A sensibilidade nos dentes é um problema bastante comum que afeta boa parte da população mundial e pode ser provocado por diversos fatores.
Sendo assim, confira mais sobre o causa sensibilidade nos dentes no artigo abaixo:
O que é sensibilidade nos dentes?
A sensibilidade nos dentes diz respeito a um incômodo momentâneo que afeta os dentes do paciente após entrarem em contato com bebidas ou alimentos muito quentes ou frios.
Apesar de esta dor ser considerada breve, ela tende a ser bastante incômoda durante a alimentação do paciente que a possui.
Esta sensibilidade é provocada pelo desgaste do esmalte dentário, resultando assim na exposição da dentina, que é uma camada porosa que fica sob o esmalte dentário.
A exposição dela faz com que os estímulos gerados pela temperatura dos alimentos cheguem à polpa dentária, provocando o surgimento dos incômodos.
Confira o que causa sensibilidade nos dentes
A sensibilidade geralmente é causada pelo desgaste do esmalte dentário, que resulta na exposição da dentina, ou pela retração gengival, visto que ela expõe a raiz do dente que não possui esmalte dentário para protegê-la.
Estas duas situações podem ocorrer por conta de diversos tipos de condições, sendo assim, confira o que causa sensibilidade nos dentes:
1. Higienização com força excessiva
Assim como sabemos, para se higienizar os dentes necessitamos de utilizar uma determinada quantidade de força para remover a placa bacteriana da superfície dos dentes.
No entanto, quando há o uso de uma força maior que a necessária para essa limpeza podem surgir algumas complicações.
Esta força excessiva pode fazer com que a escova de dentes desgaste o esmalte do dente do paciente, provocando a exposição da dentina.
Da mesma forma, a força excessiva pode acabar empurrando a gengiva, provocando a retração gengival e a exposição da raiz do dente do paciente.
Logo, ambas as condições são responsáveis por expor partes dos dentes que tornam o dente sensível a estímulos de temperaturas.
2. Cáries
A cárie é uma complicação derivada do acúmulo de bactérias nos dentes, de forma que quando estas bactérias digerem as partículas de alimentos elas liberam ácidos que são corrosivos para a estrutura dos dentes.
Desta forma, a constante liberação deste ácido vai provocando o desgaste das estruturas dos dentes, começando pelo esmalte, podendo chegar a atingir a polpa do dente.
Inicialmente, ela provoca apenas o surgimento de pequenos pontinhos pretos nos dentes, porém com o passar do tempo ela vai provocando o surgimento de furinhos.
Logo, a sensibilidade nos dentes causada por esta condição tende a aumentar de intensidade de acordo com o nível de desgaste dentário.
3. Alto consumo de alimentos e bebidas ácidas
O dente é uma estrutura que é revestida por uma camada muito mineralizada que recebe o nome de esmalte dentário.
O hábito de ingerir alimentos ácidos em grande quantidade pode provocar o desgaste do esmalte dentário aos poucos e com o passar do tempo pode vir a causar sensibilidade nos dentes.
4. Clareamento dental
O clareamento dental consiste em um procedimento odontológico realizado para promover o branqueamento dos dentes do paciente.
Ele consiste em um tratamento que utiliza um produto gel clareador, que é uma substância que possui abrasantes em sua composição.
Esse gel promove o clareamento dos dentes a partir da quebra das partículas pigmentadas dos dentes, o que acaba afinando a camada de esmalte dentário podendo causar a sensibilidade.
Nos casos onde o clareamento é feito sem a supervisão de um profissional, o dano causado à camada de esmalte dentário pode ser muito alto e acabar causando uma sensibilidade nos dentes ainda mais severa.
5. Bruxismo
O bruxismo é uma desordem funcional que é caracterizada pelo ranger e apertar dos dentes que pode afetar pacientes de diversas idades.
Essa condição não possui uma causa específica, no entanto existem diversos fatores que acredita-se estarem ligados ao seu surgimento e ela também pode afetar pacientes de todas as idades.
O ranger e apertar de dentes pode provocar o desgaste das estruturas dentárias, causando a sensibilidade nos dentes, provocar isquemia nos dentes e problemas relacionados a ATM.
6. Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico consiste em uma condição caracterizada pelo retorno do conteúdo estomacal pelo esôfago do paciente podendo atingir a cavidade bucal.
O conteúdo estomacal possui um pH altamente ácido por conta dos ácidos liberados pelo estômago para digerir os alimentos.
Desta forma, quando o conteúdo estomacal alcança a cavidade bucal, este ácido pode acabar corroendo o esmalte dentário, resultando na exposição da dentina causando a sensibilidade nos dentes.
Como prevenir a sensibilidade nos dentes?
Assim como foi dito anteriormente, a sensibilidade nos dentes pode ser provocada por diversos fatores que provocam o desgaste do esmalte dentário ou a retração da gengiva.
Sendo assim, confira quais são as principais maneiras de se prevenir o surgimento da sensibilidade dentária:
-
- Tenha os cuidados corretos de higiene bucal, evitando utilizar muita força para não danificar o esmalte ou provocar a retração gengival. Além disso, também é importante que o paciente utilize uma escova de dente com as cerdas macias;
- Cuide bem da higienização bucal, mantendo uma boa escovação e utilizando o fio dental corretamente, além de realizar as visitas regulares ao dentista para prevenir o surgimento de complicações derivadas do acúmulo de bactérias;
- Evite consumir muitos alimentos ácidos, pois, assim como foi dito anteriormente, este alto consumo pode provocar o desgaste do esmalte dentário, sendo assim, ao evitar ingeri-los em grande quantidade é possível reduzir este desgaste;
- Procure tratamento para o bruxismo, visto que o ranger e apertar de dentes pode comprometer a integridade da estrutura dentária e causar a sensibilidade nos dentes.
Como tratar a sensibilidade dentária?
O tratamento da sensibilidade dentária deve ser realizado com o acompanhamento de um profissional, visto que grande parte dos procedimentos devem ser realizados em consultório odontológico.
Desta forma, o profissional será capaz de avaliar as condições que estão causando a sensibilidade nos dentes e indicar a melhor forma de tratamento.
Além disso, ele também poderá indicar o uso de alguns produtos de higiene bucal próprios para sensibilidade que poderá aliviá-la temporariamente.
LEIA TAMBÉM: Posso usar bicarbonato para sensibilidade nos dentes? Veja aqui!
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que o paciente possa realizar o acompanhamento da prótese dentária, de modo que o dentista também possa realizar quaisquer ajustes que sejam necessários.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Através delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Visite a uma clínica odontológica OralDents para um sorriso mais bonito e ganhar uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!