clareador e promover o efeito clareador dos dentes.
Quem pode fazer o clareamento dental a laser?
O clareamento dental a laser é um procedimento estético, portanto ele não possui nenhum tipo de condição na qual seja necessário realizá-lo, sendo assim, para fazer esse tratamento é necessário que o paciente deseje clarear os dentes.
Porém, apesar de que para realizá-lo o paciente só necessita ter o desejo de clarear os dentes, não são todas as pessoas que podem fazer o clareamento dental a laser.
Dessa maneira, o clareamento dental não pode ser realizado por pacientes que:
- Possuam cáries, gengivite ou periodontite;
- Menores de 15 anos;
- Sejam alérgicos a algum dos componentes do gel clareador;
- Estejam grávidas ou amamentando.
Como ele é feito?
Assim como dito anteriormente, o clareamento dental a laser é um tipo de clareamento realizado no consultório odontológico.
Para realizá-lo, primeiramente o paciente necessita informar ao dentista sua vontade de realizar o clareamento dental a laser.
Após isso, o dentista perguntará ao paciente sobre o que ele espera como resultado do procedimento para definir quantas sessões serão necessárias.
Logo que todo o procedimento é planejado, o paciente retorna ao consultório para o início do tratamento.
Inicialmente é realizada uma proteção das mucosas bucais para evitar que hajam queimaduras nelas.
Assim que a proteção é realizada, o profissional aplica o gel clareador sobre os dentes e em seguida ativa-o utilizando uma luz a laser.
A seguir o profissional remove todo o gel clareador e passa as devidas orientações ao paciente para que todo o tratamento dê certo.
Quanto tempo duram os resultados?
O clareamento dental é um procedimento que consiste em remover a camada pigmentada dos dentes, o que como resultado promove o branqueamento dos dentes.
Desse modo, os resultados são mantidos até que os dentes se escureçam novamente, o que é um processo natural dos dentes.
Sendo assim, o clareamento dental a laser é um procedimento em que o resultado tende a durar em média 2 anos. Caso o paciente deseje manter os resultados após esse período é necessário refazer o procedimento.
Além disso, a partir do momento em que a pessoa deixa de adotar os devidos cuidados com a saúde bucal, é normal que a arcada dentária volte a escurecer, inclusive, de maneira ainda mais rápido.
O tabagismo, os alimentos açucarados e com corantes, além da atitude de não escovar os dentes consistem em alguns dos principais hábitos que levam à necessidade de realizar o procedimento novamente.
Clareamento dental a laser vantagens e desvantagens
O clareamento dental a laser é um procedimento odontológico e como tal possui algumas vantagens e desvantagens, portanto, confira quais são elas a seguir:
- Oferece resultados mais rápidos;
- A técnica é mais segura;
- Reduz os riscos de danos a gengiva;
- Sensibilidade dentária;
- É uma alternativa mais cara.
1. Oferece resultados mais rápidos
O clareamento dental a laser é um dos tipos de clareamento dental existentes na atualidade, o que faz com que ele seja constantemente comparado aos outros.
Dessa forma, quando falamos a respeito dos tipos de clareamento, o clareamento dental a laser é o que apresenta os resultados mais rápido que os demais, com exceção do clareamento misto que combina a técnica de consultório com o clareamento dental caseiro.
2. A técnica é mais segura
Uma das principais vantagens do clareamento dental a laser é o fato de ele ser feito diretamente por um profissional.
Portanto, devido ao fato de o profissional ter domínio sobre a técnica que será realizada, as chances de surgirem complicações são bem menores.
3. Reduz os riscos de danos a gengiva
O clareamento dental a laser só é realizado após ser feita uma proteção das mucosas bucais, o que garante que não haja nenhum dano causado às gengivas.
Portanto, nesse tipo de clareamento a chance de serem causados danos às gengivas é muito menor do que o clareamento caseiro.
4. Sensibilidade dentária
O clareamento dental em consultório utiliza um gel clareador com uma concentração mais alta que o do clareamento dental caseiro.
Dessa forma, ele é um procedimento um pouco mais agressivo do que o método caseiro. Isso por sua vez pode fazer com que o paciente sinta sensibilidade dentária.
Geralmente ela tende a durar apenas alguns dias, mas continua sendo um ponto negativo do clareamento dental a laser.
5. É uma alternativa mais cara
O clareamento dental a laser, apesar de ser um procedimento mais rápido e mais seguro, é um procedimento mais caro que os demais.
O seu preço mais elevado se deve ao fato de utilizar equipamentos mais sofisticados e ser realizado diretamente pelo profissional.
Clareamento dental a laser antes e depois
O clareamento dental é um procedimento estético que proporciona o branqueamento dos dentes, portanto é bastante perceptível a diferença entre o clareamento dental antes e depois.
Sendo assim, a grande diferença entre o clareamento dental a laser antes e depois é a tonalidade dos dentes.
Portanto, antes do procedimento o paciente sentia-se incomodado com a tonalidade dos seus dentes e após o clareamento ele fica com sua autoestima renovada, visto que ele agora possui os dentes claros e livres de manchas.
Cuidados após o procedimento
Assim como falamos ao longo do artigo, existem alguns cuidados que devem ser tomados após o clareamento dental a laser para evitar o comprometimento do resultado do clareamento e para manter os resultados por mais tempo.
Sendo assim, após o tratamento o paciente deve:
- Evitar alimentos muito pigmentados ou muito ácidos;
- Evitar o consumo de tabaco ou de bebidas alcoólicas;
- Manter uma boa higiene bucal;
- Evitar utilizar enxaguantes bucais coloridos ou que possuam álcool em sua composição.
Com esse cuidado, o paciente evita passar por frustrações ao ver a durabilidade do resultado. Grande parte das vezes, as pessoas pensam que o tratamento “não adiantou”, porém, na verdade, o que não aconteceu foi o devido cuidado com a saúde bucal por parte do próprio paciente. Por essa razão, indica-se trabalhar na manutenção dos bons hábitos.
Como escolher uma clínica de confiança para realizar seu clareamento dental?
Na hora de realizar seu clareamento dental é importante escolher uma clínica que possua profissionais capacitados e equipamentos de ótima qualidade.
Sendo assim, quando for escolher uma clínica de confiança para realizar seu clareamento dental, conte com a OralDents.
Na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma além de também contar com os melhores equipamentos e materiais.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!