A garganta inflamada é um sintoma bastante incômodo e que geralmente ocorre por conta de infecções na garganta, como gripes e resfriados.
Para saber mais a respeito desta condição, continue acompanhando o artigo abaixo:
O que é garganta inflamada?
A inflamação consiste em uma resposta do organismo quando identifica a presença de um agente invasor.
Esta reação consiste no dilatamento dos vasos sanguíneos, o que contribui para um maior fluxo de sangue e consequentemente auxilia o transporte dos glóbulos brancos responsáveis por combater o invasor.
Logo, a garganta inflamada é um sintoma que surge quando há a inflamação da garganta do paciente, podendo ser causado por vários motivos e também pode afetar pacientes de qualquer idade.
Sendo assim, a garganta inflamada não é uma doença, mas sim um sinal de que há algo de errado com seu organismo.
O que causa a garganta inflamada?
Assim como foi dito anteriormente, a garganta inflamada não é uma doença, mas sim um sintoma relacionado a outras condições que podem afetar o organismo.
Sendo assim, confira quais são as principais causas desta condição:
Gripes e resfriados
Correspondem a infecções do sistema respiratório que são bastante comuns, sendo a gripe mais severa que o resfriado, no entanto, ambas podem provocar a inflamação da garganta.
Dentre os sintomas provocado por essas condições podemos citar:
- Tosse;
- Inflamação da garganta;
- Coriza;
- Febre;
- Indisposição.
O diagnóstico desta condição pode ser feito por meio da identificação dos sintomas, no entanto, para a confirmação é importante que o paciente consulte-se com um profissional.
Para prevenir-se da gripe, o paciente pode vacinar-se anualmente durante a campanha de vacinação contra a gripe e ambas as condições podem ser prevenidas a partir da higienização das mãos e ao evitar o contato com pessoas contaminadas.
Infecções da garganta
As infecções da garganta, como amigdalite, esofagite e faringite, são condições bastante incômodas e que podem ser provocadas tanto por vírus quanto por bactérias.
Os sintomas mais comuns relacionados a essas condições são a vermelhidão, a irritação e dor na garganta, febre, tosse e o surgimento de placas brancas quando é provocada por bactérias.
O diagnóstico desta condição é feito por um médico por meio de uma avaliação da garganta, mas também pode ser necessário realizar alguns exames de cultura para identificar o vírus ou bactéria causadora.
Quais são os fatores de risco?
A inflamação da garganta é provocada por outras condições, geralmente derivadas de infecções por bactérias ou vírus.
Sendo assim, um dos principais é a baixa na imunidade, visto que ela acaba tornando o corpo vulnerável para diversos microrganismos.
Outro fator de risco é a mudança climática, visto que o ambiente mais seco pode acabar ressecando a garganta, tornando-a mais vulnerável a bactérias e vírus.
O refluxo gastroesofágico também é um fator de risco, visto que o retorno do ácido estomacal pode acabar agredindo a garganta do paciente, deixando-a mais vulnerável.
O baixo consumo de água também é um fator que pode resultar na vulnerabilidade da garganta, pois isso acaba interferindo em sua hidratação, deixando-a ressecada.
Além disso, crianças também tendem a ser mais suscetíveis a sofrer com este sintoma por possuírem um sistema imune mais fraco.
Quais são os sintomas mais comuns da garganta inflamada?
A garganta inflamada é um sintoma bastante comum quando se trata de infecções do trato respiratório, no entanto, você sabe como ela surge?
Veja quais são os principais sinais da inflamação da garganta:
- Inchaço;
- Vermelhidão;
- Irritação;
- Sensação de garganta quente;
- Coceira;
- Rouquidão;
- Dor;
- Tosse;
- Pigarro;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Dificuldade para engolir;
- Halitose.
Como diagnosticar a garganta inflamada?
A identificação da garganta inflamada pode ser feita através da percepção dos sintomas pelo próprio paciente, ou seja, quando o paciente notar a presença de algum desses sintomas ele pode suspeitar da inflamação.
No entanto, para confirmar o diagnóstico, é recomendado procurar um profissional para que a avaliação possa ser feita de forma mais precisa.
Dessa forma, ele também será capaz de avaliar o que está provocando essa inflamação e indicar o melhor tratamento.
O que é bom para garganta inflamada?
Assim como foi dito anteriormente, ela é um sintoma bastante incômodo, o que pode levar o paciente a procurar formas de aliviá-la. Sendo assim, confira o que é bom para a garganta inflamada:
Remédio para garganta inflamada
Essa condição geralmente é provocada pela ação de vírus e bactérias, o que faz com que muitas vezes ao procurar um profissional ele receite algum remédio.
Logo, após realizar o diagnóstico, o profissional pode receitar ao paciente alguns remédios responsáveis por aliviar os sintomas e contribuir para a recuperação.
Dentre os medicamentos que podem ser receitados estão:
- Analgésicos: para aliviar a dor e os incômodos;
- Anti-inflamatório: para auxiliar a controlar o processo inflamatório e reduzir o inchaço, como nimesulida;
- Antibióticos: são utilizados para combater a causa da garganta inflamada, quando esta é provocada por bactérias;
- Antialérgicos: podem ser utilizados quando ela é derivada de reações alérgicas, como alergia por pólen e ácaros.
No entanto, é importante lembrar que a automedicação é contraindicada e que estes medicamentos só devem ser consumidos caso sejam receitados por um profissional
Remédio caseiro para garganta inflamada
Existem alguns remédios caseiros que são bastante eficazes no alívio dos sintomas e melhora na velocidade de recuperação.
A eficácia desses medicamentos se deve ao fato de possuírem ótimas propriedades antissépticas, anti-inflamatória ou contribui para a melhora da imunidade.
Dentre estes tratamentos alternativos podemos citar:
- Gargarejo com água morna e sal;
- Chá de gengibre;
- Gargarejo de chá de casca de romã;
- Chá de maçã com canela;
- Gargarejo de água morna e bicarbonato de sódio;
- Chá de hortelã;
- Nebulização;
- Chá de gengibre;
- Solução de vinagre de maçã e água;
- Chá de limão com mel;
- Chá de raiz de alcaçuz
- Chá de gengibre, limão e mel;
- Chá de alho;
- Chá de camomila;
- Mascar cravo-da-Índia;
- Chá de noz-moscada;
- Chá de orégano com limão.
Além disso, é recomendado que o paciente que está com a garganta inflamada evite expor sua garganta a temperaturas muito baixas, tome bastante líquido, repouse e evite ingerir alimentos muito frios ou muito quentes.
Como prevenir?
A garganta inflamada é um sintoma que geralmente se deriva de alguma infecção que possa afetar a garganta do paciente. Por conta disso, para se prevenir desta condição o paciente deve:
- Evitar ambientes muito frios;
- Beber bastante líquido ao decorrer do dia;
- Manter uma dieta balanceada para manter seu sistema imune sempre fortalecido;
- Evitar ambientes muito secos e se possível utilizar um umidificador para umedecer o ambiente.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
As visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!