Agende Sua Avaliação

OralDents

Logo oraldents azul
escova de dente para quem usa aparelho

Escova de dente para quem usa aparelho: veja as melhores opções!

Qual a importância de uma escova de dente para quem usa aparelho?

Confira a resposta para essa pergunta no artigo abaixo, além de também conferir quais são os modelos de escova de dente para aparelho:

Por que uma escova de dente para quem usa aparelho é necessária?

O aparelho ortodôntico é um tipo de aparelho muito utilizado por pacientes de diversas idades, desde adolescentes até adultos.

Ele também é conhecido por suas estruturas que ficam sobre os dentes, os braquetes e o fio ortodôntico em que ambas ficam posicionadas na frente dos dentes.

Desse modo, por serem uma estrutura a mais dentro da boca do paciente, elas contribuem para um acúmulo maior de alimentos e o fato de ficaram sobre os dentes acaba atrapalhando a higienização dos dentes.

Isso ocorre pelo fato de que pelas estruturas se posicionarem sobre os dentes, elas acabam criando áreas difíceis de serem alcançadas pela escova convencional.

O que por sua vez levou ao surgimento da escova de dente para quem uso aparelho que são utilizadas justamente para alcançar os locais onde a escova de dentes convencional não alcança.

Portanto, a escova de dente para quem usa aparelho é fundamental para a higienização correta do aparelho ortodôntico.

Quais os tipos de escova de dente para quem usa aparelho?

Assim como dito anteriormente, a escova de dente para quem usa aparelho é fundamental durante a higienização dos dentes de quem usa aparelho ortodôntico.

Porém, não existe apenas um tipo de escova para aparelho. Sendo assim, confira quais são os principais tipos:

Escova unitufo

A escova de dente para aparelho unitufo é uma escova que possui um único tufo de cerdas, que são um pouco mais rígidas que as cerdas convencionais.

Ela é utilizada para realizar uma higienização mais completa dos braquetes de aparelhos visto que as convencionais não conseguem realizar a devida higienização deles.

Seu uso deve ser feito após o uso do fio dental e da escovação normal, apenas como forma de complementar a higienização dos dentes.

Escova interdental

As escovas interdentais são um tipo de escova de dente fundamental para que usa aparelho.

Isso se deve ao fato de que o fio ortodôntico, que é aquela peça que fica atravessada na frente de todos os dentes de quem usa aparelho, acaba dificultando a higienização entre ele e os dentes.

Dessa forma, a escova interdental, que possui um formato semelhante a uma escova para higienizar mamadeiras num tamanho bem menor, consegue ser inserida no espaço entre o fio ortodôntico e os dentes.

O fato de poder ser inserida entre os dentes garante que ela seja a opção ideal para realizar a limpeza desse espaço entre os dentes e o fio ortodôntico.

Escova com cerdas em V

A escova com cerdas em V possuem as fileiras centrais mais curtas, fazendo com que ela fique com uma pequena depressão no meio.

Isso permite que ela consiga higienizar a parte superior e inferior dos braquetes com maior facilidade, visto que sua própria estrutura contribui para isso.

Logo, também não é necessário que o paciente perca tempo procurando um bom ângulo para alcançar a parte superior e inferior dos braquetes.

Como escolher a melhor escova de dente para quem usa aparelho

Como escolher a melhor escova de dente para quem usa aparelho?

Quando se trata de escolher a melhor escova de dente para quem usa aparelho é uma tarefa bastante complicada, visto que todas elas são importantes para a boa limpeza dos dentes e do aparelho.

Sendo assim, para que a higienização seja feita de forma completa, é importante utilizar tanto a escova convencional quanto as escovas de dente para aparelho.

Além delas, também é importante que o paciente utilize algum fio dental para aparelho ou utilize o passa fio para inserir o fio dental entre o fio ortodôntico e os dentes, possibilitando assim o seu uso.

Como higienizar os dentes com aparelho?

Para higienizar os dentes com aparelho primeiramente o paciente deve realizar a escovação da forma convencional tendo mais atenção e cautela por conta do aparelho ortodôntico.

Em seguida é recomendado utilizar o fio dental, que pode ter seu uso facilitado ao utilizar algum tipo de fio dental para aparelho ou o passa fio para auxiliar nessa tarefa.

Após o uso do fio dental é recomendado que o paciente utilize a escova unitufo para efetuar a limpeza dos braquetes e a escova interdental para higienizar o espaço entre os dentes, os braquetes e o fio ortodôntico.

Além disso, para complementar a higienização o paciente pode fazer o uso de enxaguantes bucais sem álcool, visto que eles conseguem contribuir para a remoção de alguns restos de bactérias que possam ter ficado sobre os dentes.

No entanto, apenas esses cuidados não são suficientes para a manutenção de uma boa saúde bucal.

Para conseguir manter bons cuidados bucais também é importante que o paciente realize visitas regulares ao dentista para efetuar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.

Através dela é possível evitar o surgimento de algumas complicações, além de também ser possível remover a placa bacteriana e o tártaro.

A fim de complementar os cuidados, também é importante que o paciente adeque sua alimentação, visto que podem surgir problemas por conta dela.

Dessa forma é recomendado evitar quaisquer tipos de alimentos que sejam muito duros ou muito pegajosos, visto que eles podem comprometer a integridade do aparelho.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Deixe um comentário