Agende Sua Avaliação

OralDents

Logo oraldents azul
paciente sofrendo com dor no maxilar

Dor no maxilar: o que pode ser e como aliviar!

A dor no maxilar se trata de um sintoma que pode ser provocado por diversas condições e também pode surgir em conjunto com outros sintomas.

Sendo assim, continue acompanhando o artigo abaixo para saber mais sobre o que pode ser dor no maxilar e como aliviar:

paciente sentindo dor no maxilar e se perguntando como aliviar

O que pode ser dor no maxilar e como aliviar?

A dor no maxilar é um sintoma que pode ser provocado por diversos fatores e geralmente tende a surgir em conjunto com outros sintomas relacionados a determinada condição.

Ao sentir dor no maxilar é recomendado que o paciente procure consultar-se com um profissional para que ele possa avaliar a causa e indicar a melhor forma de se tratar a condição responsável por provocar a dor no maxilar.

Sendo assim, confira o que pode ser dor no maxilar e como aliviar:

Disfunção temporomandibular (DTM)

A disfunção temporomandibular, ou DTM, diz respeito a um problema associado à articulação temporomandibular, mas que também pode afetar o maxilar e a maxila.

Juntamente com a dor no maxilar perto do ouvido, esta condição também provoca dores e estalos na articulação temporomandibular e zumbidos no ouvido.

Esta condição pode ser provocada por diversos fatores como o bruxismo, os hábitos parafuncionais ou má oclusões.

Seu tratamento geralmente é realizado de forma multidisciplinar e pode variar de acordo com sua causa, de forma que nos casos do bruxismo podem ser utilizadas as placas miorrelaxantes e nos casos onde sua causa é a má oclusão podem ser utilizados aparelhos para corrigi-las.

Nos casos do bruxismo e dos hábitos parafuncionais ainda podem ser indicadas a realização de sessões de terapia, para auxiliar no controle do estresse e ansiedade.

Além disso, nos casos mais severos podem ser indicadas sessões de fisioterapia ou aplicações de toxina botulínica para aliviar os sintomas.

Cefaleia em salvas

A cefaleia em salvas diz respeito a uma condição que provoca o surgimento de uma dor muito forte em um dos lados da face do paciente localizada próximo à têmpora ou por volta dos olhos.

Geralmente essa dor tende a durar no máximo uma hora e surge em conjunto com uma congestão nasal ou coriza, lacrimejamento e vermelhidão da face.

Apesar de geralmente a dor surgir próximo a têmpora ou ao redor dos olhos, em alguns casos ela pode irradiar para o maxilar.

As crises desta condição podem acontecer várias vezes no mesmo dia e geralmente surgem de forma regular por até 3 meses, recebendo o nome de período de salvas.

O diagnóstico dessa condição é feito por uma avaliação clínica, onde o profissional irá avaliar os sintomas, mas também pode ser feito por meio de uma ressonância magnética.

Seu tratamento geralmente é feito com o uso de uma máscara de oxigênio ou através do uso de medicamentos para aliviar as dores. Após o momento de crise podem ser administrados medicamentos com o objetivo de prevenir o surgimento de novas crises.

Problemas de saúde bucal

Existem diversos tipos de problemas de saúde bucal que geralmente são provocados por bactérias, como as cáries e as inflamações gengivais.

Nos estágios iniciais, estas condições afetam apenas os dentes e os tecidos gengivais, de forma que as cáries provoquem dor de dente, o surgimento de pontos pretos e pequenos furinhos no dente, já no caso das inflamações gengivais pode ocorrer vermelhidão, sangramentos e retração gengival.

Porém, com a progressão destas condições, as bactérias responsáveis por provocá-las podem acabar afetando o maxilar, o que pode vir a provocar bastante dor e também comprometer toda sua estrutura.

Estes problemas surgem por conta da má higienização dos dentes, que gera o acúmulo de bactérias sobre eles na forma de placa bacteriana e tártaro.

Quando estas bactérias digerem as partículas de alimentos que também se acumulam sobre os dentes, elas liberam um ácido que é corrosivo para a estrutura dos dentes e nocivo as gengivas.

Dessa forma, a constante liberação deste ácido pode provocar a corrosão da estrutura dentária, conhecida como cárie, ou a inflamação do tecido gengival, que pode ser chamada de gengivite ou periodontite.

O tratamento das cáries geralmente é feito através da raspagem do tecido comprometido e nos casos mais severos pode ser necessário realizar um tratamento de canal.

Já no caso das inflamações gengivais é feita a limpeza dos dentes do paciente a fim de remover o tártaro e a placa bacteriana que são responsáveis por provocar o seu surgimento.

Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo diz respeito a uma síndrome dolorosa que é caracterizada por uma forte dor que surge no rosto em forma de choques ou fortes pontadas.

Pacientes que sofrem com esta condição relatam como uma dor muito forte e que também pode causar queimação e desaparece com alguns minutos.

Na maior parte dos casos esta condição é provocada por uma compressão intracraniana da raiz do nervo trigêmeo.

O tratamento deste problema pode ser realizado de forma medicamentosa, através de medicamentos para aliviar a dor, ou de forma cirúrgica, para aliviar a pressão sobre o nervo.

Siso

O dente do siso, que também é conhecido como terceiro molar, diz respeito aos últimos dentes a nascerem na arcada dentária.

Isto significa que quando estes dentes vão nascer, todos os outros dentes da arcada dentária já ocuparam seu devido lugar.

Muitas vezes isto acaba fazendo com que ao nascer, ele empurre os outros dentes com o intuito de forçar a abertura do seu espaço.

Esta força exercida pelo siso nos demais dentes pode acabar provocando o desalinhamento deles, além de também causar muita dor no maxilar ou na maxila, o que depende de qual siso está nascendo.

Além disso, seu nascimento também pode provocar febres e também o surgimento da pericoronarite, que é a inflamação do tecido gengival que fica preso sobre o dente.

O profissional pode identificar seu nascimento a partir de uma avaliação clínica ou de um exame de raio X de dente, que irá possibilitar a sua visualização.

Seu tratamento geralmente é feito a partir da extração de siso, que pode ser feita antes mesmo do dente nascer por completo, para evitar o surgimento de complicações.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem que o paciente possa realizar o acompanhamento da prótese dentária, de modo que o dentista também possa realizar quaisquer ajustes que sejam necessários.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Através delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Visite a uma clínica odontológica OralDents para um sorriso mais bonito e ganhar uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Deixe um comentário