Quando há uma comparação do uso do Invisalign antes e depois é possível observar uma grande melhora na estética do sorriso e aparência do paciente, elevando consideravelmente a autoestima e satisfação pessoal.
A ativação dos alinhadores ocorre constantemente e, por essa razão, os resultados do aparelho invisível são vistos de uma forma mais ligeira. No entanto, o tempo de tratamento oscila conforme o estado dos dentes de cada pessoa, mas ainda assim não deixa de ser eficiente.
Saiba aqui quais cuidados devem ser tomado com o Invisalign antes e depois, como funciona, como limpá-lo e valor:
O que é Invisalign para os dentes?
Também chamado de aparelho invisível, o Invisalign consiste em um tipo de aparelho ortodôntico mais autêntico do que os outros modelos devido sua discrição e praticidade, visto que é capaz de ser removido na hora de comer, beber, escovar os dentes e usar fio dental.
Personalizadas de acordo com as características de cada pessoa, as placas de acrílico transparente dos alinhadores trazem uma melhor movimentação e alinhamento dos dentes, se encaixando perfeitamente na região.
Por não estarem coladas na arcada dentária, proporcionam mais conforto e comodidade, fornecendo uma alta sustentação. Tendo em vista que não possui bráquetes e hastes metálicas, o Invisalign não provoca lesões na boca ou na bochecha.
Nesse tratamento, não é necessário ir atrás de consultas de urgências para reparar peças quebradas, como acontece com o uso de aparelho convencional. Por esse motivo, as consultas costumam ser mais rápidas e práticas, sem contar que em comparação com outros procedimentos o intervalo entre elas é maior.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse modelo não atua com eficiência somente nos casos mais simples, como também trabalha precisamente nos tratamentos de disfunções complexas, como é o caso de dentes apinhados ou muito espaçados, mordida cruzada, má oclusão dentária e prognatismo.
Apenas as situações que envolvem os ossos da face não devem ser tratadas com o uso do alinhador, levando em consideração o fato de que na maioria das vezes esses problemas nem sequer conseguem ser resolvidos com o auxílio do aparelho fixo, urgindo a necessidade de investir em um dispositivo ortopédico.
Como funciona o Invisalign?
O tratamento com o Invisalign é feito a partir de uma avaliação detalhada dos dentes por meio de exames de imagem para criar uma série de alinhadores responsáveis por aprimorar a posição e o alinhamento dos dentes, fazendo com que a movimentação trabalhe conforme esperado.
O paciente deve iniciar os cuidados necessários assim que receber o pacote de alinhadores. Para garantir um bom resultado, deve-se utilizar os dispositivos durante 20 a 22 horas por dia, removendo-os sempre que precisar comer, beber ou escovar os dentes.
Geralmente, os ortodontistas indicam uma troca semanal ou a cada duas semanas, mas o período correto deve ser combinado previamente com o profissional no momento da consulta. Enquanto isso, o paciente fica encarregado de ir às consultas de rotina a cada 6 semanas.
As indicações do Invisalign abrange todas as faixas etárias, porém os adultos englobam o grupo mais indicado, à vista de que as crianças e adolescentes não se incomodam com o grande destaque das borrachinhas de aparelhos convencionais.
Na verdade, a possibilidade de escolher a cor do aparelho é uma experiência empolgante para o público infanto-juvenil, e devido a isso acabam preferindo usar um modelo antigo.
Aparelho Invisalign antes e depois
Depois que os pacientes seguem à risca todos os cuidados indicados pelo ortodontista, conseguem obter uma imagem satisfatória e discreta com a ajuda dos modelos transparentes do Invisalign.
Os resultados finais começam a aparecer em um período de 12 a 18 meses, mas logo no início do tratamento é possível perceber grandes diferenças. Nos casos mais simples a duração é ainda menor, necessitando apenas de 5 a 6 meses para ser concluída.
Lembrando que, somente um profissional de odontologia é capaz de definir um tempo adequado de uso de acordo com as particularidades de cada paciente.
Ao comparar as diferenças do Invisalign antes e depois, as pessoas percebem rapidamente uma enorme mudança na estética e funcionalidade dos dentes.
1. Melhora na estética do sorriso
Um dos maiores motivos que levam as pessoas a optarem pelo aparelho Invisalign está nos fatores estéticos. Em virtude da aparência e funcionalidade que o modelo apresenta, a aparência do sorriso não precisa ficar comprometida em razão de um bem maior.
Sendo assim, os alinhadores contém a capacidade de entregar um visual bonito juntamente a resultados satisfatórios, sendo um ótimo benefício para quem não gosta de chamar muita atenção.
2. Dentes mais limpos e esbranquiçados
Por ter uma fácil remoção, o aparelho invisível permite que o paciente mantenha uma higienização oral adequada, sem contar com nenhum empecilho em seu caminho, mesmo durante a refeição.
Portanto, há como comer alimentos duros ou que ficam grudados nos dentes sem se preocupar com a difícil limpeza presente no uso de aparelho fixo. Além do mais, os resíduos alimentares não ficam acumulados no local.
Logo após as refeições, é possível escovar os dentes e garantir uma maior saúde bucal, prevenindo o surgimento de placa bacteriana, cárie, tártaro, gengivite e halitose.
Fora que, com os alinhadores a pessoa tem total liberdade de investir em procedimentos de clareamento dental, deixando os dentes esbranquiçados e com aparência saudável.
3. Aumento da autoestima
Em consequência, os pacientes passam a ter uma autoestima elevada, principalmente quando comparado a pessoas que ainda fazem uso de aparelhos convencionais. Por essa razão, deixam de sentir frustração e aproveitam a bela aparência conquistada com o reparo dos dentes.
Como limpar o Invisalign?
Mesmo que seja um aparelho removível, o Invisalign ainda requer uma limpeza correta e adequada. Entretanto, o processo é simples e não exige nenhum recurso complexo.
Resumidamente, para limpar o aparelho invisível é necessário seguir três passos básicos:
- Lavagem com água morna;
- Escovação com auxílio de uma escova de dentes;
- Espera para secar.
Vale ressaltar que, você pode escolher produtos específicos para limpar os seus alinhadores. Existem substâncias feitas para serem diluídas em água, a fim de promover uma higienização profunda e eficaz.
Depois que o processo for finalizado, o aparelho já pode ser fixado na arcada dentária novamente. Lembre-se de escovar os dentes antes de colocá-lo para evitar quaisquer resíduos alimentares no material.
Também é importante lembrar que os cuidados gerais com a saúde bucal são indispensáveis e devem ser mantidos mesmo quando a utilização não for mais necessária.
Por fim, se atente em não perder os alinhadores, visto que em razão da tonalidade transparente acaba sendo fácil sumi-los. Pensando nisso, guarde-os em um estojo ou nécessaire sempre que precisar retirá-los.
Valor do Invisalign
Por se tratar de uma tecnologia avançada, o aparelho Invisalign contém um custo-benefício mais alto do que os outros tipos de aparelho, mas de qualquer forma vale investir no uso devido ao grande conforto, comodidade e modernidade. Sendo assim, percebe-se que as vantagens são maiores do que o custo, então, trata-se de um investimento que merece um esforço.
Contudo, não há como afirmar um preço exato dos alinhadores, já que os valores oscilam de acordo com a região onde o paciente reside, estabelecimento onde o tratamento será realizado e experiência do responsável pelo procedimento.
Além disso, cada alinhador é feito sob medida e características dos pacientes, e alguns casos severos exigem uma quantidade maior de recursos.
LEIA TAMBÉM: Invisalign preço: veja aqui quanto custa esse tratamento
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!