A inflamação dos lábios diz respeito a uma condição que geralmente provoca dor, lesões na boca e a descamação dos lábios.
Sendo assim, para saber mais a seu respeito, continue acompanhando o artigo abaixo:
O que é inflamação dos lábios?
A inflamação dos lábios, também chamada de queilite, diz respeito a uma condição que geralmente surge junto com dor, lesões bucais e descamação dos lábios.
Dentre os principais tipos de inflamação labial podemos citar a actínica, angular, de contato e a esfoliativa, onde cada uma delas possui diferentes formas de surgir.
É importante lembrar que todos os tipos de queilite exigem acompanhamento profissional, visto que a partir do atendimento especializado será possível tratar não apenas os sintomas, mas também sua causa.
Quais são os sintomas de inflamação dos lábios?
A inflamação dos lábios geralmente provoca alguns sintomas que são comuns a todos os tipos. Sendo assim, confira quais são os sintomas comuns a todos os tipos de queilite:
- Ressecamento labial;
- Rachaduras nos lábios;
- Descamação;
- Inchaço;
- Feridinhas no canto da boca.
Quais são suas causas?
A inflamação dos lábios pode ser provocada por diversos fatores, que podem variar desde complicações de saúde até fatores externos, como o clima. Sendo assim, confira quais são as mais comuns:
- Clima: visto que a exposição ao clima frio e seco pode acabar ressecando os lábios provocando uma inflamação;
- Queimaduras de sol: a exposição intensa dos lábios ao sol pode acabar provocando queimaduras que podem causar a sua inflamação, o que pode ocorrer com facilidade, visto que a pele dos lábios é fina e sensível;
- Infecções: a ação de microrganismos maliciosos nos lábios do paciente pode resultar em sua inflamação. Esse tipo de inflamação dos lábios geralmente ocorre com pacientes que possuem diabetes ou HIV;
- Déficit vitamínico: a falta de vitaminas, em especial a B12, pode provocar a inflamação dos lábios, o que se deve ao fato de que elas são as responsáveis por manter todo o corpo funcionando corretamente;
- Reações alérgicas: algumas vezes podem surgir reações alérgicas aos produtos labiais, como batons e hidratantes labiais, o que pode acabar resultando em sua inflamação;
- Dermatites: as doenças de pele, também conhecidas como dermatite, podem provocar a inflamação tanto da pele quanto dos lábios, assim como outros sintomas como coceira, vermelhidão e descamação.
Por se tratar de uma condição que pode possuir diversas causas, é importante que o paciente procure consultar-se com um profissional para que ele possa avaliar a situação e descobrir a sua causa.
Isto se faz necessário devido ao fato de que ao identificar a causa é possível encontrar o melhor tratamento possível, visto que ele será baseado em sua causa.
Quais são os tipos de queilite?
Assim como dito anteriormente, existem diversos tipos de inflamação dos lábios, onde cada uma possui sua causa específica ou algum sintomas característico.
Confira quais são os principais tipos de queilite:
Queilite actínica
A queilite actínica é um tipo de lesão no lábio inferior que é causada pela alta exposição dos lábios aos raios ultravioletas e é considerada uma lesão pré-cancerígena, visto que pode evoluir para um carcinoma, que é um tumor maligno.
Essa condição tende a provocar sintomas como:
- Aspereza;
- Ressecamento;
- Estrias ou fissuras;
- Vermelhidão;
- Úlceras de cicatrização lenta;
- Bolhas.
Queilite angular
A queilite angular diz respeito a pequenas fissuras vermelhas que descamam e são dolorosas que se formam no canto da boca. Ela pode surgir de um único lado ou dos dois e seu aparecimento está associado ao fungo Candida albicans, o mesmo que causa candidíase na boca.
Ela é considerada uma condição multifatorial, ou seja, pode ser provocada por diversos motivos, podendo eles ocorrerem de forma isolada ou não, sendo os principais causadores as próteses mal ajustadas e o déficit vitamínico.
Queilite de contato
A queilite de contato diz respeito a inflamação dos lábios que é causada pelo contato dos lábios com substâncias sensibilizantes que desencadeiam uma reação antígeno-anticorpo.
Dentre suas causas podemos citar fatores físicos, como a exposição solar, e fatores químicos, como batons, alimentos e cremes dentais.
Os sintomas relacionados a esta condição são vermelhidão, descamação, erosões e fissuras e geralmente possuem uma curta duração.
Queilite esfoliativa
A queilite esfoliativa é uma inflamação dos lábios que não possui uma causa específica, mas que acredita-se que suas principais causas estejam relacionadas a períodos de estresse na vida do paciente.
Ela tende a provocar sintomas como a descamação, vermelhidão, ressecamento, sensibilidade e queimação nos lábios.
Sendo assim, esta condição tende a afetar a qualidade de vida do paciente, visto que ela afeta a estética bucal do paciente e também provoca incômodos ao comer, sorrir e falar.
Como tratar inflamação dos lábios?
Assim como foi visto no artigo acima, existem diversos tipos de inflamação dos lábios que podem ser provocadas pelos mais diversos motivos.
Sendo assim, existem diferentes formas de se tratar esta condição sendo as principais:
- Laserterapia;
- Corticosteróides;
- Uso de hidratantes labiais;
- Imunossupressores;
- Antibióticos ou antifúngicos quando provocada por um destes fatores;
- Eliminação dos fatores responsáveis por provocar a condição, como interrupção do uso de alguns cosméticos, evitar exposição solar e reajuste de próteses e aparelhos;
- Remoção das lesões.
Desta forma, é importante procurar atendimento profissional ao identificar qualquer um dos sintomas de inflamação labial, visto que eles serão mais capazes de avaliar a causa e identificar o tipo de queilite, além de tornar possível o seu tratamento baseado em suas causas.
Como prevenir a inflamação labial?
Assim como foi visto acima, existem alguns fatores que podem levar ao surgimento da inflamação labial, sendo assim, para preveni-la é importante tomar alguns cuidados, como:
- Utilizar protetor solar labial constantemente e evitar a exposição prolongada ao sol;
- Manter uma alimentação balanceada para garantir que não haverá nenhum déficit nutricional;
- Realizar o ajuste adequado de próteses que estejam mal ajustadas;
- Evitar o uso de cosméticos e o consumo de alimentos que possam provocar uma reação alérgica nos lábios;
- Realizar tratamento psicoterapêutico para um maior controle emocional;
- Procurar evitar ou tratar hábitos como o hábito de morder ou lamber os lábios constantemente;
- Evitar levar objetos à boca.
Além disso, é importante que ao identificar os sintomas de inflamação labial o paciente não recorra a tratamentos caseiros, mas procure um profissional para realizar o tratamento da forma adequada.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista é possível identificar e tratar possíveis complicações antes que elas cheguem a exigir a extração de dente.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Através delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Sendo assim, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!