A limpeza de dente é um dos procedimentos mais comuns realizados em consultório odontológico e que pode ser realizado por qualquer paciente que deseje realizá-la.
Confira o que é e quais os principais benefícios da limpeza de dente antes e depois:
O que é a limpeza de dente?
Limpeza de dente, também chamada de profilaxia, é um procedimento realizado em consultório odontológico no qual um profissional realiza a higienização dos dentes do paciente.
Dessa forma, ela é realizada utilizando todos os acessórios disponíveis para realizar uma limpeza completa, removendo todas as partículas de alimentos, bactérias e tártaro dos dentes.
Através de sua realização o profissional consegue avaliar a higienização bucal do paciente realizada em casa e dar dicas de como higienizar a boca da maneira correta.
Como é feita?
Assim como dito anteriormente, a limpeza de dente é um procedimento realizado em consultório odontológico por um profissional com o uso de acessórios e ferramentas.
Isso garante que seja possível remover a placa bacteriana e o tártaro com mais eficácia, oferecendo ao paciente a oportunidade de possuir um sorriso esteticamente mais agradável.
A estética não é a única coisa que é melhorada com a realização da limpeza de dente, visto que ela também contribui para evitar o surgimento de complicações derivadas do desenvolvimento da placa e do tártaro.
O procedimento ocorre da seguinte maneira:
- Primeiro é realizada uma avaliação da boca do paciente pelo profissional, para avaliar se há a presença de cáries, tártaro e placa bacteriana;
- Caso haja a presença de cáries, o profissional poderá optar entre realizar o tratamento ou encaminhar o paciente para realizar o tratamento dessa cárie;
- No caso de haver a presença de placa bacteriana e tártaro, o profissional utiliza o dispositivo de ultrassom que através de suas vibrações ultrassônicas permite que o tártaro e a placa bacteriana sejam removidos;
- Após a raspagem de tártaro, é realizada a limpeza com um jato de bicarbonato que promove a limpeza dos dentes.
Depois do jato com bicarbonato a limpeza de dente é finalizada, promovendo ao paciente dentes mais brancos e livres de complicações bucais.
Limpeza de dente antes e depois, qual a diferença?
A realização desse procedimento proporciona ao paciente a possibilidade de eliminar a placa bacteriana, que é a fase inicial de diversos problemas bucais, como gengivite, periodontite, formação de tártaro e o surgimento de cáries.
Sendo assim, caso antes da limpeza de dente o paciente sofra com alguma dessas complicações, todas elas podem ser tratadas depois da limpeza de dente.
Logo, a principal diferença da limpeza de dente antes e depois se baseia na possibilidade de tratar e evitar essas complicações.
Além disso, depois dela também é possível perceber um branqueamento dos dentes, que é proporcionado pela remoção da placa bacteriana da superfície dos dentes.
A partir da profilaxia o dentista também pode oferecer dicas ao paciente sobre como melhorar a higienização dos dentes realizada em casa.
De quanto em quanto tempo devo fazer a limpeza de dente?
A limpeza de dente é um procedimento que pode ser realizado desde a infância e pode ser realizado até o fim da vida do paciente.
Ela também é fundamental para a manutenção de uma boa saúde bucal e para a prevenção de problemas de saúde bucal.
Dessa forma, ela deve ser realizada num intervalo de 6 em 6 meses, podendo, em alguns casos, serem realizadas com uma intervalo menor de tempo.
Como manter os dentes limpos depois da limpeza de dente?
Nos primeiros momentos após a limpeza de dente é comum que o paciente sinta seus dentes mais limpos e brancos, mas geralmente essa sensação tende a ser perdida com o tempo.
Então o que devemos fazer para manter os dentes limpos depois da limpeza de dente?
Manter uma boa higiene bucal
A manutenção de uma boa higiene bucal se baseia em uma boa escovação e no bom uso do fio dental, que pode ser complementado com um enxaguante bucal.
Dessa forma, para se manter a boa higiene bucal é importante que o paciente realize uma boa escovação dos dentes e o uso do fio dental da forma correta após todas as refeições.
Caso ele faça o uso de um aparelho ortodôntico, é recomendado utilizar algum tipo de fio dental para aparelho para proporcionar o uso de maneira mais simples.
Cuidar da alimentação
Assim como é importante manter uma boa higienização dos dentes, também é importante cuidar bem da alimentação.
Para cuidar bem da alimentação é importante evitar o consumo de alimentos muito açucarados, pois eles podem acabar contribuindo para o surgimento de cáries e afins.
Também é importante evitar alimentos muito pigmentados para evitar o escurecimento dos dentes.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!