O piercing na língua é um dos principais tipos de piercing e piercing na boca, sendo um dos mais adotados pelos fãs do acessório.
No entanto, ainda mais que os demais modelos, requer cuidados a serem tomados para que haja cicatrização adequada e para que não haja o desenvolvimento de complicações.
A ideia é estar mais no estilo e não com a saúde debilitada, não é mesmo?
Por conta disso, saiba mais sobre o piercing na língua e os cuidados necessários:
Piercing na língua, o que é?
O piercing na língua é um tipo de joia que é posicionada na língua por meio de uma perfuração na estrutura.
Tende a ser um acessório muito buscado para pessoas que buscam se expressar melhor quanto ao estilo e se identificar melhor consigo mesmas.
Por meio do posicionamento da joia, do seu estilo e tipo, é possível que as pessoas consigam transmitir melhor o seu estilo e identidade.
No entanto, é importante considerar os riscos iminentes à saúde bucal, já que na ausência de cuidados a região está suscetível ao acúmulo de restos de comida e resíduos.
A boca já é uma das regiões mais sensíveis do corpo humano, por conta de sua mucosa, sendo também a mais suscetível a entrada de doenças, logo, com a perfuração da língua, deve-se ficar atento com o risco a mais.
Por conta disso, o piercing na língua é frequentemente contraindicado pelos dentistas.
Afinal, quais cuidados considerar com o piercing na língua?
Considerando a que a cavidade no músculo pode deixar a boca ainda mais suscetível a doenças, considere os principais cuidados com o piercing a serem considerados:
- Vá em um perfurador confiável, não perfure em qualquer estúdio ou lugar que diz prestar o serviço. Faça uma pesquisa minuciosa antes e considere as avaliações que os profissionais da sua região receberam.
- Certifique-se de que a perfuração esteja sendo feita com materiais esterilizados, evitando uma inflamação ou problema ainda mais grave.
- Após a colocação do piercing é necessário que a joia seja removida todos os dias para sua higienização e higienização do buraco. Com isso se evita que a mesma camada de placa bacteriana, que pode se desenvolver sobre os dentes, se envolva ao redor do piercing. O dentista pode indicar soluções salinas para a limpeza do local.
- Remova o piercing com muito cuidado, não o apoiando em qualquer superfície. Remova, higienize e volte a posição com cuidado.
- O piercing deve ser removido em meio a higienização dos dentes, que deve ser feita de 2 a 3 vezes diariamente, com uma escova macia, com ao menos uma sendo acompanhada pela passagem do fio dental. O dentista pode fazer a indicação de um enxaguante bucal para ajudar na remoção das bactérias da zona bucal.
- Evite o consumo de cigarro e álcool – uma vez que os dois tipos de consumo podem acabar por causar um traumatismo crônico na boca, e em casos graves, podem acabar por motivar a formação de tumores.
- Evite alimentos e bebidas irritantes nos primeiros dias após a perfuração do piercing.
- Evite alimentos ricos em açúcar e grudentos, uma vez que eles acabam dificultando a higienização e promovendo o acúmulo da placa bacteriana.
- Em casos de sinais de infecção no local, como gengiva muito avermelhada, inchaço persistente, forte dor no local, secreção amarelada ou esverdeada, recorra ao atendimento médico imediatamente.
- Não brinque e nem fique mexendo o piercing, uma vez que causa danos nos dentes e à gengiva;
- Se preocupe em manter as extremidades do piercing corretamente rosqueadas, conferindo ao longo do dia para que não haja o risco de engolir alguma delas.
- Em casos de febre, tremores, inchaço persistente, manchas vermelhas no local e inchaço persistente, entre em contato com o médico imediatamente. Evite uma infecção.
Tenha em mente que o tempo necessário para a cicatrização do local do piercing na língua é de 4 a 6 semanas, então mantenha todos esses cuidados em dia. Cuidados essenciais como a boa e regular higienização e as restrições na alimentação devem ser considerados até o fim do uso do piercing.
Dicas essenciais quanto ao piercing na língua
Além dos cuidados que envolvem a rotina com o item, é importante que você se atente a algumas dicas, são elas:
- Caso você opte por um piercing metálico, não deixe de se atentar quanto ao grau de implante cirúrgico, considerando os padrões mínimos aceitáveis;
- Opte por escolher uma esfera menor para a região de baixo da língua, diminuindo o risco de contato com a região sublingual;
- Antes de colocar o piercing na língua, opte por itens mais longos para que o inchaço inicial não acabe por esconder o acessório. Após a adaptação, você pode substituir a joia por uma menor;
- Para amenizar a incidência de riscos aos dentes, faça o uso de esferas feitas de polímero no barbell;
- Evite objetos e atividades que possam causar algum tipo de dano à região – o indicado é evitar mascar chicletes e até mesmo não beijar de língua nos primeiros dias, evitando qualquer contato oral-sexual.
Além disso, antes de adotar essa moda considere que a colocação pode ter sim efeitos colaterais, como sangramento (caso haja a perfuração de algum vaso sanguíneo), dor e inchaço, então todo o cuidado é pouco.
LEIA TAMBÉM: Como desinchar piercing na boca? Veja aqui 4 dicas!
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a sua saúde bucal, prevenir e tratar problemas, como a infecção pelo piercing na língua.
Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista tenha acesso aos procedimentos odontológicos já realizados e a possíveis tratamentos para garantir a sua saúde bucal.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!