A mordida cruzada é um dos tipos de má-oclusão mais comum nos dias de hoje e pode ocorrer por fatores externos ou ser herdada dos pais.
Nesse artigo falaremos mais a seu respeito, confira:
O que é mordida cruzada?
A mordida cruzada é um tipo de mordida errada muito comum nos dias de hoje, ou seja, ela diz respeito ao alinhamento anormal dos dentes que resulta em um problema de encaixe dos deles durante a oclusão.
Essa má-oclusão é responsável por fazer com que os dentes de uma arcada se posicionem à frente dos dentes da outra arcada.
Isso pode ocorrer nos dentes da frente ou nos dentes laterais, recebendo o nome de mordida cruzada frontal ou lateral.
Quando ocorre de forma posterior, os dentes da frente de uma arcada tendem a cobrir os da outra, e quando ocorre de forma anterior, os dentes laterais são afetados, e geralmente deixam a boca do paciente torta.
A origem desse problema pode ser de origem esquelética, que é quando essa má-oclusão ocorre por uma falha no posicionamento das arcadas, ou de origem dentária, onde ocorre por causa da inclinação dos dentes.
Sintomas
A mordida cruzada corresponde a um tipo de má-oclusão e como tal pode afetar o bem-estar do paciente. Sendo assim, confira quais são os principais sintomas dessa condição:
- Problemas no desenvolvimento correto da face, que pode afetar a respiração, a fala e a mastigação;
- Bruxismo;
- Feridas no céu da boca;
- Queixo para frente ou para trás;
- Boca torta;
- Fraturas;
- Perda dentária;
- Retração gengival;
- Desgaste dos dentes;
- Problemas na ATM.
Alguns dos sintomas podem não ocorrer de forma imediata, mas sim com o passar do tempo de forma gradativa.
Causas da mordida cruzada
Assim como dito anteriormente, a mordida cruzada pode ocorrer de forma esquelética ou pela inclinação errada dos dentes.
Dessa forma, geralmente a principal causa dessa condição tende a ser fatores genéticos, ou seja, normalmente é herdada dos pais. No entanto ela também pode ocorrer por fatores diferentes, como:
- O ato de sugar o dedão ou utilizar chupeta por muito tempo;
- Respiração bucal;
- Problemas na postura;
- Perda precoce ou permanência prolongada dos dentes de leite;
- Hábitos parafuncionais, como roer as unhas ou morder tampas de canetas.
Nos casos onde sua causa é a hereditariedade e ela também pode causar problemas no crescimento da mandíbula, anomalias congênitas.
Como corrigir mordida cruzada?
Quando a mordida cruzada é identificada precocemente, seu tratamento pode ser realizado a partir do uso do aparelho ortodôntico convencional, do aparelho para abrir o céu da boca ou do aparelho externo.
O convencional geralmente é utilizado quando a causa do problema é o desalinhamento dentário, o que faz com que possa ser utilizado tanto por crianças quanto por adultos.
Já os outros dois modelos de aparelho são utilizados quando o problema é de origem esquelética e por se tratarem de aparelhos responsáveis por estimular o desenvolvimento ou modificar o posicionamento ósseo, geralmente são utilizados em crianças ou adolescentes, pelo fato de sua estrutura óssea permitir modificações.
Quando o problema possui origem esquelética e a arcada do paciente não permite mais alterações no desenvolvimento ósseo é necessário realizar uma cirurgia ortognática.
A cirurgia ortognática é um procedimento responsável por alterar o posicionamento do maxilar do paciente, corrigindo assim sua posição.
Sendo assim, a maneira como esse problema será corrigido irá depender da origem do problema e também da idade do paciente.
Mordida cruzada antes e depois
Assim como dito anteriormente, a mordida cruzada é responsável por causar diversos problemas para o paciente.
Além dos sintomas causados por essa condição, ela também pode fazer com que o paciente sofra com sua estética, visto que ela pode fazer com que os dentes de uma arcada cubram os outros e também deixar a boca torta ou o queixo muito para frente ou para trás.
Logo, o tratamento desse problema realiza a correção da mordida do paciente, o que consequentemente livra o paciente de todos os sintomas provocados pela mordida cruzada.
Dessa forma, depois da correção o paciente se vê livre dos prejuízos causados por essa condição e também reganha sua autoestima, visto que também corrigirá os déficits estéticos.
Escolha uma clínica de confiança para colocar seu aparelho ortodôntico
Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para realizar a instalação do aparelho e o acompanhamento do tratamento.
Além disso, uma clínica de confiança contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais objetiva, fazendo com que o resultado do tratamento seja alcançado de forma mais rápida.
Sendo assim, a OralDents oferece o atendimento com profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma, além de contar com equipamentos de altíssima qualidade.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!