Agende Sua Avaliação

OralDents

Logo oraldents azul
ferramentas utilizadas para a extração de siso e um dente do siso

Extração de siso: saiba como é feita e cuidados essenciais!

A extração de siso consiste no procedimento de remoção dos dentes do siso e geralmente é realizado com o objetivo de evitar complicações derivadas de seu nascimento.

Sendo assim, confira mais a respeito desse procedimento e porque é realizado:

O que são os dentes do siso?

Os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares, são os últimos dentes a nascerem na arcada dentária, o que geralmente ocorre entre os 15 e 25 anos de idade.

O fato de nascerem por último significa que quando nascem, todos os outros dentes já ocuparam seu devido lugar na arcada, o que pode acabar fazendo com que surjam problemas, como o desalinhamento dos outros dentes e muitas outras complicações.

Deste modo, para evitar o surgimento destes problemas e outros o dente do siso muitas vezes acaba sendo extraído, na maioria das vezes antes mesmo de nascer.

O que é extração de siso?

Assim como dito anteriormente, os dentes do siso são os últimos dentes a nascer na arcada dentária, o que acaba fazendo com que seu nascimento implique no surgimento de problemas.

Desta forma, isto acaba fazendo com que na maioria das vezes o dente siso seja extraído para evitar o surgimento destes problemas, mas o que é a extração de siso?

A extração de siso diz respeito a um procedimento cirúrgico realizado em consultório odontológico que é responsável pela remoção destes dentes.

Através dela é possível remover o dente antes que ele comece a provocar problemas na arcada dentária, ou seja, é uma maneira de prevenir o surgimento de problemas odontológicos.

Além disso, por se tratar de um procedimento cirúrgico, é necessário tomar alguns cuidados após sua realização para que não surja nenhuma complicação.

paciente com dor de dente antes de realizar a extração de siso

Por que é necessário realizar a extração de siso?

A extração de siso costuma ser indicada quando há a presença de algum sintoma incômodo derivado dele, como dor de dente, problemas na mordida, desconforto ou desalinhamento dentário.

Dessa forma, a necessidade de extração tende a variar de paciente para paciente, sendo assim, apenas o profissional será capaz de dizer se é necessário realizar a exodontia.

No entanto, na maior parte das vezes os profissionais optam por extrair o dente do siso antes de ele começar a provocar problemas, ou seja, durante ou antes de seu nascimento.

Quando o paciente atinge a idade em que o dente siso, o profissional já indica que o dente seja removido para evitar o surgimento de complicações.

Quais são os sintomas do dente siso nascendo?

Assim como foi dito anteriormente, o nascimento do dente siso pode provocar diversos problemas que podem resultar na necessidade de sua extração. Sendo assim, confira quais são os principais:

Pericoronarite

A pericoronarite diz respeito a uma condição onde há a inflamação do tecido gengival sobre o dente que está nascendo, no caso o siso.

Isto ocorre por conta de uma pequena parte de tecido gengival que fica presa sobre o dente, o que acaba fazendo com que haja uma dificuldade para se higienizar ao seu entorno.

O fato de não ser possível higienizar corretamente o entorno dessa gengiva faz com que bactérias se acumulem ao seu redor e acabem provocando sua inflamação.

Seu tratamento primeiramente é feito através de uma higienização do local, removendo toda a placa bacteriana e tártaro que se encontra sobre o dente e em seguida é feito o tratamento definitivo, que no caso dos terceiros molares costuma ser a extração de siso.

Desalinhamento dentário

Os terceiros molares são os últimos dentes a nascerem na arcada dentária, ou seja, quando eles nascem todos os outros dentes já ocuparam seu espaço na arcada.

Isto faz com que não sobre espaço para eles na arcada, levando-os a empurrar os demais dentes para abrir espaço para nascerem.

Desse modo, muitas vezes os sisos acabam provocando o desalinhamento dos demais dentes quando iniciam o processo de nascimento.

Portanto, para prevenir o desalinhamento dos dentes ele acaba sendo extraído antes mesmo de começar a nascer.

Como saber se você precisa fazer a extração do siso?

Antes mesmo do dente siso começar a nascer ele começa a provocar sintomas, como dor de dente, inchaço facial, dor de cabeça, febre e dificuldade de mastigar.

Sendo assim, ao perceber esses sintomas é recomendado que o paciente comunique ao seu dentista para que ele possa avaliá-los e se necessário solicitar a realização de exames como o raio X para verificar o estado dos sisos.

Após a avaliação clínica e da análise da radiografia o profissional irá avaliar a necessidade da extração de siso para o alívio desses sintomas e prevenção de novas complicações, como a pericoronarite e o desalinhamento dos dentes.

Como é feita a extração do siso?

Para realizar o procedimento de extrair o siso é necessário que o profissional tenha acesso aos exames de raio X do paciente para que ele possa saber como os sisos estão posicionados.

A partir da confirmação da necessidade de se extrair, o profissional inicia o procedimento com a aplicação da anestesia local, para prevenir que o paciente venha a sentir dor durante o procedimento.

Após a aplicação da anestesia é feita uma incisão na gengiva para que o profissional possa ter acesso ao dente e em seguida começa a realizar sua extração.

Nos casos onde não é possível extrair o dente por inteiro, o profissional divide o dente em pedaços menores e os extrai.

Assim que todo o dente é extraído, o profissional realiza a sutura do local e coloca um algodão sobre a sutura para conter parte do sangramento e pede para que o paciente o mantenha por algum tempo.

Esse procedimento geralmente dura aproximadamente 30 minutos por dente extraído, o que pode variar de acordo com o posicionamento do dente e da complexidade do procedimento.

paciente feliz após realizar a extração de siso

Extração de siso recuperação

Ao fim da extração de siso, o profissional recomenda ao paciente a adoção de alguns cuidados para prevenir complicações.

Dentre esses cuidados podemos citar:

  • Higienização bucal adequada: após a extração de siso o paciente deve escovar os dentes e utilizar o fio dental da forma correta para evitar o surgimento de complicações derivadas do acúmulo de bactérias na boca;
  • Uso correto dos medicamentos: ao fim do procedimento o profissional geralmente receita o uso de algum antibiótico e analgésico para o paciente a fim de prevenir o surgimento de complicações e aliviar a dor. Portanto é necessário que o paciente consuma esses medicamentos para evitar complicações e a dor;
  • Evite consumir alimentos rígidos, muito condimentados e quentes: o consumo desses alimentos pode acabar ferindo a região ou provocar sua inflamação. Sendo assim, é recomendado que o paciente dê preferência a alimentos mais frios e macios;
  • Utilize uma compressa fria: o uso da compressa contribui para a vasoconstrição, que é a redução do calibre dos vasos sanguíneos, resultando na redução do inchaço e da inflamação.

LEIA TAMBÉM: Dente siso inflamado: saiba como identificar e tratar o problema

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Deixe um comentário