A mordida aberta é um tipo de má-oclusão muito comum em crianças e que pode trazer diversos problemas para o paciente caso não seja corrigida.
Nesse artigo falaremos mais a respeito dela como quais são suas causas, seus tipos, sintomas e como tratar, confira:
O que é mordida aberta?
A mordida aberta corresponde a um dos principais tipos de má-oclusão que afeta principalmente crianças e pode causar vários tipos de problemas, especialmente na mastigação.
Ela é caracterizada pela falta de contato entre os dentes superiores e inferiores durante a oclusão, ou seja, ao fechar a boca, os dentes de cima não encostam nos de baixo e pode ocorrer tanto nos dentes da frente quanto nos dentes de trás.
Logo, a mordida aberta faz com que o paciente fique com os “dentes abertos” ao fechar a boca, o que também pode causar a impressão de que sua boca está torta.
Quando ocorre nos dentes traseiros, também é possível que ocorra de forma unilateral, de um só lado, ou de forma bilateral, dos dois lados.
Tipos de mordida aberta
A mordida aberta pode ser classificada em diferentes tipos, sendo classificados de acordo com o local onde ocorrem.
Sendo assim, confira mais a respeito dos tipos de mordida aberta:
Mordida aberta anterior
A mordida aberta anterior é caracterizada pela falta de contato dos dentes frontais superiores e inferiores durante a oclusão, resultando num espaçamento na frente da arcada.
Mordida aberta posterior
A mordida aberta posterior é caracterizada pela falta de contato da arcada superior e inferior na região dos dentes traseiros durante a oclusão, o que acaba fazendo com que eles não se toquem.
Essa condição pode ocorrer unilateralmente ou bilateralmente, ou seja, pode afetar apenas um lado da arcada ou os dois.
Sintomas
A mordida aberta é um problema de oclusão e como tal pode causar alguns sintomas no paciente, como por exemplo:
- Zumbido no ouvido;
- Problemas na mastigação;
- Estalos no ouvido;
- Dor de cabeça;
- Problemas na ATM;
- Desgaste dos dentes;
- Problemas na fala;
- Deixar a boca com a impressão de estar torta.
Causas
A mordida aberta é um problema de má oclusão que pode se desenvolver por conta de diversos fatores, além de geralmente ser um problema que se desenvolve durante a infância.
Sendo assim, confira as principais causas desse problema:
Uso da chupeta por tempo
O uso da chupeta resulta em diversos malefícios para a criança, podendo até mesmo ser uma fonte de infecções.
Seu uso prolongado também pode causar problemas como alterações no desenvolvimento facial, na mastigação, deglutição, respiração e fala.
Também estão associados ao seu uso problemas no posicionamento da língua, o desenvolvimento da respiração bucal e o surgimento de problemas de oclusão, como a mordida aberta e a mordida cruzada.
Sucção do dedo
O hábito de sugar o dedo é um ato que pode ser muito nocivo para o desenvolvimento dos dentes do paciente.
Isso se deve ao fato de que isso pode acabar fazendo com que os dentes se inclinem para frente, o que pode causar a mordida aberta ou cruzada, além de também prejudicar o desenvolvimento da arcada dentária.
Respiração bucal
A respiração bucal, apesar de parecer inofensiva, pode ser um dos motivos causadores da mordida aberta.
Isso se deve ao fato de que ela pode gerar problemas de:
- Alteração das estruturas da face, o que pode levar ao surgimento de problemas de má-oclusão dentária;
- Ronco e apneia do sono;
- Xerostomia, também conhecida como boca seca;
- Mau hálito.
Como tratar mordida aberta?
A mordida aberta é uma condição que pode ser tratada de diferentes formas, o que depende da faixa etária do paciente.
Dessa forma, quando o paciente ainda é uma criança e a estrutura óssea de sua boca ainda está em formação.
Isso se deve ao fato de que essa fase permite que as alterações possam ser feitas utilizando um aparelho ortodôntico.
Sendo assim, a correção da mordida aberta pode ser feita utilizando o aparelho para abrir o céu da boca, caso o palato do paciente seja estreito e sua arcada não comporte todos os dentes.
Após a expansão palatal ou caso não haja a necessidade de utilizá-lo, o alinhamento dos dentes é feito utilizando o aparelho ortodôntico.
No entanto, após a fase de crescimento do paciente, o uso dos aparelhos ortodônticos não apresenta mais o efeito desejado.
Logo, para corrigir esse problema em adultos, pode ser necessário a realização da cirurgia ortognática, que é uma cirurgia realizada para corrigir problemas ósseos bucais.
Mordida aberta antes e depois, quais as diferenças?
Assim como foi visto nos sintomas, a mordida aberta atrapalha diversas funções do paciente, como por exemplo a mastigação, a fala e a estética facial.
Portanto, após sua correção o paciente consegue se livrar de todos esses problemas que atrapalhavam sua vida anteriormente.
Escolha uma clínica de confiança para colocar seu aparelho ortodôntico
Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para realizar a instalação do aparelho e o acompanhamento do tratamento.
Além disso, uma clínica de confiança contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais objetiva, fazendo com que o resultado do tratamento seja alcançado de forma mais rápida.
Sendo assim, a OralDents oferece o atendimento com profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma, além de contar com equipamentos de altíssima qualidade.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!