As facetas de resina são uma camada confeccionada de resina odontológica que é fixada sobre os dentes do paciente com o intuito de promover melhorias estéticas.
Para saber mais a respeito deste procedimento estético continue acompanhando o artigo abaixo:
O que são facetas de resina?
As facetas de resina dizem respeito a um tratamento estético onde os dentes são revestidos com uma fina camada de resina com o intuito de promover benefícios estéticos para os dentes do paciente.
Dentre esses benefícios podemos citar a correção da tonalidade e do tamanho dos dentes do paciente, além de também poder corrigir pequenos diastemas.
Sendo assim, esse procedimento geralmente é feito com o intuito de promover ao paciente uma melhoria estética de seu sorriso.
Este procedimento é realizado no consultório odontológico e é necessário realizar um breve planejamento antes para que os resultados possam estar de acordo com as expectativas do paciente.
Quais são as indicações das facetas de resina?
As facetas de resina são um procedimento estético que, juntamente com as lentes de contato dental, se popularizaram bastante.
Apesar de ser um procedimento estético, ele também pode ser utilizado para corrigir alguns pequenos problemas que podem afetar os dentes do paciente, como:
- Pequenas fraturas e desgastes;
- Dentes com tamanho menor que o desejado;
- Pequenos diastemas;
- Problemas de tonalidade;
- Pequenos desalinhamentos.
Dessa forma, elas podem ser utilizadas tanto para corrigir pequenos problemas estéticos quanto pequenas fraturas dos dentes.
Contraindicações para o procedimento
As facetas de resina são um procedimento bastante versátil que consegue corrigir diversos tipos de problemas estéticos, garantindo uma melhoria na aparência do sorriso do paciente.
No entanto, apesar de ser bastante versátil, existem algumas situações em que não é possível utilizá-las. Sendo assim, confira os principais motivos que impedem a instalação das facetas:
- Bruxismo;
- Apinhamento dental severo;
- Cáries;
- Tártaro;
- Gengivite;
- Periodontite.
Isto se deve ao fato de que estes problemas podem comprometer a integridade dos dentes, onde as facetas serão posicionadas, ou a integridade das próprias facetas.
Desta forma, para colocar as facetas quando o paciente se encontra afetado por algum destes problemas é importante que ele procure consultar-se com um profissional para corrigi-lo antes de instalar as facetas de resina.
Além de possibilitar a instalação das facetas, o tratamento destes problemas também proporciona uma melhoria da saúde bucal.
Quanto tempo demora para colocar facetas de resina?
Geralmente este procedimento é efetuado pelo dentista e exige apenas um rápido planejamento onde o profissional irá avaliar o estado dos dentes do paciente e adequar as expectativas aos resultados.
Após o planejamento, o processo de instalação das facetas de resina é feito logo após o planejamento e pode ser efetuado em apenas uma sessão, demorando em média algumas horas para ser finalizado.
No entanto, é importante lembrar que este é apenas um tempo médio e portanto pode variar tanto para mais quanto para menos.
Nos casos onde é necessário realizar algum tipo de tratamento prévio para corrigir algum problema de saúde bucal o processo de instalação pode demorar um tempo maior para ser iniciado.
Qual a diferença entre as lentes de contato dental e as facetas de resina?
As lentes de contato dental dizem respeito a um fino laminado protético que é fixado sobre os dentes do paciente e são confeccionadas de porcelana odontológica.
Já as facetas de resina são moldadas sobre o dente do paciente e, assim como o nome sugere, são confeccionadas de resina odontológica.
Sendo assim, as lentes de contato acabam sendo mais finas do que as facetas e devido aos materiais utilizados para confeccioná-los influência na durabilidade de cada uma delas, de forma que as lentes de contato duram mais que as facetas.
Principais diferenças entre as facetas de resina antes e depois
Assim como foi visto anteriormente, as facetas de resina são utilizadas para corrigir problemas estéticos dos dentes do paciente.
Dessa forma, antes de colocá-las o paciente sofria com diversos tipos de déficits estéticos, como pequenas fraturas, diastemas, dentes pequenos ou escurecimento dos dentes.
Logo, por se tratar de um procedimento capaz de corrigir estes problemas, depois de colocá-las sobre os dentes, o paciente reganha sua autoestima, garantindo que possa voltar a sorrir sem a necessidade de ficar receoso por conta de problemas em seus dentes.
Quanto tempo duram as facetas de resina?
As facetas consistem em um procedimento estético onde é aplicada uma fina camada de resina sobre os dentes com o intuito de conferir uma nova aparência para os dentes do paciente.
Esta mudança na aparência geralmente dura por aproximadamente 5 a 7 anos, no entanto elas podem durar mais ou menos de acordo com os cuidados do paciente com elas.
Dentre os cuidados importantes para manter a integridade das facetas dentárias estão o fato de higienizar os dentes com uma escova de dentes com cerdas macias e evitar utilizar força excessiva na higienização para evitar danificá-las.
Quais os principais cuidados que devemos ter com as facetas de resina?
As facetas de resina consistem em um procedimento onde é aplicado um revestimento de resina sobre os dentes do paciente com o intuito de conceder uma nova aparência para seus dentes.
Para manter sua integridade, garantindo que ela possa durar pelo maior tempo possível, é necessário que o paciente adote alguns cuidados com elas.
Dentre os cuidados necessários estão a adoção de bons cuidados de higienização bucal, o que pode ser feito através da escovação dos dentes utilizando uma escova de dentes com cerdas macias e do uso do fio dental.
Além disso, também é importante que o paciente evite realizar hábitos parafuncionais, como o hábito de roer as unhas e morder objetos como lápis e canetas.
Isto se deve ao fato de que estes hábitos podem acabar danificando as facetas por serem hábitos danosos às estruturas bucais.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Elas também tornam possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!