A DTM ou disfunção temporomandibular é o nome dado aos problemas que acometem a articulação temporomandibular e provocam sintomas incômodos.
Neste artigo falaremos mais a respeito do que é e como é feito o tratamento da DTM:
O que é DTM?
A DTM (disfunção temporomandibular) diz respeito aos problemas que surgem na articulação temporomandibular (ATM), que é a articulação responsável pela movimentação da mandíbula.
Esse problema é bastante comum e em seu estágio inicial tende a causar sintomas bem leves, no entanto, caso seja ignorada, ela pode evoluir e se tornar bastante incômoda.
Ela também pode surgir por diversos motivos, sendo que grande parte das razões de seu aparecimento estão relacionados à uma pressão exagerada exercida sobre a articulação,
A disfunção da articulação temporomandibular pode afetar tanto homens quanto mulheres, não tendo distinção de idade, de forma que pode atingir tanto crianças quanto idosos.
Quais são os sintomas da DTM?
A disfunção temporomandibular causa alguns sintomas bem leves inicialmente, no entanto, com o passar do tempo e evolução das condições os sintomas podem se tornar bastante incômodos, podendo chegar até mesmo a causar o travamento da mandíbula.
Sendo assim, confira quais são os principais sintomas da DTM:
- Dores na articulação;
- Espasmos;
- Dor ao movimentar a mandíbula;
- Estalos, dor e/ou zumbidos no ouvido;
- Dor no pescoço;
- Dor de cabeça;
- Dificuldade para movimentar a boca.
Inicialmente é possível sentir os sintomas mais leves, como leves dores e pequenos estalos, no entanto, com o passar do tempo esses sintomas se intensificam, podendo causar fortes e o travamento da mandíbula.
Causas da DTM
Geralmente a DTM é causada por conta de uma pressão excessiva exercida sobre a articulação ou sobre os músculos envolvidos na mastigação.
Sendo assim, confira quais são as principais causas dessa complicação:
- Má postura;
- Fatores genéticos;
- Problemas no sono;
- Bruxismo;
- Má-oclusão;
- Artrite na ATM;
- Traumas na mandíbula;
- Hábitos parafuncionais.
DTM tratamento
O tratamento da disfunção temporomandibular pode ser realizado de forma multidisciplinar baseando-se em suas causas.
Geralmente ele é realizado de forma multidisciplinar, ou seja, a partir do conjunto de tratamentos que visam aliviar seus sintomas. Sendo assim, confira as principais formas de tratamento da DTM:
Placa miorrelaxante
A placa miorrelaxante consiste em um dispositivo interoclusal que é utilizado como uma forma de aliviar ou desprogramar o ranger e apertar de dentes promovidos pelo bruxismo.
Ela pode ser confeccionada tanto de acrílico quanto de silicone, sendo que a de acrílico é utilizado para tratar o bruxismo excêntrico, que consiste no ranger de dentes, e a de silicone para tratar o bruxismo cêntrico, onde há apenas o apertar de dentes.
Dessa forma, essa é uma maneira de tratar a DTM quando a mesma é provocada pelo bruxismo.
Fisioterapia
A fisioterapia é uma das formas de tratamento da DTM e da dor orofacial. Devido ao fato de que a articulação temporomandibular está intimamente ligada com a coluna, fatores como a má postura podem acabar resultando em uma disfunção da articulação.
Sendo assim, a fisioterapia atua em seu tratamento a partir de técnicas que aliviam a dor e os estalos, bem como o realinhamento da articulação e da musculatura.
Laserterapia
A laserterapia consiste no uso de um laser de baixa intensidade para provocar uma reação entre os fótons e a pele, e a partir dessa reação provocar um alívio da dor.
Além disso, esse tipo de tratamento promove a redução de inflamações, estimula a reparação dos tecidos e previne infecções.
Ultrassom
O tratamento com ultrassom consiste na emissão de ondas ultrassônicas para promover o alívio da dor e dos sintomas da DTM.
Reeducação
O tratamento da DTM também pode ser realizado através da reeducação de alguns hábitos, como a melhoria da postura e eliminação dos hábitos parafuncionais.
A partir dessa mudança de hábitos pode haver uma melhoria nos sintomas da disfunção temporomandibular.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar o problema da DTM com maior facilidade.
Dessa maneira, com a identificação precoce o dentista pode iniciar o tratamento mais cedo, oferecendo assim uma chance maior de solucionar o problema.
Elas também garantem que seja possível identificar e tratar possíveis problemas bucais, como a cárie e o tártaro.
Também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Portanto, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!